noComentários

3 Exemplos bem sucedidos de gamificação em empresas

Uma das formas mais práticas de engajar os funcionários atualmente é com a utilização de gamificação, que é uma forma lúdica de trazer a dinâmica de jogos para fazer a integração de diversas áreas, podendo compor:

  • Marketing;
  • Cultura organizacional;
  • Gerenciamento de projetos; 
  • Recrutamento; 
  • Saúde dos funcionários e outros. 

Sendo assim, é essencial que a utilização dessa ferramenta seja feita de maneira direcionada e que possa ser implementada pensando nas suas configurações necessárias para que possa ter um melhor desempenho. 

Um dos usos mais comuns da gamificação é a organização de tarefas diárias, que podem ser ajustadas e compreendidas de maneira mais fácil com a utilização de jogos lúdicos que vão facilitar essa atividade, garantindo um meio tão prático quanto o processo de brunimento de cilindro, por exemplo.

Para saber um pouco mais sobre alguns exemplos que deram certo utilizando a gamificação, basta prosseguir com a leitura e garantir algumas informações necessárias para que essa técnica possa ser bem implementada. 

O que é gamificação em empresas?

Em geral, a utilização de jogos para alcançar resultados e objetivos específicos é uma forma bastante prática e que muitas empresas vêm utilizando nos últimos tempos, promovendo um ambiente muito mais eficiente de se trabalhar.

Ou seja, os jogos não são usados apenas como uma forma de lazer e descompressão, mas como um meio  de se alcançar objetivos direcionados e que farão consideráveis diferenças dentro do ambiente de trabalho. 

Com a prática que os games trazem, é possível abstrair formas mais completas de construir contextos mais eficientes para a implementação desses profissionais e garantir que eles possam ter uma boa organização dentro do meio de trabalho. 

Isso vai resultar em um estímulo positivo para garantir aprendizado e modificação de comportamentos a partir do contexto que os games proporcionam, como sistemas de pontuação, fases, conquistas, missões e recompensas.

Exemplos que deram certo 

Para garantir que ele possa ser bem utilizado, é importante ver alguns exemplos onde a gamificação deu certo e pôde trazer bons resultados para a empresa que utilizou esta técnica que vem revolucionando o mercado, seja em uma empresa de tecnologia ou uma empresa de estruturas metálicas

My Starbucks Rewards

Para quem acompanha a Starbucks, conhecer um pouco mais sobre o My Starbucks Rewards é uma excelente forma de poder ter bebidas e alimentos gratuitos, pois com esse programa de fidelidade é possível acumular estrelas em todas as compras e trocar por produtos. O jogo conta com três níveis para os seus clientes. 

Domino’s

Na Domino’s, principalmente para os seus funcionários novos, é implementado um game que facilita o processo de aprender, de maneira mais assertiva e direcionada, o método de elaboração das pizzas desse estabelecimento. Ele é composto por níveis, pontos e conquistas, podendo adquirir brindes corporativos.

Google 

O Google é uma das plataformas que mais apostam em gamificações, principalmente para os seus funcionários, pois implantou um jogo de despesas de viagem, onde eles são estimulados a acompanhar as despesas relacionadas à viagens de negócios. A economia feita nesse período é paga para eles como uma adição para o seu salário. 

Então, a gamificação é uma excelente ferramenta para quem busca implementar os seus negócios e ter uma relação mais proveitosa com os seus funcionários e clientes, garantindo todas as suas necessidades de mercado. 

Responder