noComentários

Como montar looks com diferentes tipos de salto

Veja os principais tipos de salto e sugestões de como usá-los

O salto surge como uma peça de calçados com objetivo final de aumentar a estatura de pessoas pequenas. Exemplo disso é o monarca Luís XV, que, ainda no século 17, estabeleceu o uso do salto para elevar os seus 1,60m de altura.

De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive os tipos de saltos e quem os usa. Anabela, plataforma, stiletto, geométrico ou flat são exemplos de alguns dos sapatos de salto mais usados pelo público feminino.

Porém, cada tipo de salto deve ser usado de acordo com a ocasião e o estilo de quem vai calçá-lo. Por isso, separamos algumas dicas de como usar sapatos de salto com diferentes looks. 

Quais são os tipos de salto?

Se engana quem acha que salto é tudo igual. Na verdade, existem vários modelos, com alturas e formatos diferentes, que podem ser adaptados em diversos tipos de calçados, como modelos fechados ou abertos. 

De um modo geral, os modelos mais finos e altos garantem ao visual mais elegância, mas, em contrapartida, forçam a pisada, ao exigir que a pessoa coloque o peso do corpo na ponta dos pés.

Já os mais grossos e de altura média a baixa são mais confortáveis, pois dão maior equilíbrio na hora de caminhar, sendo mais adequados para quem precisa ficar calçada por várias horas seguidas. Confira as principais opções de saltos a seguir.

Fino

É o modelo clássico de salto, marcado pela sofisticação. O salto é fino e a altura pode ser média ou alta.

Stiletto

É semelhante ao salto fino, mas tem como diferença a altura do salto que deve ter, no mínimo, 10 cm ou mais.

Kitten Heel

Uma versão baixa do salto fino, o kitten heel, também chamado de salto Sabrina, tem de 3 a 6 cm.

Grosso (bloco)

Como o próprio nome já sugere, o salto é grosso, como um pequeno bloco. Por conta da maior espessura do salto, o calçado oferece mais estabilidade.

Anabela

Outra opção confortável é a anabela, em que o salto é grosso e consegue preencher todo o solado do calçado, sendo que na frente o alto diminui.

Plataforma

A plataforma, por sua vez, não tem desnível de altura, tendo a mesma elevação tanto na parte de trás quanto na parte da frente do calçado.

Meia pata

O meia pata é uma opção de salto alto confortável, porque tem uma elevação na parte dianteira do calçado. 

Geométrico

Esse modelo de salto foge um pouco do habitual e ganha destaque com os formatos geométricos. Os mais comuns são os quadrados e retangulares.

Taça

Outra opção para além do habitual é o salto taça, com formato do objeto homônimo. A base desse salto é quadrada e vai se estreitando até chegar no solado.

Tratorado

O salto tratorado é um modelo estilo plataforma, com um formato que lembra um pneu de trator, com desníveis no solado.

Looks com diferentes saltos

Agora que você já conhece os tipos de salto, veja algumas ideias para você se inspirar na hora de montar o seu look com esses calçados.

Salto fino + blazer

Por trazer mais elegância, o salto fino é uma pedida interessante para ser usada em eventos mais formais. A peça coringa para arrematar o look é o blazer. 

Anabela + vestido

Para sair com as amigas ou ir ao cinema, dá pra investir na dupla vestido soltinho com anabela, principalmente se você não abre mão do salto. 

Salto tratorado + jeans

Uma opção mais despojada e atemporal é usar um sapato com salto tratorado, como um coturno, junto de uma calça jeans. Complete o look com uma camiseta lisa ou com estampas de frases.

Kitten heel ou salto bloco + conjunto de alfaiataria

Para o dia a dia de trabalho, o modelo kitten heel pode ser facilmente usado junto com peças de alfaiataria, dando aquele ar mais social.

Meia pata + vestido de festa

Vai a um aniversário ou festa de formatura? A dupla salto meia pata e vestido é a mais indicada. Você vai ter mais conforto no ato de pisar, sem abrir mão da elegância.

Salto geométrico ou taça + saia longa

Se você quer fugir do habitual, dá pra montar um look com uma sandália de salto geométrico ou taça e usar uma saia longa.

Salto plataforma + short jeans

Para dias mais quentes, dá pra usar o short jeans com a sandália com salto plataforma. Simples, confortável e bonito.

Stiletto + saia lápis

Use seu scarpin com salto stiletto com uma saia lápis ou plissada. Quem não abre mão de um salto fino e superalto, vai adorar essa composição.

Responder