Palmilha de poliuretano: descubra por que ela é a melhor para o seu pé

Palmilha de Poliuretano – Alguma vez você já parou para analisar de que material é feita a palmilha dos seus calçados? Se não, saiba que é importante se atentar a esse detalhe, afinal, a palmilha é uma das partes mais importantes do calçado, podendo interferir diretamente no conforto ao caminhar, na postura e na prevenção de dores.

Ou seja, de nada adianta escolher o calçado somente pela aparência, é necessário que ele seja confortável e adapte-se bem ao pé para que não cause desconfortos ao caminhar, como calos e dores, ou até mesmo problemas mais sérios no futuro, como lesões nos joelhos, coluna e pés.

A palmilha deve ser vista como um acessório especial, muitas vezes devendo ser comprada à parte para melhor atender às necessidades de cada pessoa. De diferentes materiais, tamanhos e modelos, a palmilha deve se adaptar à anatomia plantar a ponto de deixar os pés confortáveis mesmo após um longo período usando o calçado. Os materiais usados na fabricação da palmilha são os responsáveis por conferir esse nível de conforto, por isso a análise técnica antes da compra é tão importante.

É por essas e outras razões que, cada vez mais, as grandes calçadistas vêm investindo na qualidade das palmilhas, utilizando materiais que oferecem maiores níveis de conforto e durabilidade. Entre esses materiais está o poliuretano.

Principais materiais utilizados na fabricação de palmilhas

Quando os calçados começaram a ser fabricados, a maior parte dos materiais utilizados no processo era natural, como o couro e a borracha. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, os materiais sintéticos se tornaram alternativas para a confecção de solas e palmilhas, entre eles: PVC, PU, poliestireno, poliamida e poliéster.

Especificamente falando de palmilhas, é comum encontrar opções fabricadas com diferentes tipos de materiais, isso porque existem palmilhas especiais para cada necessidade, como por exemplo as ortopédicas, que ajudam a corrigir problemas no caminhar.

Além disso, as palmilhas de calçados são construídas em camadas, visando oferecer a melhor experiência em conforto. Materiais mais resistentes – como o termoplástico – geralmente são usados para construir a base da palmilha. Já a segunda camada é feita com um material mais macio, como espuma ou silicone. Por fim, a maioria das palmilhas recebe um forro de tecido que pode oferecer diferentes benefícios: aderência, proteção contra ácaros e fungos, transpiração extra, entre outros.

O que é palmilha de poliuretano?

As palmilhas de poliuretano têm ganhado cada vez mais destaque no mercado calçadista e junto aos consumidores que buscam por produtos com elevado nível de conforto, resistência e durabilidade. O PU (poliuretano) pode formar materiais sólidos com diferentes densidades, como espumas, por exemplo.

Como você leu acima, as palmilhas de calçados são compostas por diferentes camadas de materiais. O poliuretano é utilizado na camada de conforto (como espuma), proporcionando um pisar confortável. As palmilhas feitas com espuma de PU podem ser aplicadas em uma grande variedade de modelos de calçados, atendendo diferentes necessidades de conforto e leveza.

A utilização do poliuretano na fabricação de calçados também vai além das palmilhas, podendo ser aplicado em solados e entressolas.

Por que a palmilha de PU é a melhor?

A base de conforto das palmilhas pode ser feita com diferentes tipos de espumas sintéticas, como o EVA ou o poliuretano, por exemplo. Entretanto, as palmilhas feitas com poliuretano oferecem benefícios superiores às palmilhas feitas com EVA ou outros materiais.

A grande diferença da palmilha de poliuretano está no conforto e na absorção de impacto sem se deformar, o que proporciona também a maior durabilidade do produto. O conforto é garantido porque a espuma se adapta facilmente à planta do pé, com ótimo suporte palmilhar.

Outro diferencial está na maciez e na leveza do material, oferecendo um caminhar perfeito, principalmente para quem passa o dia todo com o calçado no pé e precisa se movimentar muito.

Diferenciais das palmilhas em PU

  • Mais conforto ao caminhar
  • Maior maciez e segurança
  • Maior absorção de impactos
  • Maior durabilidade
  • Adapta-se à anatomia do pé

Alta performance

As palmilhas de poliuretano podem ser consideradas de alta performance, pois se destacam em conforto, durabilidade e anatomia. Por ser feita em um material com alta propriedade de flexibilidade, a palmilha de PU se ajusta perfeitamente à planta do pé.

O uso de palmilhas com tecnologia de poliuretano também é indicado para atletas de diferentes modalidades. A combinação de resistência e leveza pode ajudar a aumentar a performance na prática esportiva. Além disso, a alta resistência do material garante as funcionalidades da palmilha por um longo período de tempo.

Agora você já sabe: na hora de considerar a compra de um tênis ou outro tipo de calçado, preste atenção nas características da palmilha. Ao adquirir calçados com palmilhas de PU você certamente estará fazendo uma ótima escolha para o conforto e a saúde dos seus pés!

Leia Também:

Locação de Andaime – É possível economizar optando pela locação de andaime?
Empresa de Mudança RJ – Contato, Site, Whatsapp e Mais
Principais Produtos de Limpeza e Manutenção de Piscinas

Reply