Qual médico para homem escolher? Entenda mais sobre as especialidades

Homens que possuem problemas relativos à saúde sexual são bem mais comuns do que imaginamo. Entretanto, em consequência de tabus e pressões sociais, é corriqueiro ver indivíduos do sexo masculino constrangidos em buscar ajuda com um médico para homem.

Esse constrangimento pode custar caro, pois a saúde sexual é parte fundamental do bem estar do homem e da preservação harmônica de seus relacionamentos. Afinal, sabemos das importância que uma boa dinâmica sexual exerce em qualquer união amorosa.

Além do mais, problemas sexuais podem gerar outros tipos de consequência à saúde, principalmente psicológica. A frustração pela queda de desempenho pode gerar medo, ansiedade e quadros depressivos.

Assim, ao identificar problemas na sua sexualidade, qual especialidade médica os pacientes devem procurar? Afinal, existe médico para homem exclusivamente

Quem são eles? Como escolher um confiável e quais as formas possíveis de marcar consulta. Explicaremos tudo neste artigo. Vem com a gente!

Quais as especialidades de médico para homem?

Quando o assunto é médico para homem, os problemas de saúde mais comuns são problemas urinários, ejaculação precoce, perda da libido, problemas de ereção, dentre outras possibilidades.

Esses problemas são mais comuns do que imaginamos. Segundo o Dr. José Mario Reis, estima-se que 52% dos homens apresentarão algum grau de disfunção erétil na vida: 10% representam os casos graves; 25%, os de disfunção moderada e 17%, os de disfunção mínima.

A falta de desejo sexual, também conhecida como perda de libido, também é uma disfunção sexual característica em homens, apesar de vários não se darem conta de que um médico especializado pode resolver esse problema com medidas assertivas. 

Mesmo manifestando-se, apenas 1 a 3% dos homens com menos de 50 anos sofrem do problema da falta de libido ou frigidez masculina..

Para tratar desses problemas, existem dois segmentos de médico para homem que podem ajudar com os cuidados necessários: o urologista e o andrologista.

Vamos entender melhor um pouco sobre a diferença entre as duas especialidades.

Qual a diferença entre andrologista e urologista?

O andrologista lida diretamente com a saúde sexual exclusiva do homem, desde questões reprodutivas ou simplesmente sexuais. Portanto, para ficar em dois exemplos, esse profissional pode ajudar o paciente masculino que sofre de problemas como a infertilidade ou problemas de ereção.

Todo homem deveria ter consultas intervaladas com certa constância com um andrologista para ter um acompanhamento adequado de sua saúde sexual.

Mas quanto ao urologista? Qual é a sua função e como ele se diferencia do andrologista?

Na verdade, o andrologista trata-se de uma subespecialidade dentro da urologia que lida com o aparelho reprodutor e seus diversos aspectos, funcionais e hormonais.

Assim, o urologista também está apto para tratar da saúde sexual dos homens. A diferença é que o urologista abrange outras capacidades da especialidade, como problemas relativos ao sistema urinário e também com doenças da próstata.

O exame do toque retal, por exemplo, para identificação de câncer de próstata, é feito por uma profissional de urologia.

O especialista trata de problemas na bexiga, rins, e em canais, como na uretra e nos ureteres. Nessa condição, o urologista pode tratar do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.

Existem uma diversa gama de urologistas especializados em sexualidade. Portanto, se você sofre de problemas como ejaculação precoce ou perda de libido, por exemplo, e tiver na dúvida se deseja ser consultado por um andrologista ou por um urologista, saiba que o primeiro é apenas uma forma de atuação do segundo.

Portanto, todo andrologista é um urologista, mas nem todo urologista é um andrologista.

Existem muitos urologistas especializados em tratamento andrógenos, como a sexualidade, e que podem receitar medicamentos eficazes contra problemas de ereção e outras disfunções sexuais, como o Viagra e a Tadalafila, por exemplo.

Qual escolher? Urologista ou Andrologista?

Se você tiver problemas de saúde sexual e precisa de um médico para homem, não se prenda a rótulos, e saiba que não importa como o médico se rotula, como andrologista ou urologista. Nos dois casos, ele estará apto para cuidar da saúde.

O importante é buscar referências e o médico mais confiável. Além disso, é muito importante pensar também na praticidade e eficiência das consultas e como elas se adequam à sua disponibilidade.

Falaremos disso no tópico seguinte.

Como marcar uma consulta confiável com um médico para homem?

Vivemos numa época de profunda transformação digital e todos nós sabemos disso. Se cursos educacionais, shows e vários outros segmentos migraram para plataformas na internet, o mesmo aconteceu com a saúde.

Atualmente é possível agendar consulta até com especialistas em saúde sexual, como urologistas, de forma segura e virtual, no conforto da sua própria casa. Há plataformas de telemedicina especializadas em cuidados com a saúde sexual com profissionais orientados para oferecer atendimento personalizado e discreto

  • Veja como marcar uma teleconsulta online com um urologista:

É possível receber todo o acompanhamento e diagnóstico confiável como se tivesse sendo consultado por uma clínica. A diferença é que todo o processo pode ser feito pelo seu computador ou smartphone, sem se preocupar com deslocamento ou filas de espera constrangedoras em salas de recepção. Incrível, não é?

Gostou do conteúdo? Esperamos que este tema sensível e de suma importância, pois lida com disfunções sexuais que precisam ser tratadas, tenham ficado claros.

 A conscientização para técnicas de prevenção e acompanhamento de médico para homem deve ser sempre relembrado e incentivado. Principalmente tendo em vista todo o tabu acerca do tema. 

Até a próxima! 

Esse artigo foi escrito pela Omens, plataforma direta, online e segura de acompanhamento da saúde sexual. Nossa equipe é formada por médicos urologistas certificados pela CRM e especificamente qualificados para teleconsulta.

 

Reply