Dicas Essenciais Para Deixar Seu Lar Mais Aconchegante

Como deixar o seu lar mais aconchegante: dicas essenciais

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), a nossa casa nunca foi tão importante quanto agora.

Afinal, devido a quarentena e a adoção do home office por grande parte das empresas, nós estamos passando muito mais tempo dentro de nossos lares agora.

Nos últimos meses, nossos lares viraram academias, escritórios, escolas, playgrounds e muito mais.

Sendo assim, pensando nessa nova realidade e também no seu conforto, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas essenciais para que você deixe o seu lar mais aconchegante!

Portanto, continue acompanhando a leitura para saber tudo a respeito deste assunto.

Deixar o lar mais aconchegante é ótimo e fará uma grande diferença no seu dia a dia e no das pessoas que vivem com você.

E sabe qual é a boa notícia? É que para conseguir isso você não precisa gastar muito dinheiro. Veja!

Almofadas no sofá

Casa Aconchegante

A primeira dica e também uma das mais simples para deixar o seu lar mais aconchegante é colocar algumas almofadas no sofá da sua sala.

Você pode optar por almofadas com cores mais neutras, como azul marinho, cinza, bege e branco, ou também pode optar por opções que combinem com seu sofá ou com a decoração da sala.

O importante é ter essa peça em sua sala e não exagerar. Ou seja, você não precisa colocar diversas almofadas no ambiente. 

Entre 3 e 6 já é um bom número, porém, é claro que isso pode variar de acordo com o tamanho do seu sofá. 

Se ele for bem grande, talvez precise de mais, se for pequeno, poucas almofadas já são suficientes.

Cortinas e persianas

Lar Aconchegante

Dependendo do cômodo, pode acontecer de ter muita luz entrando no ambiente, principalmente em dias mais ensolarados.

Por isso, uma boa maneira de resolver isso é instalar cortinas e/ou persianas que, além de diminuírem a intensidade da luz que vem de fora, proporcionam conforto e deixam o lar um com um ar mais elegante.

A dica aqui é escolher produtos que tenham cores mais claras e tecidos mais leves, delicados.

Iluminação

Casa

Outra dica para você levar em conta refere-se à iluminação. Busque a iluminação natural e opte por lâmpadas com temperatura de cor quente, aquelas com tonalidades mais amareladas, sabe?

Isso porque, elas geram uma sensação mais agradável em nós, ainda mais a noite, quando estamos cansados e queremos relaxar.

Portanto, aproveite a iluminação natural do seu lar durante o dia e evite luzes brancas, principalmente na sala, nos quartos, nas luminárias e nos abajures que você tem.

Além disso, outra boa sugestão neste tópico é apostar em luzes indiretas, conhecidas também como “pontos de luz”, que são mais amenas e deixam o ambiente mais brando. 

E caso você queira um trabalho profissional em relação a iluminação da sua casa, procure por uma empresa que elabore o chamado projeto luminotécnico

Isso porque, com este projeto é possível avaliar e adequar as luzes de cada ambiente, de modo a criar uma harmonia entre elas. Assim, elas serão eficientes e agradáveis ao mesmo tempo.

Madeira

Lar e Casa

Tanto na mobília quanto nos revestimentos do piso ou das paredes, a madeira é um ótimo material para se ter em casa e proporcionar um lar mais aconchegante.

Portanto, se a sua casa não tem muitos itens de madeira, se o piso não for confeccionado com este material, procure soluções para mudar isso. Com certeza você notará a diferença.

Pintura

Casa e Lar

Se tem algum cômodo da sua casa que não é aconchegante de jeito nenhum, que tal dar uma nova cara a ele pintando as paredes? Utilize uma tinta acrílica acetinada e pinte-as com cores mais leves e neutras, como cinza, bege, branco ou off-white.

Além disso, você pode apostar em quadros, gravuras ou souvenirs. A decoração é um aspecto de grande importância para gerar um lar mais agradável.

Portanto, use a criatividade, busque referências e inspirações na internet e monte seu cômodo da forma mais aconchegante possível.

Plantas

Doce Lar

Além de contribuírem para a decoração e darem mais vida ao ambiente, as plantas também ajudam a deixar o seu lar mais confortável!

Por isso, invista nelas em alguns cômodos da sua casa. Só não exagere. Coloque-as nos ambientes de modo que agreguem e complementem, não que atrapalhem ou gerem “muita informação” no local. Tenha “cantos verdes”.

Algumas opções de plantas para casa são: árvores-da-felicidade, cactos, orquídeas, samambaias, suculentas e violetas.

Além disso, uma boa alternativa ainda neste tópico é investir em jardins verticais, principalmente se você não possui muito espaço para ter plantas. Esse estilo é bastante adotado por pessoas que moram em apartamentos, por exemplo.

Tapete com pelo macio

Quarto

Outra dica interessante para gerar mais conforto em seu lar é colocar um belo tapete com pelo macio na sua sala e/ou no seu quarto.

O truque nesse caso é escolher um modelo que tenha um tamanho adequado para o ambiente e que possua cores semelhantes às cortinas e ao ambiente no geral (seja em relação à sala ou ao quarto).

Dessa forma, ele ficará de uma maneira muito mais harmoniosa no espaço.

Além do mais, chegar em casa depois de um dia estressante e pesado, tirar os sapatos e colocar os pés descalços no tapete é uma sensação extremamente relaxante, como se os seus pés estivessem sendo massageados pelo tapete.

Agora, caso você tenha alergias ou possua algum animal de estimação, busque modelos que são produzidos com materiais não alergênicos e que sejam facilmente aspiráveis. 

Assim, você mantém o tapete no lar e não afeta a saúde de ninguém.

Velas aromáticas, difusores e incensos

Velas Aromáticas

Além de proporcionarem um aroma agradável em sua casa, as velas aromáticas, os difusores e os incensos também contribuem para que seu lar fique mais aconchegante e até mesmo romântico.

Portanto, eles também são uma boa pedida quando o assunto é conforto e aconchego.

O único ponto aqui é tomar cuidado na hora de escolhê-los, afinal, há muitas opções, muitos aromas diferentes para escolher. 

Evite aqueles que são muito fortes, pois podem acabar sendo enjoativos ou até mesmo desagradáveis depois de um tempo.

Telhas termoacústicas

Janelas

Fugindo um pouco do interior do seu lar, você pode investir em materiais que ficam na parte externa da sua casa e que também geram mais aconchego e controle térmico, como é o caso da telha termoacústica.

Limpeza e organização

Quarto limpo

De pouco adianta seguir todas as dicas que dissemos até o momento, se o seu lar está frequentemente sujo, bagunçado e com as coisas espalhadas pelo caminho.

Por isso, se você quer ter um lar mais aconchegante, é de suma importância que você e as pessoas que moram com você mantenham os ambientes sempre limpos e organizados, com as coisas no devido lugar!

Assim, além de conseguir um ambiente mais agradável para se morar, você conseguirá otimizar tempo e encontrar tudo o que procura de uma forma muito mais fácil, afinal, você saberá onde cada coisa está.

E então, pronto para deixar o seu lar mais aconchegante? Você já conhecia alguma dica que apresentamos? Deixe um comentário abaixo! Queremos ouvir você e suas experiências. Talvez tenha algo que você saiba e que possa ajudar outras pessoas!

Ah! E se você gostou do artigo, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas em suas redes!

Reply