noComentários

5 cursos gratuitos sobre finanças

Como estão suas finanças? Você consegue ter um dinheiro sobrando no final do mês ou sua conta sempre fica zerada? Muitos brasileiros acabam passando pela segunda situação, e na maioria dos casos, é justamente pelo despreparo e pela falta de conhecimento em relação às suas próprias finanças. 

Saber mais sobre como organizar suas finanças não deveria ser um privilégio, e sim algo básico para qualquer pessoa, afinal, trabalhar o mês inteiro vendendo porta de aço, mas não conseguir ter nada no final do mês por falta de organização, pode ser algo extremamente frustrante para qualquer pessoa. 

Mas você sabia que existem cursos gratuitos que podem te ajudar nessa jornada? No texto de hoje, separamos os 5 melhores cursos gratuitos sobre finanças que vão te ajudar a ter um planejamento e um controle muito maior da sua vida financeira, pronto para conferir? Então vamos lá!

  1. Gestão de Finanças Pessoais – Banco Central do Brasil

Em parceria com a Escola de Administração Fazendária, o curso de Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil é oferecido através da plataforma Escola Virtual do Governo Federal, possuindo uma carga horária média de 20 horas até sua conclusão e disponibilidade de 20 dias para terminar. 

Ele apresenta conceitos básicos de gestão de finanças pessoais, usando um formato mais lúdico e tomando como exemplos histórias que se adaptam ao cotidiano, tudo por meio de vídeos animados, em um tom muito mais divertido e extremamente educativo. Uma ótima opção para assistir no seu tempo livre, seja em casa ou na sua empresa que vende bomba centrífuga. 

  1. Gestão Financeira – Sebrae

Voltado principalmente para microempresas, o curso Gestão Financeira desenvolvido pelo Sebrae já possui uma temática diferente do que o anterior, seu principal foco é justamente nessa parte de negócios como gerenciamento de fluxo de caixa, controle e análise de estoques e as atividades financeiras dentro de um empreendimento de forma geral. 

A duração média do curso é de 3 horas, com um prazo de conclusão médio de 15 dias, possuindo certificado digital, uma ótima opção para quem está começando um negócio de micro ou pequeno porte. 

  1. Finanças Pessoais – Senai

Um curso totalmente educativo, que visa mostrar a população a partir dos 14 anos, como começar a se organizar e se preparar financeiramente, ainda mais em um cenário de uma economia instável como passamos nos dias de hoje, mostrando as qualidades de fazer investimentos e como proteger seu dinheiro de forma segura. 

O curso do Senai dura em média 14 horas, tendo um prazo de até 20 dias para que ele seja concluído, completamente gratuito e ideal para quem deseja organizar melhor suas finanças pessoais e saber como gerenciar de forma mais qualificada o seu dinheiro. 

  1. Como Gastar Conscientemente – FGV

No curso gratuito de Como Gastar Conscientemente, disponível no portal da Fundação Getúlio Vargas, você vai conseguir aprender a como gastar seu dinheiro com as coisas certas, de maneira consciente e que faça você alcançar os objetivos da sua vida. 

Com uma duração média de 8 horas, ele mostra as diferenças entre precisar e desejar, e vai te ensinar a gastar de forma muito mais consciente, passando por um tipo de reeducação de suas finanças, ideal para economizar dinheiro, e comprar apenas o que for necessário para alcançar seus objetivos, como suprimentos básicos ou um detergente concentrado, por exemplo. 

  1. Trilha Financeira – Serasa

Fechando nossa lista, o curso Trilha Financeira do Serasa, vai te ajudar a se organizar financeiramente em diversos aspectos da sua vida, realizado em parceria com o Descomplica, o curso possui sete módulos e inclui certificado assim que você terminá-lo. 

Dentro dele, você vai aprender sobre como organizar suas despesas, controlar ganhos e gastos, como lidar com fraudes, como alcançar seus sonhos de consumo, quais são os tipos de crédito, como não se endividar e por aí vai. Extremamente completo e ideal para entender cada nuance do mundo financeiro. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo e de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido o texto, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Responder