Quais plantas cultivar em seu banheiro

A decoração do banheiro muitas vezes não recebe tanta atenção quanto outras partes de uma casa, mas isso não é uma regra. Afinal, ao realizar a instalação de banheira de hidromassagem no ambiente, ele já se torna um espaço diferenciado e voltado para o autocuidado e bem-estar. Mas, outra maneira de contribuir para sua decoração é acrescentar um pouco de natureza no ambiente, visto que promove vida e estética agradável.

No entanto, quando falamos de plantas para banheiro é importante saber escolher as espécies certas e ter alguns cuidados para que elas sobrevivam. Ou seja, da mesma forma que é necessário realizar a manutenção de banheira de hidromassagem periodicamente, as plantas também precisam. Isso porque, esse cômodo costuma ter pouca luz e muita umidade, sendo essas condições inadequadas para o desenvolvimento de algumas plantas. Inclusive, se não houver nenhuma circulação de ar e entrada de luz natural, é ainda mais difícil mantê-las no local. Então, para te ajudar e evitar que elas morram, no post de hoje vamos falar quais plantas cultivar em seu banheiro.

Quais as melhores plantas para cultivar no banheiro?

Em geral, se deseja ter plantas no banheiro, você deve procurar espécies que se adaptem à umidade e vivem bem em sombras ou meia sombra. Além disso, é importante evitar mudas recém plantadas, visto que esse tipo de ambiente pode dificultar seu crescimento. Por fim, lembre-se de sempre que possível deixar a porta e janela abertas para permitir a circulação do ar.

Vale destacar que os cuidados específicos variam de espécie para espécie. Isso porque, cada uma precisa de uma frequência diferente de regas, podas e adubação. Portanto, aprenda mais abaixo:

Babosa

Famosa por produzir um gel com alto poder terapêutico e hidratante, a Aloe Vera é uma boa alternativa para banheiros. Isso porque, ela não precisa de muita luz e nem muita água. Inclusive, o vapor da água do banheiro á absorvido pela planta e por isso você precisa apenas regá-la com pouca água a cada três dias.

Lírio da Paz

O Lírio da Paz é considerado uma espécie de planta de fácil manutenção e gosta muito da umidade. Afinal, por ser originário de climas tropicais, ele precisa de luz indireta e deve ser regado somente uma vez por semana.

Avenca

A Avenca é muito indicada para banheiros visto que não precisa de luz direta, ou seja, pode ser cultivada em luz difusa. Além disso, ela gosta bastante de umidade e por isso é importante regar com frequência para manter a terra úmida. No entanto, não pode ser encharcada e você deve tomar cuidado.

Bálsamo

Ainda que seja uma planta pequena, essa espécie é extremamente resistente e suporta condições extremas. Além disso, não precisa de muita água ou luz para sobreviver, sendo uma excelente opção para banheiros e iniciantes nos cuidados com as plantas.

Espada de São Jorge

Essa planta é de fácil cultivo, sendo uma escolha muito popular entre as plantas para banheiro. A Espada de São Jorge não precisa de luz direta e se adapta bem a ambientes quentes e úmidos. Além disso, por crescer na vertical ela não precisa de muito espaço. Conhecida por filtrar bem o ar, o ideal é que seja regada uma vez por semana e duas no verão. Mas, cuidado! O excesso de água pode apodrecer a planta.

Cacto

Essa espécie se adapta muito bem em banheiros, principalmente se ficar em exposição indireta ao sol. No entanto, fique atento: os cactos sobrevivem basicamente com a absorção da umidade do local e por isso você deve evitar regá-los em excesso. Portanto, uma vez por mês já é suficiente.

Violeta

A violeta é uma ótima escolha para criar arranjos no banheiro e incluir mais cor e delicadeza no ambiente. Então, para que fique sempre bonita, é importante deixar o vaso próximo da janela e nunca regar as folhas, apenas seu solo.

Jiboia

A Jiboia é uma planta tropical e possui alta capacidade para se adaptar ao meio e por isso é uma ótima planta para ambientes internos e para ser posicionada próxima da janela do banheiro. A rega deve acontecer duas vezes na semana, aumentando a frequência no verão.

Orquídea

Com suas belas flores, as orquídeas são ótimas opções de plantas para banheiro. Para mantê-las sempre belas é importante realizar as regas quando o substrato estiver seco. Uma boa frequência costuma ser a cada 2 ou 3 vezes na semana. Mas, evite molhar as flores, visto que são bastante delicadas. Elas podem ser cultivadas em locais bem iluminados, mas sem sol direto.

Então, agora que você já sabe quais plantas pode cultivar em seu banheiro, já pode escolher as espécies que mais te agrada e sair às compras. Uma boa dica é pedir ajuda para os funcionários da loja especializada, pois eles podem orientar quais as mais indicadas para sua região e outras características específicas.

Reply