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Funil de vendas: o que é e como desenvolver para seu negócio

Identificar quais são as pessoas que utilizam de seus produtos é essencial para não perder tempo e dinheiro investindo em estratégias de marketing que não irão atingir clientes. Saber quem é seu público-alvo e investir em um bom planejamento de marketing para eles, aumentará a lucratividade de sua empresa.

O funil de vendas, ajudará seu negócio a identificar quem são os seus clientes e qual o contato que você precisa ter com ele, desde a compra até o pós-venda. Assim, é importante que sua empresa saiba bem como ele funciona e quais são os benefícios que podem trazer.

O que é funil de vendas e jornada de compras

O funil de vendas (chamado de pipeline), é um modelo estratégico que identifica a jornada do cliente, desde o primeiro contato que sua empresa realiza com ele até o fechamento do negócio. Formado por um conjunto de etapas, o seu objetivo é fornecer um bom suporte aos seus clientes em seu processo de compras.

O principal requisito para iniciar um funil de vendas é fazer a junção de áreas de Marketing e vendas, estabelecendo uma estrutura realista para a jornada de Leads e de oportunidades no momento certo para a realização de vendas.

O funil de vendas, é o principal responsável por fornecer suporte à jornada de compras, que é realizada em 4 etapas:

1. Aprendizado e descoberta: Nesta fase o comprador não tem ciência de que possui um problema ou uma oportunidade de negócio, como por exemplo, quer comprar um piso industrial, mas não tem certeza se fecha negócio com sua empresa. Então o objetivo será despertar interesse da pessoa que está visualizando este item, mostrando a ele a boa oportunidade que possui para adquiri-lo.

2. Reconhecer o problema: Agora o cliente identificou que que possui um problema e dá início a busca por soluções.

3. Solução: O potencial comprador já identificou algumas possíveis soluções para resolução daquele problema.

4. Decisão de compra: Nesta última etapa, a pessoa interessada pela compra irá adquirir o produto, pois identificou que ele é necessário. Se o cliente buscou por ilhós para lona, ele comprará de sua empresa, pois passou por todas as demais etapas.

Funil de vendas: qual sua importância para os negócios

Passar pelas etapas de jornada de compras é de extrema importância para conseguir chegar às do funil de vendas:

1. Mapeamento da jornada de compras, no qual será descoberta as necessidades e comportamentos do cliente;

2. Definição dos principais marcos que representarão os estágios;

3. Determinação das etapas do funil de vendas;

4. Definição dos indicadores de performance da produtividade e eficiência.

Para conseguir fazer um bom funil de vendas, é preciso seguir as etapas descritas para que ele funcione corretamente, mapeando a sua jornada de compras, fazer a mapeação dos principais marcos que representam as viradas de estágio e fornecer suporte à jornada de compras.

Se seu negócio é de locação de geradores, adotar um funil de vendas, proporcionará ao seu negócio uma ótima estratégia para conseguir novos clientes e trazê-los para usufruírem do que sua empresa tem a oferecê-los. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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