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Como aumentar o faturamento em 4 passos simples

Se você deseja que sua empresa gere mais dinheiro, existem 4 métodos para fazê-lo. E iremos mostrar cada um deles neste post! Dentre os quais temos:

  • Aumentar o número de clientes;
  • Aumentar o tamanho médio das transações;
  • Aumentar a frequência das transações por cliente e; 
  • Aumentar seus preços.

Então, imagine que você esteja operando uma empresa de plataforma niveladora de doca e deseja aumentar a quantidade de receita que a mesma gera. Siga nossos passos e tenha a certeza de que, gradualmente, conquistará seus objetivos.

Aumentar o número de clientes 

Fazer isso significa que você está tentando atrair mais pessoas. Essa estratégia é relativamente simples, ou seja, mais visitantes equivale a mais oportunidade de negócio, o que (assumindo que o tamanho médio da transação permanece o mesmo), trará mais dinheiro.

Este é um famoso martelete demolidor de concorrência e deve correr para conquistá-lo o quanto antes.

Aumentar o tamanho médio da transação 

Então quer dizer que está tentando fazer com que cada cliente compre mais? Ótimo! Isso geralmente é feito por meio de um processo chamado upselling. 

Resumidamente, é quando alguém compra um produto principal (os mais famosos de seu estoque ou cardápio) e você, espertamente, oferece outros complementares, ou seja, aperitivos, bebidas e sobremesas (no caso de um restaurante). 

Quanto mais esses itens o cliente comprar, mais ele gastará e maior será sua receita.

Aumentar a frequência de transações por cliente 

Aumentar a frequência de transações por cliente vai incentivar as pessoas a comprarem de você com mais frequência. 

Se o seu cliente médio vier uma vez por mês, convencê-lo a estar lá uma vez por semana aumentará sua receita (esta é uma matemática simples). 

Quanto mais frequentemente eles visitarem seu estabelecimento, mais dinheiro em seu bolso no fim do mês, supondo que o tamanho médio da transação permaneça o mesmo.

Aumentar seus preços 

Com isso obterá mais receita de cada compra que um cliente fizer. Supondo que seu volume, tamanho médio de transação e frequência permaneçam os mesmos, aumentar seus preços trará mais receita para a mesma quantidade de esforço.

Mas faça isso com cuidado e verificando o ticket médio de cada material, como por exemplo um disco abrasivo e tenha contato com outras marcas, setores e etc.

Lembre-se da lição da qualificação

Este é um adendo importante dentro do escopo, ou seja, nem todo cliente é um bom cliente. Alguns deles irão consumir seu tempo, energia e recursos sem fornecer os resultados que está procurando. 

Se gastar muita energia atendendo aqueles que não vêm com frequência, tem uma média de transação baixa, não espalham as novidades de sua loja e reclamam do preço, não faz sentido correr atrás destes.

Se concentre em atender seus clientes ideais, que compram de tudo, com frequência, que gastam mais e que, diferentemente do exemplo acima, vestem a camisa da loja e fazem o marketing boca a boca.

Agora que compreendeu estes passos, ficou mais fácil aumentar o faturamento, mesmo em períodos de crise e incerteza.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

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