noComentários

Métodos para usar menos água nos serviços de limpeza

O tema sustentabilidade nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje, as pessoas procuram cada vez mais, encontrar formas de ajudar o meio ambiente e reduzir os impactos já causados durante os anos. Existem diversas práticas que estão na moda nos dias de hoje, como o uso de transportes alternativos, a utilização de fontes de energias reutilizáveis e a reciclagem realizada da maneira correta. 

Entre as diversas formas de auxiliar o meio ambiente, a utilização da água de forma consciente é uma das mais cruciais e mais impactantes, e acredite, em tempos de crise qualquer pequena ação pode trazer resultados surpreendentes. 

Então se você tem uma empresa de automação predial por exemplo, e quer reduzir o consumo de água na hora de realizar algum tipo de serviço de limpeza, nós separamos alguns métodos que vão te ajudar nessa jornada, bora conhecer?

Utilize a lavagem a seco

Sabia que se você lavar a sua calçada utilizando uma mangueira, você pode consumir até 120 litros de água? Isso é apenas uma calçada, imagine só a quantidade gasta em ambientes internos ou qualquer local onde você acaba usando mais água? Uma mangueira aberta durante 30 minutos, por exemplo, pode desperdiçar cerca de 500 litros. 

Para conseguir fugir desse desperdício considerado até certo ponto, absurdo, é recomendado a utilização da lavagem a seco, ela é feita com solventes químicos e é ideal principalmente para efetuar a lavagem de móveis, carpetes, sofás, cadeiras, carros e por aí vai. 

Até mesmo ambientes internos podem usufruir da lavagem a seco, sendo uma das melhores ferramentas para garantir limpeza de uma forma muito mais consciente e eficiente para a sua empresa ou até mesmo para a sua casa. 

Use produtos de limpeza eficientes

Existem diversos tipos de produtos de limpeza dentro do mercado que exigem menos água e são mais tecnológicos, trazendo uma eficiência muito maior que alguns tradicionais sem a necessidade de ter um consumo elevado de água. 

Procure em alguma plataforma de divulgação, conhecer melhor sobre os produtos de limpeza que ajudam em causas sustentáveis e marcas que realmente se preocupam com a natureza, além é claro, de preferir itens biodegradáveis que não danifiquem rios ou córregos. 

Contrate empresas especializadas em limpeza

Fazer a limpeza por conta própria é uma alternativa viável, porém, ter uma empresa especializada, pode trazer resultados muito melhores e mais sustentáveis. Procure por negócios de limpeza que realmente se preocupam com temas sustentáveis e que podem trazer soluções práticas e efetivas para você. 

Existem algumas trocas simples, que talvez um profissional especializado possa indicar, como por exemplo, a troca de torneiras antigas por modelos de pressão, que ajuda a reduzir 20% do consumo de água. 

Implemente um sistema de coleta de água da chuva

Quando se trata da limpeza no âmbito geral, não existe nada mais útil do que a reutilização da água da chuva, muitas empresas como um escritório que trabalha com marketing para indústria, por exemplo, pode usar a captação e a utilização da água da chuva para deixar seu ambiente limpo de forma totalmente sustentável. 

Basta separar alguns baldes e verificar o ponto de maior capacitação da água, deixe enchendo e utilize no dia seguinte, essa é uma das formas mais econômicas e que mais preserva água em um serviço de limpeza. 

Conscientize as pessoas ao seu redor de sua nova metodologia

Por fim, o impacto causado é muito maior se for realizado de forma coletiva, então, é claro que, tomar uma atitude individual agrega muito, mas fazer isso de forma coletiva, pode ajudar ainda mais. Busque conversar com as pessoas ao seu redor, e falar sobre sua nova estratégia de redução de água em seus serviços de limpeza. 

Peça a seus familiares que tenham conscientização, pessoas próximas, amigos e principalmente os funcionários de sua empresa. Deixe todos cientes de que é necessário uma mudança de postura para que o coletivo se sobressaia e você consiga de forma comunitária, reduzir os impactos no consumo da água. 

Comente abaixo o que você achou do texto de hoje, e não se esqueça de compartilhar com todos que precisam saber como reduzir o consumo de água e ajudar o meio ambiente de forma mais sustentável, até a próxima. 

Responder