noComentários

Como tornar sua empresa mais sustentável em 4 dicas

Cada vez mais os empreendedores buscam maneiras de como tornar sua empresa mais sustentável, pois compreendem a importância de proteger o planeta e evitar ações que possam prejudicar o meio ambiente.

Aliás, sustentabilidade é um assunto em pauta no mundo todo, tendo em vista os desastres naturais que se configuram como consequência de ações impensadas por parte de empresas e da sociedade como um todo.

Governos e organizações têm a obrigação de serem exemplos, agindo de maneira consciente e transmitindo conhecimento para a população, de modo que todos se conscientizem sobre o assunto.

O fato é que independentemente do tamanho do seu negócio, ele precisa seguir esse mesmo caminho. É dever de todos proteger o planeta e agir de maneira correta, caso contrário, as gerações futuras serão severamente prejudicadas.

Também existe o fato de que o consumidor moderno se preocupa com essa pauta, e cada vez mais pessoas evitam fazer negócio e comprar produtos de marcas que testam em animais ou não adotam medidas sustentáveis.

Portanto, neste artigo, será explicado o que é sustentabilidade, sua importância, como implementar em uma empresa e serão dadas dicas importantes para que seu negócio seja mais sustentável.

Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um assunto muito em pauta hoje em dia, sendo de preocupação da sociedade como um todo, o que inclui as organizações de diversos setores.

O termo “desenvolvimento sustentável” foi inserido pela ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, que presidiu a comissão da Organização das Nações Unidas.

Em seu livro “Our Common Future”, ela classifica o desenvolvimento sustentável como uma forma de suprir as necessidades do presente, por exemplo, usando sacola tnt atacado, sem prejudicar as gerações futuras e suas necessidades.

O homem se enxerga como dominador da natureza, mas isso acabou criando a sociedade de consumo, que vai de encontro ao desenvolvimento sustentável.

Essa linha de raciocínio faz com que fábricas e indústrias extraiam os recursos do planeta, sem fazer sua devida reposição, apenas com a finalidade de acumular riquezas.

A economia, anos atrás, seguia um caminho errado para crescer, consistindo simplesmente em ações, como:

  • Extrair;
  • Produzir;
  • Vender;
  • Usar;
  • Descartar.

Não existia uma preocupação com a reposição dos recursos naturais e isso fez com que muitos problemas começassem a aparecer. Exemplos disso são a poluição do meio ambiente e a desigualdade social.

É provado que o ser humano não pode consumir o que quiser e em qualquer quantidade sem nenhum tipo de preocupação com as consequências dessa ação. A partir disso, se começa a entender a necessidade da sustentabilidade.

Qual é a importância da sustentabilidade?

Os impactos negativos do homem na natureza estão cada vez mais evidentes. Por causa disso, pessoas e empresas, como uma especializada em limpeza de cortina rolo, estão cada vez mais preocupadas com essa questão.

A poluição, destruição de habitats naturais e o acúmulo de resíduos são apenas alguns exemplos de problemas causados pela humanidade ao longo dos anos.

A sustentabilidade reúne ações que a sociedade precisa adotar para frear esses problemas e garantir que as próximas gerações possam ter qualidade de vida na Terra.

Constantemente, é destacado em jornais e na internet que muitas cidades estão racionando água e energia em várias cidades brasileiras. Esse problema não é decorrente apenas da má administração, mas também do uso irracional e excessivo.

Para que o desenvolvimento sustentável realmente aconteça, é necessário que todas as esferas da sociedade participem, o que inclui governos, empresas e indivíduos.

É fundamental que se faça uma análise cuidadosa em relação à quantidade de recursos utilizada e do quanto ainda resta para o futuro.

Portanto, é indispensável que todos se conscientizem de que os recursos naturais, como a água, são finitos, pois caso deixem de existir, afetarão a continuidade de vida no planeta.

Como adotar uma postura sustentável na empresa

Um fabricante de adesivo, assim como qualquer outra organização, pode implementar a sustentabilidade em seu negócio.

Uma das maneiras de se fazer isso é criar processos mais transparentes, visto que uma das maiores preocupações de uma marca é garantir que seus processos sejam transparentes.

Em outras palavras, é crucial mostrar para os envolvidos quais são os resultados de seus processos, além de monitorá-los constantemente.

