5 tendências de marketing que você precisa saber
O marketing é uma das áreas que mais vem ganhando destaque nos últimos anos, com a notória mudança de comportamento e as necessidades dos consumidores se tornando cada vez mais digitais, essa área praticamente se reinventou dentro do mercado virtual, apresentando soluções diferentes com uma experiência personalizada e abordagens completamente novas.
Nos dias de hoje, o marketing vai muito além de uma simples propaganda, ele se enquadra como uma área completa, que envolve estratégias diversificadas e um excelente planejamento, o problema é que, com o seu crescimento eminente, muitas empresas começaram a utilizá-lo cada vez mais, o que é claro, gera uma grande concorrência mercadológica.
Até em nichos mais específicos como na locação de grupo gerador, existe uma boa competitividade e muitas vezes, o marketing faz total diferença no momento da escolha do consumidor. Mas, para que você se destaque perante aos outros é preciso sempre estar antenado a esse segmento.
Saber sobre as novidades do marketing e seus novos formatos, te proporciona um mundo repleto de possibilidades no qual você pode trabalhar com mais eficiência, pensando nisso, nós separamos 5 tendências de marketing que você precisa saber para aplicar no seu negócio, bora conferir melhor cada uma delas? Então vamos lá!
- Audiovisual cada vez mais presente
Não é mais segredo para ninguém o quanto o formato audiovisual vem ganhando a preferência do público, de acordo com pesquisas, 71% dos brasileiros preferem consumir um conteúdo que esteja ou em formato de vídeo ou em formato de áudio, é só ver o quanto os podcasts e as transmissões ao vivo tem se popularizado nos últimos 3 anos.
Esses formatos se tornaram uma verdadeira febre, o que fez com que adotá-los dentro do marketing virasse uma tendência quase que obrigatória para qualquer um que queira investir nessa área.
A praticidade, boa interatividade e até mesmo uma dinâmica melhor, fornecem tanto ao áudio quanto ao vídeo, a possibilidade de marcarem presença dentro do coração dos consumidores.
- Geofencing
O geofencing se trata de uma tendência que está a frente do geomarketing, o grande objetivo dela é “cercar” seus clientes em áreas específicas por meio do monitoramento de seus smartphones, ou seja, essa é uma tendência que coleta dados de uma determinada região, e consegue entender, as necessidades dos clientes e indicá-los até a sua loja.
Pode ter ficado um pouco confuso, mas o conceito é bem simples, imagine a seguinte situação: você está navegando por uma determinada área utilizando o seu Waze com a sua localização ligada, ao passar por alguns locais como fast foods, restaurantes ou por uma loja de material de construção, você recebe uma mensagem direta daquele local.
Geralmente, essas mensagens possuem ofertas como a promoção de um lanche, ou desconto na compra dos conectores elétricos, isso faz com que você se interesse e vá até o local, esse basicamente é o Geofencing.
- Encurtar a jornada do cliente
O mundo está cada vez mais dinâmico e as pessoas estão com um tempo reduzido para realizarem uma determinada compra, sendo assim, uma outra boa tendência é justamente encurtar toda essa jornada e deixar tudo muito mais simplificado, desde o pedido, até o envio.
Os consumidores costumam priorizar empresas que fornecem até eles, uma experiência personalizada e que seja rápida e eficiente, sendo assim, é preciso conhecer muito bem a sua persona, e mais do que isso, automatizar os seus processos.
Diminua os formulários do seu site, procure realizar uma entrega rápida e ofereça produtos que combinem com o perfil de cada cliente.
- Conteúdos em alta
Sem dúvidas, o tráfego orgânico nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje, o Inbound Marketing tem se tornado uma referência dentro do mercado, e muito disso é graças aos conteúdos que estão em alta.
As pessoas procuram cada vez mais o consumo de conteúdos de alta qualidade, com temas diversificados e que priorizam a experiência do usuário, além disso, existe uma nítida preferência para aqueles negócios que fazem com que o consumidor venha até a marca, e não o contrário.
A otimização do SEO e o uso geral do Inbound, sem dúvidas são tendências que se você ainda não utiliza, saiba que está perdendo tempo.
- Influenciadores segmentados
Os chamados influencers digitais tem se tornado cada vez mais recorrentes no nosso cotidiano, ou vai me falar que você não segue nenhum influenciador que fale sobre games ou maquiagens?
O fechamento de parcerias com eles é algo comum e uma forte tendência do mundo do marketing, mas não só com mega influenciadores, mas também com aqueles menores que são mais segmentados, como alguém que fala sobre design e tintas, possui um público de até 10 mil seguidores mas são extremamente engajados, e que pode ajudar a vender o seu catalisador para tinta.
Os chamados micro-influenciadores também estão em alta, e nesse nicho, quanto mais preciso for sua segmentação, provavelmente, melhor serão seus resultados, busque sempre por profissionais que possam te ajudar nessa sua jornada e divulgue o conteúdo certo para as pessoas certas.
Agora conte para a gente, qual dessas tendências do marketing você mais curtiu? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo e de compartilhar o texto com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.