Marketing Conversacional: Saiba mais sobre
O marketing inova a cada momento, pois ele se molda dentro das estruturas do seu tempo. O marketing que se praticava há 30 anos, já não é o mesmo tipo de marketing que se pratica hoje.
Ele mantém a base de conceito dos seus grandes teóricos ao longo dos anos, mas ele se adapta às novas realidades e à materialidade.
Nos últimos anos, o conceito de marketing conversacional ganhou espaço relevante nas agências especializadas, devido a otimização de dispositivos de reconhecimento de voz e formas de comunicação entre empresas e clientes.
O marketing organizacional trabalha para alcançar alguns objetivos muito relevantes para o mercado, como por exemplo:
- Compreender a necessidade do cliente;
- Oferecer a melhor solução;
- Desenvolver um relacionamento próximo;
- Aumentar o índice de fidelidade.
No entanto, o marketing conversacional é um conceito que muitas empresas ainda não compreenderam bem.
Nossa equipe especializada em marketing, produziu esse artigo para explicar melhor esse conceito que vem mexendo com o mercado. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!
Mas afinal, o que é marketing conversacional?
Marketing conversacional é um conjunto de estratégias que uma empresa de caixa de pizza personalizada pode adotar para fornecer soluções aos clientes, levando em consideração que o consumidor não é um mero receptor, mas também um colaborador da construção da própria marca.
As estratégias estão instrumentalizadas na conversação com o cliente e no acúmulo de informações relevantes sobre determinado produto ou serviço. Isso pode alterar consideravelmente a forma como a empresa age ou procede com o atendimento.
Em outras palavras, para uma distribuidora de fios e cabos elétricos, por exemplo, o marketing organizacional abrange a geração de demanda e exploração de mercado, voltadas ao contexto da conversa.
Para isso, é usado tecnologias como big data, conversação digital, reconhecimento de voz e outras tecnologias que vamos falar no tópico a seguir.
As tecnologias usadas no marketing conversacional
As tecnologias usadas no marketing conversacional estão ligadas às camadas físicas, como ligações telefônicas, até sua extensão digital, como chatbots instalados em sites, blogs, lojas virtuais e redes sociais.
Trata-se da junção de todos as formas comunicacionais de uma empresa de dobra de chapa, criando um quadro de distribuição de informações relevantes do cliente e do mercado, que ajudam no estudo aprofundado do comportamento do consumidor..
As ferramentas mais comuns que se costuma utilizar são chatbots, assistentes de voz, e sistemas otimizados de reconhecimento de voz para coleta de informações.
Marketing conversacional e a criação de diálogos
O que faz da estratégia de marketing conversacional algo muito viável, é a ideia de incentivar com que o cliente fale o que a empresa precisa ouvir.
Dessa forma, o sistema inteligente, seja o chatbot ou o atendimento da rede virtual, incentiva diálogos produtivos, que vão ser enviados ao setor de marketing e analisados por especialistas do ramo.
Imagine que um cliente que costuma comprar no site da empresa de materiais de construção, por exemplo, recebe um atendimento virtual perguntando qual a opinião sobre o Martelete demolidor que esse cliente comprou há um tempo atrás.
Isso é um tipo de marketing que faz o cliente ficar mais próximo da empresa devido a conversa, fazendo com que se sinta importante e ainda concede uma opinião sincera e relevante, que pode alterar de forma considerável como a empresa lida com o atendimento.
Esse foi o nosso artigo falando dos principais conceitos do marketing conversacional. Esperamos que esse texto tenha esclarecido suas principais dúvidas.
Se gostou do nosso conteúdo compartilhe e siga para mais dicas de marketing, gestão de empresas e empreendedorismo digital.