noComentários

Como desenvolver um bom planejamento financeiro?

Você tem controle sobre os seus gastos? Sabe administrar todos os valores que entram e saem de sua conta? Passar sufoco no mês é algo que nenhuma empresa ou pessoa quer, não é mesmo? O que muitas vezes nós não sabemos é como manter o nosso salário rendendo ou fazer ele durar o mês interior. Melhor ainda é sobrar e conseguir tirar um lazer ou fazer uma viagem.

Acreditamos que ganhar bem é sinônimo de ter um bom planejamento financeiro, conseguir comprar todos aqueles itens que nós temos vontade e planejar ir para um local para descansar, tirar o estresse do dia a dia, mas isso não é verdade. Saber como administrar o seu dinheiro é o que realmente deve ser levado em conta. Seja para uma empresa que presta serviço de locação de gerador de energia, ou orçamento pessoal, é preciso ter controle de suas finanças.

Qual a importância de ter um bom planejamento financeiro?

Quando vemos uma empresa ou pessoa cada vez mais se desenvolvendo, aumentando as vendas de seus negócios, conseguindo viajar, comprar uma casa, carro, suprir suas vontades, logo pensamos “essa pessoa certamente tem dinheiro”, mas nem sempre isso é uma realidade. Tem pessoas que todos os meses recebem um salário pequeno e mesmo assim conseguem conquistar seus objetivos.

Isso é possível pois todo o seu planejamento financeiro é feito com cautela e de uma forma bem pensada. A forma como você administra seu dinheiro e de sua empresa, é o que vai fazer com que sempre se desenvolva e mantenha seu crescimento. Pensando nos empresários, nem sempre é fácil vender um produto em que seus concorrentes também ofertam no mercado, como uma porca gaiola, utilizada em barras com furacão, pois inúmeros são os concorrentes que possuem no mercado.

É necessário separar os valores para pagamentos das contas mensais que são indispensáveis como água, luz, aluguel, o financiamento de seu imóvel, parcela do carro, internet, ou seja, todos os seus gastos mensais para não ficar nenhuma em atraso e gerar multa e juros o que vai sair mais caro quando quitada.

Como fazer um bom planejamento financeiro?

Se você está pensando em fazer um planejamento financeiro mas não sabe por onde começar, fique tranquilo, nós iremos te ajudar com algumas dicas.

– Tenha sempre um caderno, um bloco de anotações ou faça as anotações de suas dívidas pelo celular, o importante é ter ciência de todos os valores que você recebe e que são destinados a contas mensais;

– Use etiquetas adesivas para separar em uma pasta, quais são suas contas de água, luz, internet, todas que você paga todos os meses, assim consegue controlar melhor se em algum período foi gasto mais ou menos. Pensando no quesito a organização guardar desta forma é importante;

– Nunca gaste mais do que recebe. Algumas pessoas usam freneticamente os seus cartões de crédito e quando a fatura chega, precisa parcela-lá o que não é de nenhuma forma uma boa opção;

– Não possua mais de um cartão de crédito para não ter duas faturas com dias diferentes e mais valores para serem usados;

– Coloque o dinheiro que sobrar para render, através de aplicações, investimentos e guardando-os em uma conta poupança;

– Nunca deixe seu dinheiro em espécie guardado em casa ou em qualquer lugar que seja.

Adotando as dicas acima, você vai conseguir administrar melhor o seu dinheiro e evitar de passar sufoco. É importante ter sempre um valor guardado para possíveis imprevistos que possam vir a acontecer.

Responder