Marketplace: quais as suas principais vantagens?
Nos últimos anos as vendas pela internet se tornaram algo cada vez mais popular, para se ter uma noção, em 2021 o faturamento do mercado virtual foi de cerca de R$ 161 bilhões, o que representa 27% a mais do que o ano anterior, e em 2022 esse número tem aumentado cerca de 9% até então.
Dessa forma, só pelos dados podemos ver o quanto comprar pela internet tem se tornado uma verdadeira febre aqui no Brasil, e um dos grandes responsáveis para que isso acontecesse foi justamente o marketplace.
Você com certeza já acessou um grande portal como Amazon, Mercadolivre, Magazine Luiza ou Americanas, e ao navegar por lá comprou alguns conectores elétricos ou outros produtos que precisava, se você já fez isso, então saiba que comprou algo de um marketplace, ou teve grande chance de comprar.
O marketplace são grandes portais de vendas como os que citamos acima, que cedem o seu espaço para empresas menores colocarem seus produtos e realizarem a divulgação dos mesmos através desses sites, sendo assim, você pode vender seu produto em um grande portal com muito mais visibilidade, desde que é claro, pague uma taxa para cada grande empresa.
Essa é uma das formas mais comuns de vendas pela internet, e acaba sendo extremamente vantajoso para pequenos e-commerces, se você quer saber se o marketplace realmente vale a pena, no texto de hoje, separamos quais são as principais vantagens dessa modalidade, bora conferir? Então vamos lá!
Popularidade e alta visibilidade
Um dos principais benefícios do marketplace é a sua popularidade e alta visibilidade, sem dúvidas, anunciar em uma plataforma de grande porte e reconhecimento acaba sendo muito mais atrativo do que começar a sua loja do zero, afinal, o volume de tráfego em grandes portais tende a ser absurdamente maior.
Dessa forma, esses sites são mais populares e a chance de você ser visto, é muito maior, melhorando o alcance da sua empresa e atingindo um público muito maior do que você está habituado ou que poderia ter em seu e-commerce.
Maior taxa de retenção
Se você apresentar uma grande variedade de produtos dentro do seu site, com certeza sua taxa de retenção irá crescer consideravelmente, isso porque, as pessoas já estão acostumadas com aquela plataforma, e confiam em suas metodologias de entrega e compra, é como realizar a locação de grupo gerador, dificilmente você irá querer trocar de lugar caso aquele seja de sua confiança.
Então, quanto mais produtos e centralização você tiver dentro de uma plataforma de marketplace, mais você consegue reter clientes que confiam na empresa e acima de tudo, gostam das opções que você fornece.
Menor investimento em marketing
Quem vende pela internet sabe que é impossível obter bons resultados sem ter um investimento considerável no marketing digital, é quase que obrigatório utilizar estratégias como SEO, links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, e por aí vai.
Porém, por mais que você atue apenas com tráfego orgânico, o investimento na ajuda profissional para a divulgação do seu e-commerce é algo imprescindível, e uma das grandes vantagens do marketplace é justamente a economia com esse investimento.
O portal já realiza a divulgação e serve como um “canal de marketing”, o que faz com que, a partir do momento que seu produto estiver no ar, não é mais necessário se preocupar com a sua divulgação, que acaba funcionando de forma automatizada dentro dessa plataforma.
Canal adicional para as vendas com funcionamento mais simples
Além de poder ser o grande carro-chefe da sua empresa na entrada para o mundo digital, o marketplace ainda é considerado um ótimo canal adicional para as suas vendas, podendo ser facilmente, uma segunda opção para sua loja virtual.
Em suma, ele proporciona o crescimento do negócio do lojista como um todo, podendo fazer divulgação de produtos utilizando esses grandes sites, e gerando reconhecimento para o seu e-commerce.
Facilidade para dar o primeiro passo nas vendas digitais
Assim como quando começamos a pintar que precisamos ter alguns recursos como um catalisador para tinta, aqui o marketplace aparece como a principal opção para quem quer dar os primeiros passos no mundo das vendas digitais.
Por se tratar de sites já formados, consolidados, e uma infraestrutura completa, os vendedores se preocupam menos e podem dar os primeiros passos de uma forma muito mais tranquila e eficiente.
Ou seja, é uma maneira muito mais fácil de concretizar novas vendas digitais do que um e-commerce, por exemplo, além de conseguir vender mais logo de cara e não se preocupar com a montagem de toda estrutura de vendas, o que é claro, deixa tudo ainda mais simples e eficiente.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.