Quais as cidades com melhor índice de segurança do Brasil?

Quando falamos em segurança, esse é um dos principais motivos que fazem com que pessoas saiam de suas moradias atuais. Ainda que o Brasil não seja o país mais seguro do mundo, por suas dimensões continentais ele é recheado de cidades diversas e extremamente diferentes. Inclusive, abriga alguns dos municípios mais seguros, com números bem parecidos com os de países desenvolvidos. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil escolher o ideal. Por isso, no post de hoje vamos falar quais as cidades com melhor índice de segurança do Brasil.

  1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Jaraguá do Sul é uma cidade localizada na região norte de Santa Catarina, sendo considerada a quinta maior economia do estado e um dos polos industriais mais importantes da região. Mas, além disso, o município foi considerado o mais seguro de Santa Catarina e o quarto do país, com índices de homicídios e violência extremamente baixos. Então o conjunto de fatores que engloba boa economia, segurança e qualidade de vida é um grande atrativo para quem deseja bem-estar no dia a dia, e procurar uma imobiliária em Jaraguá do Sul é a melhor alternativa para isso. Não podemos deixar de destacar que os índices de educação da cidade estão entre os melhores do país, sendo ainda uma ótima cidade para famílias com crianças e pessoas que querem se desenvolver.

  1. Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Campo Grande é a 4ª capital mais segura para se morar e quando unimos esse fato com a infraestrutura do município temos uma cidade excelente para se viver. De acordo com uma pesquisa realizada, ela foi eleita a 7ª melhor capital para morar, visto que sua infraestrutura e recursos oferecem serviços de ótima qualidade em áreas como saúde, cultura, sustentabilidade, educação, saneamento básico e segurança. Além disso, vale lembrar também que ela conta com áreas verdes espalhadas por todo seu território, promovendo ar puro para seus moradores, assim como lazer e prática de esportes. Portanto, Campo Grande é uma cidade que une as comodidades de cidade grande, mas sem deixar de lado a qualidade de vida do interior.

  1. Curitiba, Paraná

Conhecida como a capital ecológica do brasil, Curitiba é famosa por seu cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida dos munícipes. Inclusive, o município possui mais de 50 metros quadrados de área verde por habitante, sendo o maior número do país, gerando bem-estar e saúde para os moradores pelo contato direto com parques, bosques, trilhas e cachoeiras. O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) de Curitiba é alto, com uma nota de 0,823, que se reflete em ótimos índices relacionados a qualidade do ar, água, saneamento básico, segurança, transporte e governança ambiental. Inclusive, a cidade se destaca e é exemplo pelo projeto extremamente eficiente de mobilidade urbana.

  1. Brasília, Distrito Federal

Localizada no Distrito Federal, a capital do país é famosa pela alta qualidade de vida promovida aos moradores, com IDHM de 0,824. A primeira cidade planejada do país, hoje em dia abriga mais de 3 milhões de pessoas, sendo bastante arborizada, com excelente infraestrutura, assim como belas obras arquitetônicas. Com baixos índices de criminalidade, que vêm reduzindo a cada ano, Brasília é uma cidade considerada segura, assim como conta com fácil locomoção, mobilidade, além de não ter problemas de trânsito, como em outros lugares do mundo. Sua renda per capita é uma das maiores do país, sendo ainda uma ótima cidade para investir na carreira.

  1. Niterói, Rio de Janeiro

Quando falamos em Rio de Janeiro, é difícil não pensar em violência. No entanto, sua vizinha Niterói é uma das melhores cidades do estado para morar, com belas praias e muita história para contar. Além disso, ao contrário da capital, apresenta excelentes índices de segurança, além de o acesso à saúde ser exemplo para muitas outras cidades. Isso também impacta a longevidade de seus habitantes, sendo uma das expectativas de vida mais altas do país. Vale lembrar também que os investimentos em segurança são bem altos e constantes, e a prefeitura trabalha a todo tempo para diminuir ainda mais a violência na cidade.

  1. São Caetano do Sul, São Paulo

Localizada bem próxima da capital paulista, São Caetano do Sul é uma cidade relativamente pequena, mas com infraestrutura de cidades grandes. Com pouco mais de 160 mil habitantes, possui cerca de 100 mil veículos circulando e uma das maiores rendas per capita do país. Seu IDHM é de 0,862, sendo o melhor do país, e apresenta a maior taxa de investimento público do Brasil em educação e qualidade de vida. Além de ser uma cidade segura, não podemos deixar de lembrar que sua economia é bastante diversificada, sendo uma excelente opção para conseguir emprego.

Então, agora que você sabe quais são as cidades mais seguras do país para morar, já pode escolher aquela que mais atende suas necessidades e estilo de vida.

Reply