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Diferenças entre Inbound e Outbound

Ter um bom marketing feito para “vender” a qualidade da marca de sua empresa para o público, tem sido o principal objetivo para aumentar os lucros. Com isso, foram criadas algumas técnicas para que assim, um bom planejamento para amostra de serviços e produtos fosse executado de forma correta, trazendo assim, bons resultados.

Duas estratégias muito utilizadas para prospectar clientes, são inbound e outbound. Enquanto um busca atrair novos consumidores, outro utiliza de dados coletados para entrar em contato e oferecer a seus potenciais compradores, solução para seus problemas.

O que é Inbound e como usá-lo em seu negócio

O inbound nada mais é que uma estratégia de marketing que buscará, através do foco no mundo digital, prospecções. Quando feita, evitará dificuldade de busca por novos clientes, já que eles mesmos procuraram por sua empresa. Imagina que um site de venda de materiais como tinta térmica, invista em inbound, com isso as pessoas acessarão com mais frequência seu site, por meio de buscas por este item.

Os benefícios que sua empresa terá:

1. O consumidor será atraído para seu site ou blog, por meio de conteúdos criados para ele, de acordo com sua necessidade, evitando assim, que sejam investidos valores com marketing destinados a pessoas que não têm a necessidade de adquirir seus produtos.

2. Conversão de dados inseridos em sistemas de acesso em sites, para baixar seus conteúdos que se encontram disponíveis na internet, seu site, em informações para sua empresa, como o nome, idade, e-mail, telefone, entre outros.

3. Pegar os dados que foram inseridos, mesmo que a compra não tenha sido efetuada, e repassá-los para sua equipe de venda entrar em contato com o cliente e identificar o porquê ele não deu continuidade e quais são suas necessidades. Por exemplo, se seu negócio é voltado à venda de produtos para sinalização de segurança, uma pessoa entrou nele, colocou alguns itens no carrinho, mas não deu sequência na compra, sua equipe posteriormente, poderá contatá-lo para saber se precisa de ajuda para dar continuidade em sua compra.

4. Após a venda de seus produtos ou realização de um serviço, sua empresa dará seguimento ao bom relacionamento com seu cliente, através de suas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, mensagens via whatsapp que comunique sobre novas promoções, pesquisa de satisfação e informações sobre sua marca.

O que é Outbound e como usá-lo em seu negócio

Diferente do que foi apresentado acima, o outbound tem como objetivo criar estratégias de venda, focadas em prospecção ativa, e abordagem de clientes. Ou seja, seu modelo simplificado, proporcionará a sua empresa que apresente a sua marca e realize abordagens que ofereçam seu serviço e produto de uma maneira direta.

Essa forma de marketing envolve um pouco de telemarketing, mas não é feita apenas através de um telefone. Se a necessidade da sua empresa é vender uma luminária de emergência, ela poderá realizar a amostra de seu produto também, através de comerciais de TV, rádio, links patrocinados, como aqueles que são inseridos em publicidades em outros sites parceiros.

Identificar seu público-alvo, estar ciente de suas necessidades para melhor atendê-los e oferecer os itens certos, trará a diminuição de tempo com estratégias que não impactarão positivamente o lucro de seus negócios.

 Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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