noComentários

Sinais que você deve trocar a bateria do carro

Sinais que você deve trocar a bateria do carro

Para que um carro possa circular com segurança, sem oferecer risco aos seus ocupantes e aos demais, é fundamental que ele passe por manutenções regulares. Esse cuidado assegura que os seus componentes estão funcionando corretamente, sem risco de falharem.

Dessa forma, ao fazer a revisão do carro, é importante realizar a manutenção de suas peças, incluindo a bateria. Isso é ainda mais importante no caso de carros seminovos Jeep Renegade ou de outras marcas, mas como perceber que a bateria deve ser trocada? Confira abaixo.

Confira quatro sinais que você deve trocar a bateria do carro

Dificuldade de ignição

O sinal mais clássico de que há algo de errado, é quando ao entrar no carro e dar a partida, nada acontecer. Após tentar mais algumas vezes e o problema persistir, é praticamente certeza que a bateria chegou ao fim. Dessa forma, é importante sempre ficar atento ao tentar iniciar o veículo, observando se esse processo está demorando mais do que o normal.

Caso a bateria do seu veículo acabe, uma medida paliativa que pode ser feita para levá-lo até o mecânico é utilizar cabos de transferência de energia, realizando a técnica conhecida como “chupeta” com outro veículo. Outra alternativa é usar baterias recarregáveis portáteis, que também podem auxiliá-lo.

Luzes no painel mais fracas

Outro indicativo que a bateria esteja mais fraca ou próxima de terminar são as luzes no painel do veículo. Se a intensidade delas estiver mais fraca ou o acionamento estiver apresentando falhas, é um sinal de que a carga de bateria pode estar debilitada e precisando ser trocada.

Falhas nas luzes

Por falar em luzes, também é importante prestar atenção em todas as luzes que compõem o sistema elétrico do automóvel. Elas oscilarem ou falharem é um indicativo do fim da vida útil da bateria. Isso pode ser notado também com a aparição de problemas com a ventilação e ar-condicionado ou ao perceber falhas no sistema de injeção de combustível.

Cuidados com a bateria

Para preservar a bateria do carro por mais tempo, o motorista pode adotar algumas medidas e prestar atenção a certos aspectos para que sua vida útil não seja prejudicada. Uma dessas situações é conferir se a bateria não está coberta por zinabre, uma oxidação que acontece nos pólos da bateria e é perceptível por sua cor azulada.

Em muitos casos, esse processo — que ocorre a partir da reação química entre os metais do pólo com o oxigênio — deixa uma crosta espessa que impede o conector de fazer contato com o pólo. Assim, é importante manter essa área limpa para que a corrente elétrica passe, permitindo a ignição do veículo.

Outro cuidado valioso é dar a partida no carro com todos os outros consumíveis desligados. O ideal é que a ignição aconteça sozinha, com o sistema multimídia, faróis e o ar-condicionado desligados. 

Caso eles estejam ligados de antemão, a bateria terá que alimentá-los simultaneamente sem necessidade, não tendo sido recarregada pelo alternador, que funciona apenas quando o motor está funcionando. O resultado é que isso sobrecarrega a bateria repetidamente e, consequentemente, reduz a sua durabilidade.

Inclusive, é importante ter atenção com o alternador, já que ele é o componente responsável por carregar a bateria. Isso acontece ao transformar o movimento do motor em energia elétrica, mas ele precisa estar em bom estado para fazer esse processo. Portanto, ao levar o carro em uma oficina, peça para ser feita uma avaliação dele, para certificar que a bateria está sendo alimentada corretamente.

Por fim, é importante que ao instalar um alarme, farol de neblina ou um novo rádio, esse trabalho seja feito por um profissional qualificado. Se o trabalho for feito incorretamente, as novas ligações de chicote podem roubar a corrente elétrica, sobrecarregando ainda mais a bateria e prejudicando todo o sistema elétrico.

Leia tambem:

4 dicas para melhorar o atendimento online e gerar confiança
Qual é o segredo para não fracassar mais em uma paquera
Novidades do Instagram Para 2022

Responder