noComentários

Qual o  papel do 5G na economia global

Nos últimos meses, quando o tema é tecnologia, o assunto tem sido sempre o mesmo: a chegada do 5G  no Brasil. A quinta geração de dados móveis será instalada em capitais brasileiras até 28 de novembro e, após isso, em cidades menores.

Este processo demora, pois, assim como uma empresa precisa do Laudo Avcb para o funcionamento, essa nova tecnologia precisa de alguns licenciamentos e instalações, mas a mudança vem conquistando espaço não só no Brasil como também em outros lugares do mundo. 

Contando com a Europa, Estados Unidos e restante do mundo, o 5G já foi instalado em mais de 65 países e começou a ser instalado ainda em 2019, na Coreia do Sul, primeiro país a iniciar a instalação da nova tecnologia em larga escala. Estima-se que o 5G cubra pelo menos 65% da população até 2025. 

Mas, por enquanto, os estudos abrangem também o reflexo desta instalação em diversos países pela ótica da economia. Estudos indicam que até 2025, período para o estabelecimento concreto da quinta geração de internet móvel, a instalação do 5G levará para os EUA US$ 2,7 trilhões em vendas, além de aumentar o PIB em até US$ 1,5 trilhão. 

Na Europa o cenário de ganhos não é diferente. A instalação e aderência da nova geração de internet proporcionará um ganho de dois trilhões de euros. Isso significa que o 5G tem grande impacto na economia global. Veja alguns pontos que intensificam essa realidade: 

1- Mais trabalhos 

O processo de instalação é um ponto que deve ser considerado, pois apenas nesta parte, há uma maior movimentação econômica, uma vez que é necessário contratar profissionais para fazer o trabalho, como também estudar a instalação, funcionamento e possíveis erros. 

Além disso, a tecnologia 5G possibilita carregamentos mais rápidos e um melhor funcionamento. Isso se reflete em novos empregos. É possível perceber que, com a evolução da tecnologia, novos cargos se concretizam e, com a evolução da internet, não é diferente. 

Não existe falta de energia nesta área, pois a inovação funciona como um Grupo Gerador De Energia e mantém o mercado em movimento. 

2- Mais compras 

Além disso, a inovação da quinta geração da internet proporciona a possibilidade de mais compras entre a população e consequentemente, mais movimentação econômica

Os aparelhos que podem funcionar bem com a tecnologia 5G são produzidos em um momento contemporâneo ao lançamento, ou seja, é necessário renovar os celulares e outros aparelhos para poder aproveitar o lançamento. 

Uma coisa é fato, a internet tem vários pontos e reserva muitas informações, e assim como Cabos elétricos, tem a capacidade de conectar várias informações e aumentar a potência de muitos aparelhos, além disso, tem um poder de desenvolvimento muito alto e isso é refletido na economia. 

Como o Brasil ainda não completou uma boa parte da instalação do 5G, não é possível fazer previsões. De qualquer forma, esperam-se grandes novidades com as mudanças. 

Este texto foi útil? Nos acompanhe e leia mais sobre tecnologia e internet nas próximas publicações, não esqueça de comentar e compartilhar, até a próxima!

Conteúdo produzido pela equipe Soluções Industriais.

Responder