noComentários

Dicas do que fazer em casa com as crianças

Crianças em casa, e agora o que fazer? Em algumas situações como a que vivemos agora a pouco de uma pandemia, houve a necessidade de manter as crianças em casa para protegê-las e evitar o avanço da doença.

Outras situações como férias escolares também faz com que os pequenos passem mais tempo dentro de casa. Algumas atividades, como desfile de moda infantil são uma boa ideia para mantê-los entretidos.

Todos sabem que as crianças possuem uma energia infinita e por isso estão em constante movimento, seja brincando, dançando ou pulando para todos os lados. Para manter a tranquilidade da família e da turminha é importante desenvolver atividades e brincadeiras para entreter e ensinar ao mesmo tempo que eles se divertem.

Nessas situações em que as crianças ficam dentro de casa, é comum elas optarem por celulares, tablets e outros eletrônicos para se manterem ocupadas.

Mas, lembre-se que essas distrações em excesso não são boas para o desenvolvimento do seu filho e por isso atividades mais dinâmicas e saudáveis podem ajudar.

Pensando nisso, separamos algumas alternativas  que podem ser feitas em família para quando os pequenos estiverem  em casa.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue conosco.

Crianças em casa: veja o que fazer

Desfile de moda infantil

As crianças amam esse tipo de atividade e se divertem pra valer, então com certeza essa será uma ótima ideia. Deixe que elas separem suas roupas preferidas e usem a imaginação para montar seus próprios looks.

Monte uma passarela improvisada e chame o restante da família para serem os jurados e darem notas para cada desfile, no final dê um prêmio para os vencedores.

Preparar receitas em família

Que tal fazer um belo bolo para o café da tarde? Juntar a família e levar as crianças para a cozinha é garantia certa de diversão e um belo momento de união. A cozinha é um lugar onde várias memórias afetivas são criadas, preparar alimentos com as crianças faz com que criem relações com a alimentação além de aprenderem conceitos como quantidades e medidas.

Pintar com os dedos

Essa é uma ótima tarefa para exercitar a criatividade dos pequenos. A pintura é uma ótima atividade sensorial que faz com as crianças usem a imaginação e criatividade. Peça para elas darem temas e nomes para os desenhos para deixar tudo ainda mais divertido.

Inventar fantasias

Ninguém ama mais fantasias do que as crianças, não é mesmo? Eles adoram se caracterizar de personagens e super heróis. Que tal dar a ideia de eles mesmos montaram suas próprias fantasias? Pode ser até mesmo com aquilo que você já possui em casa. Vá até o guarda roupa e separe algumas peças e acessórios para que possam usar, eles com certeza irão gostar.

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira bem tradicional e bem divertida. Escolha vários objetos diferentes e espalhe pela pelos cantos da casa para que as crianças possam procurar. Escolha objetos com diferentes texturas e cores para que eles já comecem a identificar essas características e aprenderem.

Massinha caseira

As crianças sempre adoram brincar com massinhas e fazer a sua própria massinha torna a brincadeira ainda melhor. Separe os ingredientes, com diferentes cores de pigmentos, e ensine como fazer. Depois de pronta é só usar a criatividade para montar diferentes figuras e bichinhos.

Montar cabana

Brincar de cabana é muito divertido pois as crianças adoram pequenos esconderijos. Ali elas criam seu próprio lugar e o seu faz de conta. As cabanas podem ser montadas em diferentes lugares da casa ou no quintal.  Podem ser usados cobertores, travesseiros, cadeiras, caixas de papelão para dar suporte. Elas poderão ser usadas para contar histórias.

Jogo da velha

O jogo da velha é uma brincadeira estimulante e que ajuda a estimular o pensamento lógico. O tabuleiro pode ser construído com um pedaço de madeira, papelão ou papel, e pode ser jogado com tampinhas de garrafas.

Jogo da memória

Peça para seu filho ou filha escolher os brinquedos e objetos que mais gosta, fotografe-os e imprima em pares, depois recorte e embaralhe para que ele possa encontrar cada um deles, isso irá exercitar sua memória.

Cantinho da leitura

Monte um cantinho da leitura, ele pode ser feito até mesmo dentro da cabaninha que já foi citada acima, reúna a família e selecione alguns livros para serem lidos para todos em voz alta. Deixe o lugar bem confortável, peça às crianças para lerem algumas partes ou para interpretar o que foi lido.

Assistir filmes

Use a tecnologia a seu favor, selecione alguns filmes educativos, essa é uma ótima forma de conhecer novos lugares, novos personagens e viver novas emoções. Escolha filmes divertidos, com informações sobre cidades, países, idiomas, documentários que mostram planetas para que além de eles estarem se divertindo eles também estejam aprendendo ao mesmo tempo.

Responder