noComentários

O que é certificado digital e qual sua importância?

A tecnologia proporciona uma série de facilidades dentro do nosso cotidiano, tanto pessoal quanto profissional, sem ela, várias atividades diárias seriam muito mais difíceis de serem executadas, como por exemplo solicitar o laudo spda, a comunicação com as pessoas e a automatização de algumas tarefas. 

Mas mesmo com todo impacto positivo que a internet possa ter dentro de nossas vidas, muitas pessoas ainda não se sentem totalmente seguras para realizar determinadas trocas de dados e passar suas informações para outras pessoas, com medo de tomar algum tipo de golpe ou ser prejudicado por isso, e é exatamente aí que entra o certificado digital. 

Você sabe o que ele significa? Sabe qual a sua importância dentro do nosso cotidiano? Se ainda não conhece o certificado digital fique tranquilo, no texto de hoje iremos falar tudo para você sobre essa que é uma das ferramentas mais importantes do mundo digital, boa leitura!

O que é o certificado digital?

O certificado digital é uma identidade eletrônica de alguma pessoa física ou jurídica criada para facilitar a vida na hora de enviar determinados documentos importantes, através dele é possível agilizar processos, reduzir custos, e principalmente garantir a validade jurídica, segurança e confidencialidade de dados. De forma resumida ele é como se fosse o RG do mundo digital. 

O certificado digital pode ser utilizado para assinar documentos e contratos e ele é válido assim como uma assinatura com papel e caneta, garantido a legalidade das informações, se você ainda está com um pé atrás com a sua segurança pode relaxar, ele é tão confiável que a maioria das aplicações do governo solicita sua aplicação nas transações.

Ainda não entendeu como ele funciona? Bom vamos dar um exemplo prático, vamos supor que você precise de um martelete demolidor e está fazendo negócio com algum fornecedor que está fora da cidade, para não ter que esperar que ele volte para fechar a transação, você pode utilizá-la utilizando o certificado digital, ele literalmente substitui a documentação física fornecendo garantias e segurança em uma transação online. 

Qual a importância do certificado digital?

Como você pode perceber acima, o certificado digital é considerado crucial por conta da sua facilidade, versatilidade e praticidade que ele pode oferecer dentro do dia a dia. Atualmente, muitos documentos digitais não são aceitos se não tiverem a assinatura digital regulamentada, o que faz com que as pessoas físicas e jurídicas precisem utilizá-lo diariamente. 

Se você quer emitir uma nota fiscal eletrônica, por exemplo, é preciso do certificado digital para garantir a veracidade das informações na hora do envio para a Secretaria da Fazenda, alguns outros casos de tributação como Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional também precisam ter esse certificado. 

Ou seja, basicamente, qualquer transação online que você for realizar, precisa do certificado, garantindo a veracidade dos fatos e disponibilizando autenticidade governamental, fazendo com que todos os documentos estejam seguros se forem assinados através do certificado. 

Para que serve o certificado digital e onde ele é aceito?

Ele serve para assinar documentos digitalmente e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente em órgãos públicos, alguns exemplos são: Receita Federal, INSS, br e as juntas comerciais. Além disso, ele é crucial para a assinatura de documentos digitais, funcionando como um reconhecimento de firma e uma assinatura de papel e caneta. 

Ele também ajuda a acessar sistemas de dados restritos, disponibilizando acesso principalmente a órgãos governamentais e a trabalhar em sistemas virtuais diferentes, como e-saúde, e-jurídico e e-contador. 

Independente se você atue em alguma dessas áreas ou se venda racks para servidor, é extremamente recomendado que você possua o certificado digital disponível, acredite, os benefícios são bem melhores do que você imagina. 

O que achou do texto de hoje? Você acha que o certificado digital é tão crucial assim no dia a dia de uma pessoa? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima!

Responder