Medidor de Água: Tudo que você precisa saber

O medidor de água, também conhecido como hidrômetro, tem como principal finalidade fazer a medição e o registro do consumo de água de um determinado local.

Ter acesso a medidores de água é uma grande vantagem tanto para residências quanto empresas, pois permitem que a cobrança pela concessionária aconteça de forma justa.

Ou seja, o valor cobrado na conta de água respeitará o que realmente foi consumido, não deixando margem para dúvidas.

Continue conosco a leitura deste artigo e saiba tudo que precisa acerca do medidor de água.

Medidor de água: entenda como é o seu funcionamento

Para aprender a fazer a correta leitura do seu medidor de água, é necessário entender as funções de cada um de seus itens. Confira:

Números

A quantidade de metros cúbicos de água consumidos, são representados pelos números pretos dos medidores de água.

Já os números escritos em vermelho, significam a contagem de litros, por isso não devem ser utilizados no momento em que o consumo for medido.

Relógios

Presente na parte inferior direita do medidor de água, o relógio é responsável por marcar a quantidade de litros que foram consumidos.

Existe ainda um relógio que se encontra no centro e também na parte inferior dos medidores de água, que correspondem aos décimos de litros.

A função da bolinha preta que se encontra no centro do medidor de água mostra que o consumo de água está acontecendo normalmente.

Isso quer dizer que, sempre que a mesma estiver girando, alguma torneira do imóvel está aberta.

Conhecendo tais funcionalidades, uma pessoa já está apta para fazer a leitura correta de seu medidor de água, que deve acontecer da seguinte maneira.

  • Conferir os números pretos;
  • Anotá-los para fazer os comparativos, que permitem que saiba o consumo diário e mensal, por exemplo;
  • Se quiser saber o consumo mensal, o usuário deve procurar na conta de água a data em que foi feita a medição.

Em seguida, deve-se subtrair o valor do consumo atual com o número do mês anterior.

Portanto, se em abril a leitura apresentou o valor de 4.000 m 3 e em maio esse valor subiu para 4.310 m³, ao realizar a conta de 4.310 – 4.000, chega-se ao valor de consumo de período em questão de  310 m³.

Vale ressaltar ainda que essa conta pode ser feita diariamente e que o valor encontrado jamais será negativo.

Assim sendo, independente do consumo de um mês ser inferior ao mês anterior, é o valor resultante da subtração que deve ser considerado, mesmo que seu resultado seja negativo.

Considerando que 1m³ corresponde a 1000 litros de água, têm-se que o consumo de 310³ é equivalente a 31.000 litros de água que foram gastos.

Como diagnosticar defeitos nos medidores de água?

Um dos principais indícios que há algum defeito no medidor de água é o aumento do consumo de água, mesmo que o número de pessoas dentro do imóvel seja o mesmo.

Geralmente, esse problema é decorrente do desgaste natural de seus elementos internos.

Logo, a leitura que o relógio faz, acontece de forma equivocada.

Para evitar que a cobrança dos valores seja feita de forma injusta, devido a um defeito do aparelho, é preciso realizar o seguinte teste.

Avaliar se em algum momento o medidor de água fica parado, assim, se isso estiver ocorrendo e o consumo estiver subindo de maneira repentina, é bem provável que o usuário tenha um problema no equipamento.

Outra característica que deve ser avaliada é se a bolinha não parar de girar, mesmo que no imóvel não tenha ninguém, pois isso demonstra que um vazamento pode estar acontecendo.

Portanto, se o seu medidor de água estiver com vazamento, é fundamental solicitar a visita técnica de um representante da companhia de saneamento básico que atende em sua cidade.

Cuidados que devem ser tomados com os medidores de água

Para o bom funcionamento dos medidores de água, alguns cuidados são necessários, tais como:

  • Manter o equipamento sempre limpo;
  • Não colocar objetos em cima do medidor de água, visto que impede que a medição do consumo de água seja feita de maneira correta;
  • Não retirar o lacre, já que essa atitude pode ser considerada como uma violação;
  • A companhia de saneamento deve ser contactada assim que o problema no hidrômetro for percebido.

Conclusão

Não há dúvida sobre a importância de ter em seu imóvel, seja ele residencial ou comercial, um medidor de água, que vai te possibilitar uma medição segura do seu consumo de água.

Com isso, impede-se a cobrança injusta dos valores pela prestação do serviço de fornecimento de água.

Para que essa avaliação possa acontecer de maneira eficaz, é extremamente importante contar com um equipamento de qualidade.

Na ConAut você encontra não apenas diferentes tipos de medidores de água, como também os medidores de nível, de temperatura, de pressão e demais equipamentos.

Há ainda a possibilidade de solicitar os serviços de assistência técnica e de calibração, que são realizados pelos melhores profissionais do ramo.

Leia Também:

Gestão de Frotas: saiba como essa ferramenta pode ajudar na redução de custos e aumento da eficiência
4 passos importantes da tecnologia nos negócios

Reply