noComentários

Saiba como se desligar do trabalho ao chegar em casa e relaxar

Confira 5 dicas para conseguir relaxar em casa

Você com certeza já sentiu uma grande dificuldade para conseguir se desligar do trabalho ao chegar em casa. Por mais que as demandas e compromissos tenham ficado para trás, é difícil assimilar isso na mente e parar de pensar no trabalho.

No entanto, quanto mais esses pensamentos são estimulados, pior fica a sua saúde. Ao não se desligar do trabalho, podemos facilmente sofrer de insônia e ansiedade.

Sendo assim, para evitar que você tenha esses malefícios, preparamos no artigo 5 dicas que ajudarão você a se desligar do trabalho e ter mais conforto ao estar em casa.

1. Evite levar o trabalho para casa

Para que o ambiente da sua casa seja um lugar leve e relaxante, é fundamental que seu cérebro não tenha muitas memórias de você trabalhando nele.

O cérebro quase sempre se recorda do que você fez e, principalmente, de como se sentiu ao estar em determinados ambientes. Dessa forma, você acaba tendo a tendência de sentir o mesmo e até pode realizar as mesmas atividades em ambientes específicos.

Por exemplo, é normal que ao chegar ao escritório tenhamos vontade de trabalhar, assim como ao chegar em um restaurante tenhamos vontade de comer.

Dessa forma, ao trazer o trabalho para casa, você estará fazendo seu cérebro se acostumar com aquele ambiente como um lugar para trabalhar. Assim, toda vez que você estiver em casa, sempre pensará no trabalho, porque você terá lembranças de você trabalhando naquele ambiente.

Sendo assim, para conseguir ficar realmente mais relaxado em casa e esquecer do trabalho, você precisa tornar esse ambiente o mais relaxante possível e, de preferência, passar a fazer atividades mais tranquilas, como as indicadas na próxima dica.

2. Tenha um hobbie para fazer em casa

Ter tarefas relaxantes para fazer em casa ajuda o seu cérebro a entender que aquele ambiente é para ser confortável e tranquilo, sem estar diretamente relacionado ao trabalho.

Sendo assim, começar a praticar hobbies tranquilos, como leituras, atividades manuais ou até mesmo só assistir um filme, ajudará a criar um clima mais agradável que fará você esquecer um pouco das obrigações.

É importante realizar essa prática porque o nosso cérebro só entende o que fazemos, ou seja, nossas ações e comportamentos. Dessa forma, ao se comportar de forma mais relaxada e tranquila ao estar em casa, fica mais fácil se desligar do trabalho.

3. Desenvolva uma rotina após deixar o trabalho

Outra prática que pode ajudar e muito a se desligar do trabalho é criar uma rotina ao sair dele. Aqui, é interessante perceber que se desligar do trabalho não é uma prática que acontece de um minuto para o outro.

Isso requer um tempo para seu cérebro se adaptar e entender que você não está mais no trabalho e que agora deve relaxar. Para ajudar nesse processo, criar uma rotina sempre é uma boa solução.

Você pode realizar práticas de meditação sempre que chegar em casa ou então ir em uma academia. O importante aqui é que essa rotina pós-expediente ajude você a realizar uma prática diferente que vai levar ao relaxamento.

4. Mude totalmente de ambiente

Uma boa forma de se desligar do trabalho é ir para ambientes que não te lembram em nada do local de trabalho. E essa prática pode ser feita em conjunto com a anterior.

Dessa forma, você pode combinar consigo mesmo que após o trabalho vai passar no mercado para comprar ingredientes e fazer um bom jantar, ou então passar em um barzinho, ou livraria para mudar de ambiente e relaxar.

Você pode ainda ir a um parque, visitar amigos ou família, ou ir passear no shopping. O importante é que você mude de ambiente para mudar o seu comportamento e assim chegar em casa mais relaxado.

5. Tire uns dias de folga

Muitas vezes, as demandas do trabalho podem estar tão enraizadas na nossa vida que mesmo com as práticas acima não conseguimos nos desligar totalmente do trabalho. Quando isso acontece, precisamos de um tempo para recomeçar.

Geralmente, quando não conseguimos nos desligar do trabalho, sempre temos o pensamento de que o mundo vai acabar se a gente não agir. Então, deixar de responder um e-mail à noite ou até mesmo não checá-lo dão a impressão de que tudo vai explodir e de que vamos ter mais trabalho no dia seguinte.

Contudo, na maioria das vezes, nada horrível acontece. Mas, só aprendemos isso quando somos expostos a essa situação. Sendo assim, é interessante tirar uns dias de folga para que você perceba que o mundo não acaba quando você deixa de realizar uma demanda.

Responder