Fluor Dental

 

Fluor Dental

O fluor dental é um elemento químico importante para evitar a perda de minerais dos dentes, além de impedir o desgaste causado por bactérias, responsáveis pelas cáries e substâncias ácidas encontradas na saliva, buscando a harmonia bucal.

Basicamente o flúor possui a função de manter o esmalte dos dentes mais forte, se tornando até mais resistente a ácidos, visto que atua nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca.

Assim, a aplicação do material pode ser feita em crianças, adolescentes, adultos e idosos, favorecendo o fortalecimento do sorriso.

Inclusive, devido à sua importância, muitos produtos de higiene bucal são compostos por esse elemento e, semestralmente, indica-se realizar a profilaxia com o profissional para complementar a aplicação do flúor.

Geralmente, ele é inserido no tratamento e abastecimento de água encanada que abastecem as residências e nos cremes dentais, além de sua aplicação mais concentrada feita pelo próprio dentista em consultas, como dito anteriormente.

Com isso é possível fortalecer ainda mais os dentes do paciente. Esse procedimento pode ser feito a partir dos três anos de idade, sendo utilizado de forma equilibrada e com o acompanhamento de um profissional.

Ao utilizar o flúor com frequência, a estrutura do esmalte do dente é fortalecida, além de prevenir a sua deterioração.

Assim, é possível contribuir com o cuidado do sorriso, fortalecendo a estrutura e proporcionando resistência, inclusive por meio dos hábitos diários, visto o uso de cremes dentais próprios.

Inclusive, a aplicação do flúor e dos processos de higienização, tanto rotineira quanto profissional, influenciam diretamente na qualidade e duração de procedimentos odontológicos, como o clareamento dental.

Com relação ao procedimento, a aplicação do flúor é indicada para diferentes perfis, sendo que em cada fase ajudará com uma característica da dentição, como:

  • Crianças a partir dos 3 anos para prevenir cáries;
  • Adolescentes, para fortalecimento da estrutura e combate a bactérias;
  • Adultos, principalmente com exposição das raízes dos dentes;
  • Idosos com problemas dentários, devido a fragilidades e erosões.

Como é feita a aplicação do flúor?

A aplicação feita por um profissional da odontologia pode ser feita de diversas formas sendo que as principais são por meio do bochecho, aplicação direta ou com o uso de moldeiras. No último caso, pode-se aplicar a substância na forma de gel ou espuma.

O flúor ficará em contato com o dente por períodos que variam de um a quatro minutos, sendo que após a aplicação, o indicado é ficar de 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.

A frequência desta aplicação geralmente acontece a cada seis meses, dependendo de cada paciente e necessidade, como nível de atividade, idade ou risco de cárie. Em crianças é necessário que os pais monitorem diariamente a sua higiene bucal.

Inclusive, cabe lembrar que pessoas que utilizam aparelho invisivel devem seguir as mesmas recomendações para aplicação, sendo que no caso da estrutura fixa o ideal é que a limpeza seja feita no mesmo dia de manutenção, de modo que os aros sejam removidos para aperfeiçoar o processo.

Já estruturas móveis, como podem ser removidas mais facilmente, podem ser levadas para colocação somente após a profilaxia com flúor.

9 motivos para adotar o flúor dental a sua higiene bucal

Além dos benefícios do flúor à sua saúde bucal já mencionados, nós separamos nove motivos para você adotar definitivamente a aplicação do flúor em sua higiene bucal conferindo muito mais qualidade de vida, além de um sorriso mais saudável e bonito.

São eles:

  1. “Endurece” e repõe o esmalte dos dentes de leite de crianças;
  2. Promove dentes permanentes mais resistentes e bem formados;
  3. Fortalece o esmalte dos dentes de pessoas adultas;
  4. Previne cáries em crianças e adultos;
  5. Previne problemas bucais futuros em idosos;
  6. Uso contínuo evita o mau hálito;
  7. Uso contínuo auxilia na reposição do cálcio e do ferro;
  8. É um excelente aliado para a limpeza bucal;
  9. Evita a deterioração dos dentes (desmineralização), deixando-os mais fortes.

Além disso, pode contribuir com a mucosa geral, reduzindo o risco da manifestação de bactérias na cavidade.

Contudo, é preciso ter atenção ao uso excessivo no público infantil, devendo ter o acompanhamento profissional adequado para evitar problemas como a fluorose, problema que ocorre pelo alto nível de flúor na dentição e que pode levar ao escurecimento da estrutura e até sua perda.

No primeiro caso, conforme o grau, ao atingir a adolescência o clareamento pode ser realizado, suavizando a diferença entre a coloração dental e as manchas.

No entanto, a dentição pode alcançar tons amarelados e até amarronzados. Neste caso, a avaliação de quanto custa lente de contato dental pode ser necessária.

Como introduzir mais o flúor no meu dia a dia?

Além da utilização da água na sua residência ser fluoretada e você utilizar creme dental, é possível adotar mais algumas práticas diárias para inserir mais flúor no cotidiano.

Uma etapa importante para isso é a redução da ingestão do carboidrato. Além disso, insira na sua higiene bucal enxaguantes bucais fluoretados, passe fio dental após todas as refeições, além de escovar os dentes corretamente.

Ingerir produtos como fígado bovino e frutos do mar também contribui para a regulação do flúor e fortalecimento da estrutura bucal.

Caso você tenha alguma doença gengival opte por utilizar enxaguante bucal e creme dental antimicrobiano, de modo a contribuir ainda mais com a saúde bucal.

Mas lembre-se: para fazer bem aos dentes, o flúor deve ser utilizado de forma correta, sem exageros e o aconselhamento profissional se mostra fundamental nesse sentido.

Afinal, como mencionado, o mau uso pode levar a má formação do esmalte do dente, principalmente em crianças, quando há o desenvolvimento do dente permanente.

Deste modo, uma alimentação equilibrada, acompanhada de uma boa higiene bucal e visitas frequentes ao dentista garantem uma vida mais saudável, além de uma boa saúde bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Leia Também:

Investir em um plano odontológico vale a pena? Confira o que considerar
Saúde Bucal: Saiba a importância da sua saúde bucal na prevenção de doenças
Conheça 4 benefícios da yoga para o seu corpo

Reply