Móveis iluminados trazem mais vida aos ambientes da casa

Por mais que escolher o novo imóvel junto à imobiliária seja extremamente prazeroso, existe uma tarefa que igualmente interessante: a decoração de sua nova casa ou apartamento. Afinal, é por meio dela que você consegue transmitir sua personalidade ao ambiente, além de promover bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Sendo assim, um ambiente bem iluminado contribui para tudo isso e existem diferentes formas de fazê-lo.

Uma das maneiras mais criativas de complementar a decoração de seu projeto é utilizar a iluminação no mobiliário. Afinal, quem não gosta de um espaço bem iluminado e aconchegante? Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar como utilizar móveis iluminados em seu projeto. Vamos lá?

Tendência

A iluminação é tendência confirmada em decorações e projetos de design de interiores. Isso porque, os profissionais da área sabem que utilizar focos de luz pode alterar totalmente a estética do ambiente, deixando-o ainda mais elegante, moderno e bonito. Mas, isso não se restringe apenas às luminárias e lâmpadas. Por exemplo, com a iluminação em móveis é possível promover efeitos extremamente interessantes para a decoração de sua casa.

Fitas de led

As fitas de LED facilitaram a aplicação da iluminação em móveis, nichos, prateleiras, balcões e até mesmo rodapés. Antes a única opção era a mangueira luminosa, mas o fluxo era baixo, além de queimar constantemente. Hoje em dia, as fitas possuem diferentes voltagens, sendo que a mais comum é a de 12v. Para utilizá-las, é necessário incluir uma fonte para converter a voltagem para a existente em sua casa, que pode ser 110v ou 220v. Por não ser tão pequena, é necessário ter um espaço para esconder a fonte, mas isso não é um problema para quem já está acostumado a realizar sua instalação.

Vale lembrar ainda que dependendo do efeito de iluminação desejado, o fluxo luminoso varia de 250lm/m a 785lm/m. Além disso, a cor da luz também pode ser em RGB e acionada por controle remoto. Vale lembrar também que seu formato é achatado, com largura de 12mm e a fixação é bem simples, sendo feita por meio do adesivo 3M. Por fim, elas são extremamente adaptáveis ao projeto, pois existem diferentes marcas e modelos, que podem até mesmo ser cortadas.

Onde aplicar a iluminação no mobiliário?

Se os seus móveis têm design sofisticado e boa qualidade, mas ainda assim não se destacam, provavelmente o problema está no projeto de iluminação do mobiliário. Uma opção é utilizar o efeito da luminária embutida ou sobreposta com fitas de LED, na qual a luz fica difusa, ou ainda spots nas prateleiras para iluminar o que está abaixo delas, criando um efeito bonito e funcional. Dessa forma, é possível ver o que tem em cada parte do armário sem precisar acender outra lâmpada, além de garantir um toque mais glamouroso.

Além disso, as gavetas dos móveis também merecem atenção e embutir fitas de led nos nichos entre a gaveta e o restante do móvel cria um efeito moderno e promove charme à peça. Por fim, mas não menos importante, o espelho também pode ser beneficiado com a fita de led. Além de ser funcional, quando colocada atrás do espelho torna o ambiente mais sofisticado.

Vale lembrar ainda que além da fita de LED, existe outra opção, que é embutir spots com lâmpadas de LED dentro de prateleiras, armários, nichos e estantes. Os spots promovem uma iluminação mais pontual, mas dependendo do projeto, são os mais indicados. Além disso, assim como as fitas, as lâmpadas também possuem diferentes cores.

Por que usar LED nos móveis?

As principais vantagens de utilizar LED, sejam lâmpadas ou fitas, nos móveis são:

  • Tamanho: as lâmpadas são pequenas e por isso se encaixam perfeitamente em locais estratégicos, como dentro dos móveis, armários e gavetas;
  • Não emitem calor: Mesmo ligadas por muitas horas, elas não emitem calor, podendo ser usadas em todos os cantos que desejar;
  • Durabilidade: É estimado que uma lâmpada de LED pode durar até 10 anos, possuindo assim ótima durabilidade.

Iluminação quente ou fria?

Para alcançar o efeito desejado, é importante escolher a cor adequada da lâmpada. Isso porque, se usada de maneira incorreta, é capaz de não dar destaque suficiente ou não contribuir para o conforto do ambiente. Portanto, para ambientes para conforto, descanso e lazer, como quartos e sala, o ideal é apostar em lâmpadas e fitas quentes (amareladas). Já os lugares que exigem concentração e precisam parecer limpos, como o espaço de trabalho, cozinha, lavanderia e banheiros, o mais recomendado é investir da luz fria (branca).

Então, agora que você já sabe mais sobre como iluminar os móveis para deixar sua casa mais charmosa e aconchegante, é hora de contratar um profissional especializado para criar seu projeto de iluminação. Por mais que a instalação seja simples e você já tenha ideia de como deseja sua decoração, ter um profissional irá ajudar a expandir sua mente para novas ideias, melhorando ainda mais o que você imaginou.

Reply