noComentários

Descubra como é a vida de trabalho freelancer

Trabalho Freelancer

O trabalho freelancer em modelo de home office já era realidade para muitas pessoas antes da pandemia. No entanto, com a crise econômica que assolou o mundo durante a COVID-19, muitas pessoas buscaram por mudar de carreira através de trabalhos freelancers ou até para conseguir uma renda extra.

Trabalhar como freelancer também é uma boa opção de carreira para pessoas com doenças psiquiátricas como Transtorno Bipolar ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apesar de existir tratamento déficit de atenção e tratamento para Transtorno Bipolar, ambas as doenças não têm cura.

Isso significa que o tratamento só ameniza os sintomas e a psicoterapia ensina como viver normalmente mesmo com as doenças. A maioria dos especialistas indicam o trabalho autônomo para pacientes psiquiátricos, porque na maioria das vezes os sintomas podem afetar o trabalho em uma empresa.

Como funciona o trabalho freelancer?

Já trabalhar como freelancer oferece flexibilidade e falta de ordens e pressões superiores, o que é uma boa opção para quem já tem que lidar com determinados sintomas que a maioria das pessoas nem entende.

O que é um freelancer?

Um freelancer é um profissional liberal.  Ou seja, é um profissional que atua em determinado segmento de forma autônoma, sem vínculo empregatício formal com nenhuma empresa.

No entanto, ser freelancer pode ser desafiador. Os freelancers constroem suas carreiras sozinhos e oferecem serviços para pessoas físicas e empresas. O trabalho freelancer está em alta no Brasil por causa da escassez de emprego. Porém, há muitas vantagens em ser um freelancer.

Como é a rotina profissional de um freelancer?

Uma das vantagens em ser freelancer é ser seu próprio chefe. No cotidiano, você precisará exercer algumas habilidades para não cair no desânimo e até mesmo procrastinar. Habilidades como persistência, concentração, organização e motivação são muito necessários na carreira de um profissional autônomo de sucesso.

Um freelancer pode atuar em diversas áreas. Entre os freelancers mais procurados de 2021 estão profissionais das áreas de Gerente de Projetos, Redator de Conteúdo Web, Designer, Gestor de Tráfego Pago, entre outros. Entenda agora um pouco da rotina de um trabalhador autônomo. 

1.     É necessário ir atrás dos clientes

Ser um freelancer pode ter muitas vantagens, mas há muitas responsabilidades atrás do trabalho autônomo. Pode ocorrer um acúmulo de tarefas se você não souber administrar direito seu tempo. O primeiro passo é ir atrás de clientes.

Você pode ir em sites como o Workana e o 99freelas para buscar projetos. Ou fazer cartões de visitas e distribuir. Você pode oferecer um serviço gratuito apenas para obter experiência e ter um trabalho pronto para apresentar como modelo de suas habilidades. A última dica é entrar em contato com empresas que precisam do seu serviço e oferecê-lo.

2. Você precisa ser organizado

Outro fator fundamental para um freelancer de sucesso é realizar a gestão do seu tempo de forma eficaz. Você precisa lidar com vários tipos de demandas, como prazos, entregas de projetos ou trabalhos, atendimento ao cliente e muito mais.

O freelancer tem uma flexibilidade muito maior em seu trabalho autônomo. Mas não é por isso que você pode procrastinar. Na verdade, você só terá sucesso com pontualidade, qualidade e responsabilidade com os serviços prestados. Essa é outra forma de conseguir clientes, através do boca a boca.

Uma dica que vale é para todo final de dia, você listar todas as tarefas que precisa cumprir no dia seguinte. Comece pela mais difícil ou mais urgente. Com o hábito, você saberá quanto tempo leva para cumprir cada tipo de trabalho e poderá se organizar melhor.

Responder