noComentários

Como ser um empreendedor inovador?

O empreendedorismo está em alta no mercado e sua finalidade está interligada com as novidades e possibilidade de inovações no mercado.

Na história da humanidade, diversas pessoas materializaram suas ideias e trouxeram inovações que foram importantíssimas para nosso desenvolvimento social e produtivo.

Além disso, ser um empreendedor traz uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Autossatisfação pessoal;
  • Aprendizado de mercado;
  • Aumento de lucros;
  • Sentimento de autonomia;
  • Entre outros.

Mas como ser um empreendedor inovador? Trazer algo novo é a meta de muitas pessoas, pois é nisso que pode estar o caminho do sucesso.

Sabendo da importância do tema, nossa equipe fez um levantamento para lhe dar dicas de como ser um empreendedor inovador. 

Gostou do tema? Então siga conosco e boa leitura!

Fique atento às exigências do consumidor

Muito daquilo que nos aparece de inovação, advém normalmente da ‘falta’. Em outras palavras, uma lacuna que precisava ser cumprida para otimizar nosso cotidiano.

Você é um especialista no ramo de racks para servidor, por exemplo, é bem provável que você conheça algumas deficiências no produto, e você pode criar os meios que flexibilize o mecanismo para melhorar a sua funcionalidade. 

Daí advém o conceito de ‘inovação’, e nesse campo que o empreendedor inovador costuma jogar.

Demos o exemplo dos racks, mas essa ideia pode ser aplicada em vários negócios, como por exemplo para o setor industrial, da gastronomia e das vendas de bens e serviços, entre outros.

Em suma, tudo que está em nossa vida precisa, de uma forma ou de outra, evoluir para alcançar um resultado melhor. Cabe ao empreendedor ficar atento à exigência do mercado para trabalhar em uma solução inovadora.

Tenha mentalidade empreendedora

O empreendedorismo tem como foco principal a própria inovação. Ele não é um conceito metafísico da palavra, ele precisa ser materializado no indivíduo, para que o ser humano aja como tal.

Não adianta você ter uma empresa que fabrica painel de comando, por exemplo, se quando aparecer uma oportunidade de inovar, você simplesmente não quer sair da zona de conforto. 

Você estará agindo exatamente ao contrário do que deve fazer um empreendedor inovador. 

Em outras palavras, o conservadorismo de mercado pode até servir para garantir o fluxo de capital que a sua empresa necessita, mas não garante que daqui um tempo, sua empresa não perca espaço para um concorrente que foi inovador, justamente naquilo que por vezes você renegou.

Atualize os seus conhecimentos

O empreendedorismo não é uma matéria didática, mas ele está em toda a volta, pois ele faz parte da dinâmica de mercado.

Por isso é importante sempre se atualizar sobre as novidades, pois uma coisa acaba puxando a outra e abrindo os caminhos para ideias inovadoras.

Como estamos cercados de algoritmos que controlam a chegada de informação, uma dica é buscar sempre seguir por empresas de tecnologia, que produzem conteúdo cotidiano, para que receba informações para lhe municiar de conhecimento.

Invista em networking

Estar bem acompanhado é fundamental para um empreendedor inovador. Já diz um velho ditado que ‘mentes brilhantes conduzem ideias brilhantes’.

Se você é um profissional especializado em fazer conserto de portão automático, por exemplo, estreitar suas relações de networking com pessoas do setor industrial, pode ser a porta aberta para novas possibilidades, troca de conhecimento e fonte de ideias inovadoras.

É possível encontrar pessoas no seu segmento de várias maneiras, como reuniões na empresa, conteúdo do Linkedin e de feiras e eventos do setor. Portanto, fique atento!

Esse foi nosso artigo falando de como ser um empreendedor inovador. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e empreendedorismo. 

Responder