Tudo o que você precisa saber sobre a comunicação interna
Quando falamos de comunicação, muitos empreendedores só pensam na parte externa, ou seja, na conversa com o público externo de uma empresa, que nada mais são do que clientes, potenciais consumidores ou leads, porém, existe algo ainda mais importante do que a comunicação externa: o público interno.
Quem faz as coisas acontecerem e gira a roda de todo o processo operacional da empresa, é justamente esse público interno, e isso é feito justamente, através da comunicação interna, essa é a estratégia que alinha todos os setores, e faz com que a empresa comece a pensar como uma unidade, identificando fraquezas, corrigindo falhas e apostando nos pontos fortes.
Ela é responsável por transmitir todas as informações que acontecem no ambiente interno, afinal, como vender seus produtos e serviços sem uma boa relação entre os colaboradores? Como realizar uma atividade se você nem sabia que poderia precisar usar uma bota de segurança? Ou não recebeu todos os informes corretos para uma determinada ação?
Bom, no texto de hoje, nós resolvemos separar tudo o que você precisa saber sobre comunicação interna, todos os detalhes necessários para entender melhor sobre essa que é uma das áreas mais importantes da atualidade, bora conferir? Então vamos lá!
O que é a comunicação interna?
A comunicação interna, como o próprio nome já indica, é um setor totalmente planejado e programado voltado para definir toda a interação e ressaltar todos os dados existentes de dentro de uma empresa, integrando todos os setores e fazendo com que os colaboradores, tenham um espaço exclusivo destinado a eles.
Isso permite com que todo o fluxo de informações se concentre em um só lugar, deixando tudo muito mais claro para qualquer pessoa, tanto em âmbito vertical, trabalhando desde o superior até o subordinado, quanto horizontal, possuindo informações entre pessoas do mesmo nível hierárquico.
Nesse momento você deve estar se questionando “mas então a comunicação interna existe em todas as empresas?” De forma resumida sim, ela está presente independente de qualquer coisa, o que muda não é a sua presença, e sim a sua organização, uma comunicação interna bem trabalhada, permite que todos os funcionários tenham acesso às mesmas informações e dados, evitando qualquer tipo de ruído,e atuando com transparência sabendo de forma detalhada, tudo que ocorre dentro da empresa.
Porque a comunicação interna é tão importante?
Acredite, não são poucos os benefícios de investir na comunicação interna, além da transparência no compartilhamento de informações e na unificação dos sistemas e é claro do engajamento dos funcionários, ainda existem vários outros benefícios de adotar essa estratégia.
Afinal, ter um dado compartilhado com todos e deixar a empresa inteira ciente de alguma coisa é sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de aumentar e melhorar a produção, evitando qualquer tipo de ruído, e aumentando a produtividade, já que é muito mais fácil solucionar um problema ao saber sobre sua existência, ou seja, você só vai atuar com o impermeabilizante para laje, se souber que existe uma necessidade.
Além de se sentir muito mais motivado e engajado, com uma comunicação interna, também vale ressaltar a melhoria no clima organizacional, que acaba sendo muito mais leve e fluido, a redução na rotatividade e até mesmo a ajuda na integração de novos colaboradores.
Quais são as práticas mais comuns da comunicação interna?
Existem várias formas de aplicar a comunicação interna, entre elas, podemos ressaltar a transparência, é preciso que você seja claro com todos os colaboradores, sendo honesto e sincero em relação a tudo que faz e acontece dentro da empresa.
Também é importante ouvir o que cada pessoa tem a dizer, uma comunicação é uma via de mão dupla, e saber escutar também faz parte do processo, mantenha os laços abertos proporcionando e aceitando sempre os feedbacks.
Procure manter o bom-humor e encontre saídas eficientes, não se desespere e transforme a comunicação em algo mais leve, além de informar, procure também incentivar algumas mudanças, não se limite somente em dados, mas busque oferecer feedbacks e apontar detalhes no qual é possível evoluir.
Tudo isso ajuda você a atrair ainda mais seus colaboradores servindo quase como um eletroímã, procure variar suas estratégias e ser cada vez mais efetivo naquilo que você se propõe, lembre-se, para que a sua empresa construa uma reputação externa, a parte interna é fundamental.
Quanto mais engajados estiverem os seus colaboradores, maior a chance de você alcançar o sucesso, não se esqueça disso e aplique essa metodologia no seu negócio.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.