noComentários

Como liderar uma equipe?

Um dos grandes desafios de um gestor é liderar uma equipe e instrumentalizar ações que promovam bons resultados. 

A dificuldade de fazer a gestão de uma equipe advém da própria divergência entre os seres humanos, mas que, no entanto, quando bem trabalhado e seguindo diretrizes, é possível fazer progressos maravilhosos e desenvolver qualquer tipo de empresa.

Em suma, uma boa gestão de equipe pode trazer uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:

  • Redução de turnover;
  • Melhoria nos resultados individuais;
  • Melhoria nos resultados coletivos;
  • Aumento da rentabilidade;
  • Satisfação do cliente;
  • Entre outros.

Se você administra uma empresa que fabrica imã de ferrite, por exemplo, pode estar se perguntando, como liderar uma equipe?

Produzimos esse artigo para tentar apresentar alguns caminhos que vão servir para o gestor do setor industrial, grandes empresas comerciais e também os varejistas. Quer saber mais? Então siga conosco e boa leitura. 

Determine metas

As metas precisam ser determinadas para que sua equipe seja produtiva e consequentemente a empresa alcance bons resultados.

No entanto, ao gestor de empresas, precisamos ressaltar que a determinação de metas precisa necessariamente estar vinculado à realidade da empresa.

Estipular uma meta que seja vista como ‘missão impossível’ pelos seus funcionários, vai ter um efeito reverso e totalmente improdutivo.

Isso pelo fato de que em pouco tempo, a equipe vai perder seu foco e vai aumentar os níveis de insatisfação. 

Em outras palavras, para que seu funcionário mantenha-se focado em fazer o melhor, ele precisa ter o objetivo bem a ser alcançado bem a frente, para que o alcance e atinja a própria autossatisfação. 

Seja o exemplo a ser seguido

Se você tem uma empresa que fabrica e vende tubo flexível, por exemplo, mas você é um líder que chega atrasado todos os dias, você não terá respaldo para cobrar pontualidade de seus funcionários.

O exemplo sempre tem que partir da hierarquia superior e a questão da pontualidade é apenas um dos exemplos que podemos mencionar. Também podemos selecionar a postura profissional, o uniforme, a maneira de agir e o tom utilizado para se comunicar com os demais colaboradores.

Tudo isso constrói a personalidade de um gestor e quando essas características são positivas, automaticamente nasce um bom líder de equipe. 

Utilize o feedback

O uso de feedback precisa ser utilizado constantemente pelo gestor, no entanto, é muito comum depararmos com  feedbacks que os gestores fazem somente na hora de criticar alguma conduta ou resultado negativo da equipe.

É muito importante que o feedback aconteça por motivos variados (bons ou ruins) e nem sempre necessariamente para assuntos que envolvam o trabalho. 

Às vezes o gestor está percebendo que há algum tempo, um colaborador da equipe não está concentrado e antes de cobrar algum resultado, é muito indicado chamar esse funcionário para uma conversa privada e tentar entender o que está ocorrendo.

A mesma coisa serve para parabenizar um funcionário que bateu a meta de uma empresa que faz bacias de contenção, por exemplo. Isso gratifica as pessoas e as deixam mais próximas do líder da equipe e também mais satisfeitas com o setor corporativo em geral.

Esperamos que essas dicas ajudem o empreendedor que está buscando maneiras de lidar com sua equipe e ser bom um líder. Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe para mais pessoas e nos siga para outras dicas de marketing e gestão empresarial.

Responder