noComentários

Como administrar um negócio em tempos de crise

Uma boa administração de empresas é importante para diversas pessoas, pois é fundamental para o proprietário e para os funcionários, que da empresa adquirem o seu capital e possam melhor administrar seus núcleos familiares.

Empresas quando bem administradas, são muito importantes para a construção de um país com bem-estar social elevado.

No entanto, periodicamente empresários podem enfrentar crises e elas têm diversas origens que abatem a economia em diferentes magnitudes, como por exemplo:

  • Escassez de matéria-prima;
  • Concorrência no segmento;
  • Pandemias e problemas saúde pública;
  • Desvalorização da moeda interna;
  • Enfraquecimento de exportações;
  • Baixa produtividade industrial.

Sabendo disso, o empreendedor precisa ficar atento e aprender a lidar com as variáveis crises econômicas que podem abater a empresa. 

Foi pensando em dar dicas para um fabricante de imã de ferrite, por exemplo, que produzimos esse artigo. Quer saber mais? Então siga conosco e boa leitura!

Faça análise de custos

Toda a empresa precisa fazer uma autoanálise para detectar custos excedentes e que não fazem parte da produção mais importante da empresa. 

Esse tipo de custos pode advir de variadas peculiaridades e de acordo com uma determinada finalidade social da empresa. 

A análise precisa ser feita de forma minuciosa, pois existem investimentos, como o marketing digital, por exemplo, que não necessariamente geram lucro imediato, mas estão alinhados em manter sua empresa sendo considerada pelo público-alvo. 

Então recomendamos que se você tem uma empresa que vende tubo flexível, por exemplo, verifique quais são os gastos excedentes, além de posturas que a empresa adota periodicamente, mas que está elevando o impacto financeiro nas contas.

Análise os fornecedores

Muitas empresas acabam se acostumando com o mesmo fornecedor de matéria-prima e acabam não acompanhando o preço médio do próprio insumo no mercado.

Lembre-se que temos diversos fornecedores que podem oferecer um preço ou uma condição melhor para pagamentos. 

Fazer a análise e a troca de fornecedores pode vir a ser um meio eficaz de conter a crise empresarial em médio prazo. 

Faça uma análise do seu planejamento comercial

O planejamento comercial é muito importante e normalmente é uma das primeiras coisas que o empreendedor faz na hora de iniciar um negócio.

Mas em determinados momentos, sobretudo em tempos de crise, é importante fazer uma reavaliação do planejamento e se necessário fazer algumas alterações, mesmo que seja de forma temporária.

Se você tem uma empresa que fabrica bacias de contenção, por exemplo, leve em conta que essas alterações precisam estar alinhados com a diminuição de gastos, seja na diminuição de recursos financeiros destinados a determinada área, ou mesmo o corte de alguma atividade, que não está sendo rentável no momento de crise.

Renegocie débitos e créditos

Em momentos de crise, como no caso da pandemia do covid-19, é algo que vai além da própria condição material ou administração das empresas. Em suma, é uma crise em âmbito mundial, que atingiu diversos setores e por isso colocou algumas empresas no vermelho.

No entanto, é de bom senso que o gestor busque negociar débitos bancários para que possa se estruturar até o mercado voltar a sua operação normal.

O Banco não quer perder sua empresa como cliente e certamente vai buscar meios de ajudar nesse momento. Portanto indicamos que se estiver em crise econômica, renegocie dívidas e também verifique a possibilidade de crédito em juros baixos junto às instituições financeiras.

Esperamos que esse artigo ajude empreendedores de todos os segmentos a melhor administrar seu negócio em tempos de crise. Se gostou deste conteúdo, compartilhe e nos siga para outras dicas de gestão de empresas. 

Responder