noComentários

Como funciona a taxa Selic e por que está em alta

Se você trabalha na área de economia ou no setor financeiro, com certeza já conhece a famosa taxa Selic, até mesmo se você ligar a televisão em seu horário de folga depois de um dia inteiro trabalhando na sua empresa de automação predial, provavelmente vai escutar falar sobre ela. 

Mas porque esse destaque todo? Bom, a taxa Selic é considerada uma das métricas mais importantes do nosso país, afinal, ela nada mais é do que a taxa básica de juros da economia, ou seja, ela quem determina os juros do do Brasil.

Ainda está um pouco confuso? Fique tranquilo que no post de hoje, iremos falar tudo sobre a taxa Selic, como ela funciona e o porquê dela estar tão em alta e ser tão falada pelas pessoas atualmente, preparado para conhecer tudo sobre ela? Então vamos lá!

O que é a taxa Selic?

Como citamos acima, a taxa Selic é, basicamente, a taxa que mede todos os juros da economia brasileira, ou seja ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as que são cobradas em empréstimos e financiamentos, e até mesmo retorno em aplicações financeiras. 

Ela é considerada a principal política monetária do país, e é a grande responsável por controlar toda a inflação, além é claro de influenciar diretamente todas as taxas de juros. Com a Selic em alta, o poder de investimento de uma empresa de marketing de relacionamento, por exemplo, é muito menor, e o seu retorno também é diminuído.  

Como ela funciona?

Resumir o funcionamento da taxa Selic é algo delicado, como você pode observar, ela é a taxa que envolve todos os juros do país, ou seja, tem um papel crucial dentro da nossa economia. Quem determina o valor da taxa é o COPOM ( Comitê de Política Monetária do Banco Central ), a cada 45 dias ele se reúne para decidir se a Selic diminui, aumenta ou se mantém estável. 

Para defini-la com o valor exato, o governo analisa o cenário econômico, afinal, os juros são parte fundamental para a arrecadação de dinheiro aos cofres públicos. O valor sempre é baseado em alguma taxa aceitável que possa continuar girando a economia do país de maneira eficiente. 

Porque ela está tão em alta atualmente?

Atualmente, a taxa Selic alcançou números que não alcançava a mais de 5 anos, em 2017, no dia 16 de março de 2022, ela chegou a marca de 11,75%, aumentando um ponto percentual a mais do que sua última contagem, que já era recorde, de 10,75%. 

Para se ser uma noção, essa é a nona alta consecutiva da Selic,para se ter uma noção, 2021 fechou com cerca de 7,5%. Mas afinal, porque a taxa Selic está tão alta?

Bom, de acordo com dados do Banco Central, a retomada econômica fez com que gerasse uma certa confiança e acelerasse o aumento da taxa Selic, para que o Brasil pudesse retomar e girar a economia igual acontecia antes da pandemia. 

No intuito de acelerar a retomada econômica parada por muito tempo durante a pandemia, agora que as atividades retomaram a sua normalidade, a Selic está cada vez mais alta, porém, esse aumento pode ser extremamente prejudicial para muitas empresas brasileiras. 

Como isso impacta a economia do Brasil?

Com a taxa Selic em alta, os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam cada vez maiores, ou seja, uma empresa que precisa de alguns recursos para poder investir melhor no seu trabalho, acaba não conseguindo um bom financiamento e dificulta sua empresa como um todo. 

Afinal, investir em recursos para vender mais no seu marketplace ou compras de maquinários industriais, se torna uma missão quase impossível com a Selic em alta, fazendo com que a economia não funcione da forma esperada. 

Agora que você já sabe como a taxa Selic funciona e o motivo dela estar em alta, conte para gente nos comentários o que você acha de todo esse aumento? Deixe sua opinião abaixo e não esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido o texto, até a próxima!

 

Responder