Como mostrar que o seu negócio é confiável na era digital
O desenvolvimento da digital abriu mais uma porta para o comércio de produtos dos mais variados tipos. Entretanto, ela também apresenta uma série de riscos, tanto para os consumidores, como para as empresas.
Cuidar dos domínios na web e implementar sistemas de segurança vão trazer uma série de benefícios, como por exemplo:
- Segurança para o consumidor;
- Segurança para a empresa;
- Proteção de dados;
- Seguro contra golpes;
- E muito mais.
Entretanto, ainda tem a questão do consumidor confiar ou não na sua empresa para fazer a compra.
Logo, se você tem uma loja virtual que vende servomotor, por exemplo, talvez esteja se perguntando “como mostrar que o meu negócio é confiável para o cliente, dentro da era digital?”
Se você quer saber como, siga conosco e boa leitura!
Tenha o Certificados SSL
Certamente você já navegou pela web e percebeu que alguns sites tem um cadeado perto do URL e outros não. Sites que têm o cadeado é porque detém o Certificados SSL e aqueles que não tem, precisam atualizar rapidamente.
O Certificados SSL é um documento eletrônico que administra dados sobre a pessoa física ou jurídica, servindo como uma identidade virtual.
Ele utiliza um sistema criptográfico, que é conhecido como ‘criptografia assimétrica’, o que garante uma segurança muito maior contra agentes maliciosos que buscam dados pessoais de clientes ou empresas.
Sites de venda que não têm SSL, acabam não sendo confiáveis, uma vez que boa parte dos internautas, não terão segurança para realizar encomenda ou transação financeira digital.
Tenha boa reputação no Reclame aqui
Vamos supor que você seja o gerente de uma empresa que vende impressora fiscal, e recebeu algumas reclamações na web, mais precisamente no Portal do Reclame Aqui.
Isso é algo muito comum, acontece em praticamente todos os segmentos. Entretanto, deixar esse problema sem resposta, pode influenciar negativamente na confiança do consumidor com a sua marca.
Ressaltamos que, quando uma empresa responde e soluciona os problemas dos seus clientes, mesmo tendo reclamações, ela ganha muito mais confiança do consumidor. Uma vez a solução do problema de um terceiro, acaba respaldando em confiança por parte do lead que ainda não finalizou a compra.
Portanto, cuide de todas as reclamações e não deixe seus clientes chateados, pois a repercussão na internet é muito negativa e faz com que os consumidores migrem para a concorrência.
Cumpra o Código de Defesa do Consumidor (CDC)
O ambiente comercial na era digital também é respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor, além de leis de constituição civil e do PROCON. Todos os serviços devem ser cumpridos no prazo, para que satisfaçam a exigência do mercado.
No ambiente digital é indispensável cumprir os prazos acordados. Se o cliente adquiriu um produto que faz hidrojateamento de alta pressão, por exemplo, é necessário que o produto chegue de acordo com a descrição e dentro do prazo acordado.
Além disso, de acordo com o art 49, do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode exercer o arrependimento da compra dentro de um prazo de até 7 dias após o recebimento.
Caso a empresa não cumpra esse tipo de condição, reclamações vão acontecer e isso acaba diminuindo a confiabilidade de outros consumidores sobre a marca, o que é péssimo para a reputação de uma empresa dentro da web.
Esse foi nosso artigo falando sobre como mostrar que o seu negócio é confiável na era digital. Se gostou do conteúdo compartilhe e siga para dicas de empreendedorismo e gestão de empresas.