noComentários

Como reaproveitar garrafa PET: 10 dicas TOP

Existem muitas maneiras de como reaproveitar garrafa PET, um material que faz parte do nosso dia a dia e que pode ser aplicado para muitas outras funções.

O plástico é um dos materiais mais prejudiciais para o meio ambiente, pois demora anos para se decompor e ainda pode afetar a vida de diferentes espécies, principalmente nos oceanos.

No entanto, a garrafa PET é um produto que facilita o nosso dia a dia, principalmente porque barateia o custo de diferentes bebidas, como sucos, refrigerantes e águas.

Se você for ao supermercado, vai encontrar uma grande quantidade de produtos armazenados nesse tipo de garrafa. O problema está na maneira como o material é descartado, depois de utilizado.

Mas, a boa notícia é que ele tem serventia e pode ser aproveitado de várias formas dentro de casa e até mesmo pelas empresas. As cooperativas de reciclagem utilizam a PET de muitas formas, mas a população pode fazer a mesma coisa.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de reciclagem, falar sobre sua importância e dar algumas dicas para reaproveitar a garrafa PET que você utiliza.

Entenda o que é reciclagem

Reciclagem nada mais é do que um processo que transforma produtos descartados, de modo que eles se tornem matéria-prima ou um novo produto.

O propósito dessa prática é reduzir os rejeitos na natureza, diminuindo a poluição em mares, rios, ar e solo. Também ajuda a preservar matérias-primas naturais não renováveis, uma vez que reduz seu uso.

Descartar o lixo de maneira errada faz com que os resíduos sejam levados para locais inapropriados, como rios e mares, o que traz muitos prejuízos para a fauna e a flora.

Mesmo que as pessoas cuidem muito bem das gramas de seus jardins, existe muito a ser feito para efetivamente proteger o planeta. A reciclagem é um elemento essencial para a saúde do meio ambiente, pois reduz os impactos do acúmulo de lixo.

A primeira coisa a ser feita é a coleta seletiva, usando lixeiras específicas para cada tipo de lixo, de modo a fazer sua separação e futura reutilização. As cores são:

  • Azul – papel;
  • Verde – vidro;
  • Vermelho – plástico;
  • Amarelo – metal.

Um dos produtos mais reciclados hoje em dia são as PET, feitas com um tipo de plástico presente na produção de garrafas e tecidos. Foi desenvolvido em 1941 e se popularizou a partir da década de 1970.

Dentre suas características está a resistência, maleabilidade, dureza e leveza, sendo até hoje uma das principais alternativas para o vidro.

Em um espaço de coworking, é muito comum ver profissionais utilizando garrafas de água de plástico, e que posteriormente devem ser descartadas da maneira correta.

Isso é importante porque o material da garrafa pet demora muito tempo para se decompor, chegando aos impressionantes 800 anos.

Em contato com o meio ambiente, acaba liberando substâncias tóxicas para o solo, além de causar outros problemas, como bueiros entupidos que levam a enchentes, contaminando rios e mares.

Essas garrafas também não podem ser queimadas, visto que produzem gases que colaboram com o aquecimento do planeta.

Importância da reciclagem

A garrafa pet está presente no cotidiano das pessoas, por conta disso, se tornou uma grande vilã para o meio ambiente. No Brasil, são produzidas cerca de 9 bilhões de garrafas anualmente e 53% não são reaproveitadas.

É muito comum vê-las sendo descartadas em locais impróprios, como rios e mares, o que prejudica a natureza, além de desperdiçar dinheiro para as pessoas que trabalham com a reciclagem.

É fundamental priorizar a coleta seletiva em casa e incentivar a reciclagem do plástico. Com um pouco de criatividade, existem vários usos que podem ser aplicados a esse produto, impedindo outros descarte no meio ambiente.

A reciclagem pode ser feita por uma empresa de impressão e recorte de adesivos, por organizações de outros setores e pelas pessoas.

Elas podem se transformar em produtos totalmente novos e até mesmo itens de decoração, como cortinas, vasos, tecidos e luminárias. Seu reaproveitamento agrega valor a esse tipo de material e existem empresas especializadas em criar produtos com ele.

Dicas para reaproveitar a garrafa pet

Reciclar garrafas PET traz muitos benefícios, pois além de favorecer o meio ambiente, também economiza recursos naturais e fortalece a economia.

Esse tipo de reciclagem gera empregos, principalmente para famílias mais vulneráveis, além de promover a criação de empresas no setor.

