Como criar um banco de dados para clientes de forma prática
Se você puder usar uma planilha simples, poderá criar uma ferramenta de negócios valiosa e poderosa para gerenciar os clientes da sua empresa, quase como se usasse uma Câmera De Monitoramento para verificar a segurança da loja.
Um banco de dados para clientes pode ser mais do que apenas uma lista de nomes e informações de contato e, usando uma variedade de códigos e títulos no Excel, por exemplo, tudo será funcional e dinâmico. Quer entender melhor sobre isso? Então, vem com a gente!
Reúna suas informações para criar um banco de dados
Imagine que você seja um gestor numa marca de Fresadora Cnc. Comece reunindo todas as informações que deseja inserir no documento. Mas lembre-se que inserir informações em um banco de dados pode ser demorado e chato.
Mas não desanime e nem dê o start nesse projeto, sem que tudo esteja organizado e estruturado. Converse com seus sócios ou outras pessoas de confiança, pois elas darão feedbacks fundamentais para agregar ao seu banco de dados.
Crie seus títulos – um banco de dados não vive sem isso!
O que você coloca em seu banco de dados é tão importante quanto quem está nele. As opções óbvias para títulos incluem: nome da empresa, contato, cargo, endereço de correspondência, número de telefone e endereço de e-mail.
Para torná-lo mais útil, inclua títulos que identifiquem essas pessoas, ou empresas com códigos que denotam tipo de negócio, volume total gasto em reais, valor para seu negócio, etc.
Insira os dados
Inserir os dados pode parecer uma tarefa fácil, mas uma letra ou número errado diminuirá a utilidade dele. Por exemplo, um erro de digitação em sua coluna de classificação, tipo de produto ou código do representante de vendas pode resultar em uma classificação que deixa de fora um bom cliente.
Muitas pessoas jogam fora cartões de visita ou excluem e-mails que usam para entradas de banco de dados. Se fizer isso após inserir suas informações incorretamente, talvez não consiga encontrá-las posteriormente.
Isso tudo é tão fundamental para seu futuro, quanto um Sistema De Som Ambiente para um evento de música.
Classifique sua informações
Depois de inserir suas informações e criar seu banco de dados de clientes, faça uma cópia e use-a para praticar a classificação de suas informações. Dentro do próprio Excel, é possível filtrar determinados valores referentes às colunas.
Por exemplo, se a sua terceira fileira estiver nomeada com a palavra “cidade” e desejar encontrar apenas as pessoas e as empresas situadas no Rio de Janeiro, Clique na primeira linha, onde aparecerá uma seta apontando para baixo e, em seguida, busque a cidade em questão e pronto.
No fim das contas, se não tiver possibilidades financeiras de contratar um profissional do setor para o trabalho, siga nossas dicas e, como complemento, acesse vídeo aulas no YouTube. certamente, você irá gerar uma organização fundamental ao dia a dia de sua empresa.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.