noComentários

4 dicas para transportar móveis grandes para dentro de apartamento

Realizar mudança de residência nem sempre é uma tarefa fácil. Além de você ter que se preocupar com todos os detalhes do novo endereço, também precisa saber como vai transportar os seus móveis até o novo espaço, e isso pode causar grandes dores de cabeça principalmente quando se trata de apartamentos.

Por isso, esse post vai ser uma mão na roda para você que não vê a hora de estar com o seu lar mobiliado do jeitinho que gosta!

Seja através de içamento de carga para móveis ou de plataformas elétricas, há várias opções para quem pretende transportar móveis grandes até espaços difíceis de serem acessados. Pode listar o uso de guindastes, caminhão munk, plataformas elevatórias e até mesmo o uso de empilhadeiras dependendo do andar de seu apartamento.

O ideal é que você faça a escolha pensando no jeito mais simples que você pode ter, levando em consideração custo benefício, o tempo disponível e as pessoas que estarão prontas para te ajudar.

Saiba agora quais são os principais meios que você tem para transportar de um jeito fácil o seu móvel. Confira!

1. Içamento de carga para móveis

Pode parecer estranho à primeira vista, mas içamento de carga para móveis é uma das opções mais seguras e vantajosas para quem pretende subir objetos grandes em apartamentos.

Isso acontece porque para se fazer um içamento, é necessário contratar uma empresa especializada e que tenha profissionais capacitados para realizar tal tarefa. Esse fato garante que seus móveis terão equipamentos como, cordas de aço e roldanas fortes o suficiente para realizar o transporte.

Os içamentos podem ser feitos através das sacadas, varandas ou terraços. A quantidade de funcionários envolvidos variam muito de acordo com a quantidade de imóveis que você terá que transportar e o peso de cada objeto.

De toda forma, você vai precisar de autorização do síndico do apartamento, além de avisar com antecedência em assembleias de moradores, para que não haja nenhum incômodo por parte de seus vizinhos.

Geralmente, os condomínios só autorizam a realização desse transporte em horário comercial e durante a semana, por isso, verifique com a empresa responsável o período de tempo que você precisa e faça um acordo para que tudo aconteça no tempo previsto.

Como escolher a empresa ideal

Para contratar uma empresa que faça o içamento de carga para móveis, é necessário que você verifique quais estão disponíveis na sua região.

Além disso, veja se os valores das empresas disponíveis estão dentro do seu orçamento, muitas vezes, os preços vão mudar de acordo com o peso do objeto, do tamanho e do grau de dificuldade do transporte.

Essa variação pode ocorrer em uma média de R$250 a R$1000.

2. Plataforma elevatória

A plataforma elevatória surge como uma segunda opção, igualmente segura, para quem precisa colocar móveis grandes dentro de apartamentos.

Ela funciona como uma espécie de elevador mesmo, valendo-se de equipamentos elétricos para ser içada. Isso pode até otimizar seu tempo, porém essa é uma das formas mais caras de transportar um móvel para dentro de um prédio.

Contudo, realizar esse transporte por máquina não substitui a supervisão de um ou mais funcionários que deverão ter todo o controle da prática.

Mas é preciso que você tenha cuidado e atenção alguns detalhes. Para realizar içamentos tanto manualmente quanto por equipamentos elétricos é importante ficar de olho no clima e no tempo isso porque chuviscos, ventanias e tempestades atrapalham e danificam os equipamentos, impedindo que o trabalho aconteça.

3. Rampas de acesso ou elevadores de carga

Prédios novos já possuem como pré-requisito para construção rampas de acesso. Isso porque, há uma lei aprovada em 2018 que garante que todo prédio residencial precisa apresentar uma rampa de fácil acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

O que isso tem a ver com você? Ora, isso facilita a entrada do seu móvel no prédio e a locomoção dele até os apartamentos, afinal, essa rampa poderá ser utilizada na ausência de pessoas com necessidade. Vale lembrar que é sempre necessário que você avise com antecedência o síndico e o condomínio sobre os transportes.

Quando o prédio não apresenta rampas disponíveis, verifique se há a possibilidade de levar o seu móvel através dos elevadores de cargas. Diversos lugares, principalmente os condomínios com muitos blocos e andares, possuem elevadores próprios para isso.

4. Desmonte o máximo que puder

Esgotadas as possibilidades, tente encontrar móveis que possa ser desmontado ao máximo, isso vai facilitar não só o transporte como a montagem dele dentro do seu apartamento.

Ademais, procure por profissionais que possam ajudar no carregamento de cada móvel, afinal, pessoas especializadas na área tendem a enxergar possibilidades e formas inovadoras para que esse transporte possa correr do melhor jeito.

Hora de agir

Agora que você já sabe as possibilidades que você tem de transportar o seu móvel e fazer a mudança ideal para seu apartamento, chegou a hora de agir!

Escolha a forma que mais se encaixe no seu orçamento e tempo disponível. Lembre-se que é necessário sempre informar o síndico e o condomínio sobre quaisquer atividades que você fizer durante a sua mudança.

Verifique as condições dos horários certos para realizar tal tarefa e faça uma boa pesquisa entre as empresas da sua região que possa oferecer tanto os serviços de içamento de cargas para móveis quanto de plataforma elevatória.

Depois de feita essa escolha e fechado o seu contrato com a empresa, você vai se surpreender em como será simples fazer a sua mudança!

Responder