É possível produzir garrafas pet recicladas ou produtos totalmente novos, como tubos, cordas de varal e embalagens de modo geral.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), o Brasil é líder mundial em reciclagem desse material, marcando o índice de 55% de garrafas recicladas.

Tanto para um fabricante de taças personalizadas de vidro quanto para uma pessoa, é uma opção viável, tendo em vista que metade da produção não é utilizada para nada. Algumas dicas para usar esse produto são:

1.    Fazer vasos

Uma das alternativas mais usadas hoje em dia é cortar as garrafas pet de 2 l para fazer vasos, que podem, inclusive, ser decorados.

Algumas pessoas são bem criativas e fazem vasos em formatos de gatos e coelhos, cortando as orelhas triangulares para os gatos e cumpridas para os coelhos, além de pintar com tinta spray e marcadores coloridos.

Quem mora em apartamento, pode fazer um jardim vertical, usando barbantes ou fios mais resistentes para amarrar as garrafas cortadas.

Os vasos podem ser usados para os mais diferentes tipos de plantas e flores, inclusive para formar uma horta caseira.

2.    Guardar sapatos

Assim como uma caixa de papelão quadrada, a garrafa pet pode ser usada para organizar os sapatos no armário. Se você cortá-las ao meio, se transformam em um recipiente para encaixar os calçados, principalmente sandálias, chinelos e sapatilhas.

Utilize uma tesoura e corte um pouco acima da metade, de modo a formar um recipiente aberto, coloque os sapatos dentro e armazene no guarda-roupa.

3.    Luminária

Outra possibilidade para reaproveitar esse produto é transformar a garrafa em uma luminária personalizada.

Corte a garrafa cerca de 19 cm acima da linha de fundo, pinte as 2 partes com a cor que preferir e desenhe os ideogramas utilizando tinta preta e pincel número 6.

Corte o fundo circular da garrafa e faça outro furo circular na lateral para passar o fio. Encaixe o fio pelo buraco lateral e enrosque o parafuso para assegurá-lo. A peça pode ser usada para decorar salas e quartos, de acordo com sua preferência.

4.    Brinquedos

Uma garrafa PET e etiqueta plástica adesiva são materiais que podem transformar esse item em um brinquedo interessante para as crianças.

Você pode usar as garrafas como pinos de boliche ou em chelas de areia para criar um jogo de argolas.

5.    Porta lápis

A garrafa pode ser usada para organizar lápis coloridos, giz de cera, canetinha, dentre outros materiais. Além de contribuir com o meio ambiente, é uma forma de tornar um espaço de estudo das crianças um local mais divertido.

Corte a garrafa pela metade e chame seu filho para participar do trabalho. Com tinta e pincel, ela pode ser transformada em algo útil para o dia a dia e que vai ajudar na organização.

6.    Peso de porta

Dependendo da sua necessidade, uma garrafa pet pode ser usada até mesmo como capa de óculos. Mas, uma das principais possibilidades é utilizá-la como peso de porta.

Tire o bico da garrafa e preencha todo o interior com areia, para personalizá-la, você pode colar um tecido reforçado em toda a sua volta.

7.    Garrafa de água

Esta é a maneira mais simples e básica de reutilizar a PET, trazendo mais economia e facilidade para o dia a dia.

Utilize a para guardar água na geladeira, assim não é necessário gastar dinheiro com garrafas novas e ainda evitar que o plástico seja descartado no meio ambiente.

8.    Puxa saco para sacolas

O puxa saco é um objeto muito prático para o dia a dia, e basta utilizar uma garrafa PET de 2 l, cortando o fundo e a boca e cobrindo as 2 partes com um tecido, preso por um elástico em ambas as pontas.

9.    Armazenar óleo de cozinha

Uma empresa de agente de portaria pode orientar seus funcionários para que utilizem a PET para armazenar óleo de cozinha usado.

Posteriormente, o produto deve ser enviado para uma empresa ou pessoa que vai transformá-lo em sabão para lavar louça e roupa.

10.  Jardineira

A última dica é cortar a lateral da garrafa e transformá-la em uma jardineira, onde você pode cultivar diferentes tipos de plantas, como as suculentas.

Considerações finais

As garrafas PET são produtos que fazem parte do dia a dia, mas se descartadas incorretamente, podem prejudicar o meio ambiente.

Por outro lado, são muito versáteis e podem ser reaproveitadas de muitas maneiras no dia a dia das pessoas, trazendo mais facilidade. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Responder