Outro passo muito importante é evitar o uso de papel e optar pela digitalização dos documentos. Uma boa gestão de resíduos é uma exigência por parte dos órgãos ambientais, de modo a evitar o descarte desmedido de papéis.

Assim sendo, elimine a papelada por meio de um bom sistema de controle de documentos. Ele ajuda a reduzir o consumo de papel, economiza espaço e ainda traz mais segurança para documentos importantes.

Uma empresa de gerador de energia para eventos, assim como outras companhias, precisa estar sempre atenta à existência de vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas e evitar o uso contínuo de aparelhos como o ar-condicionado.

Atitudes simples, como pintar as paredes de branco, ajudam a aumentar a iluminação natural. Troque lâmpadas fluorescentes pelas de LED e instale sensores que identificam a presença de circulação de pessoas.

Além disso, substitua equipamentos ultrapassados e consomem uma grande quantidade de energia elétrica.

Uma empresa verdadeiramente sustentável é aquela que consegue gerenciar seus resíduos de maneira eficiente e efetiva. Nesse contexto, a corporação precisa se preocupar com a separação de resíduos e fazer parcerias com empresas de reciclagem.

Busque parceiros sustentáveis para melhorar sua cadeia produtiva, tendo em vista que, desde a compra de insumos, até a maneira como o produto é distribuído precisam de ações sustentáveis.

Um fabricante de cartão magnético personalizado deve treinar sua equipe para que os funcionários se engajem com práticas sustentáveis.

É crucial que os colaboradores compreendam o valor das ações e saibam o quanto elas podem trazer retornos positivos para a companhia.

Por fim, faça com que todos os colaboradores se sintam parte do processo de adoção de ações sustentáveis. Isso melhora o relacionamento entre todos, além de trazer mais engajamento.

Dicas para um negócio mais sustentável

Para que sua empresa seja cada vez mais sustentável, existem algumas práticas que precisam ser adotadas. São elas:

1.    Revisar a infraestrutura

É crucial que a manutenção do negócio esteja em dia, de modo a evitar vazamentos. Se for necessário usar ar-condicionado continuamente, mantenha todas as portas e janelas fechadas durante o uso.

Troque todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, pois são mais econômicas e duram muito mais tempo. Durante o dia, prefira a iluminação natural, pois é mais saudável e sustentável para todos.

2.    Fazer uma boa gestão ambiental

Uma empresa especializada em kit café personalizado deve trabalhar para eliminar ou reduzir qualquer possibilidade de poluição.

Existem várias ações que ajudam a controlar a poluição visual e sonora, como evitar o excesso de uso de cartazes e se a música não está muito alta.

A empresa não pode jogar lixo na calçada ou ter esgoto a céu aberto, além de buscar entender como se dá o processo de fabricação de seus produtos. É assim que ela descobre como diminuir, reutilizar e recuperar materiais e energia.

Por fim, invista em matéria-prima confiável, procurando conhecer um pouco mais sobre o fornecedor antes de comprar com ele. Dê preferência para aqueles que trabalham com fontes renováveis e com mão de obra responsável.

3.    Fazer uso de transporte público

O uso de um software de portaria virtual ajuda a eliminar a papelada do cotidiano, mas uma empresa verdadeiramente sustentável é aquela que procura controlar a emissão de gases tóxicos que poluem o ar e prejudicam o local.

Nesse contexto, incentive os colaboradores a usarem o transporte público ao invés de veículo próprio. Aqueles que puderem, podem usar a bicicleta ou até mesmo caminhar até o trabalho.

Um funcionário que mora perto de outro pode oferecer uma carona e, com isso, evitar o excesso de poluição muito comuns nos trânsitos das grandes cidades.

4.    Saber usar a água

Por fim, procure alternativas sustentáveis de usar a água no dia a dia da empresa, por exemplo, por meio de torneiras nos banheiros com sensor de aproximação.

Um fabricante de fachada luminoso para comércio pode investir no uso de produtos de limpeza biodegradáveis, usar vassoura para a limpeza, reutilizar a água e fazer campanhas que estimulam a economia hídrica.

Considerações finais

A sustentabilidade é o melhor caminho para garantir que as pessoas possam continuar usufruindo dos recursos naturais e atendendo suas demandas, sem prejudicar o meio ambiente.

Da mesma forma, é possível garantir a qualidade de vida das gerações futuras. Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa pauta tão importante e de que maneira colocá-la em prática em seu negócio. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Responder