Reforma: Dicas Essenciais Que Você Precisa Saber

Fazer uma reforma, seja em uma casa, em um apartamento ou em qualquer outro lugar, é algo que uma hora ou outra acontece. 

Talvez por causa de algum problema que surgiu ou pela vontade de melhorar e dar uma outra cara para algum cômodo ou ambiente.

Porém, muitas pessoas acabam tendo dúvidas quando o assunto é reforma. Por onde começar? Quanto gastar? Quais materiais escolher? Quem contratar? E assim por diante.

Por isso, se você está pensando em fazer uma reforma, confira este artigo e veja as dicas importantes que separamos para você. Esperamos te ajudar!

Dicas essenciais para a sua reforma

Planejamento

A sua reforma precisa ter um ótimo planejamento. Sem essa etapa, é bem provável que você tenha dor de cabeça depois. E isso você não quer, certo?

Portanto, planeje muito bem a sua reforma! Coloque tudo no papel ou no computador e não tenha surpresas desagradáveis depois. 

Você precisa saber exatamente o que quer fazer e precisa ter tudo bem alinhado antes que as obras comecem.

Além disso, é interessante que em seu planejamento você busque referências para ter um norte. 

E como fazer isso? Olhando fotos na internet, assistindo a vídeos no YouTube e acessando o Pinterest. Todos esses canais são ótimos e com certeza irão te ajudar e te inspirar.

Orçamento

Dependendo do tamanho da mudança, a reforma pode ter um custo bem elevado. Portanto, faça pesquisas e estabeleça um teto para gastar.

Além disso, separe um pouco mais de dinheiro para você ter uma margem, pois, mesmo com um planejamento excelente, imprevistos podem acontecer e talvez você tenha que gastar um pouco mais do que estava pensando.

A dica de ouro aqui é criar uma planilha e ir colocando todos os valores para você ter controle, mesmo que de forma estimada. Lembre-se: seja realista.

E caso haja imprevistos e mudanças no planejamento da obra que impactem nos custos, não deixe de colocar na planilha também.

É importante que você faça essa administração, para que os gastos com sua reforma não estourem o seu orçamento. Mantenha a planilha sempre atualizada.

Profissionais (mão de obra qualificada)

Reformar

Esta etapa é de suma importância para a sua reforma, afinal de contas, você precisa contratar profissionais qualificados. 

Evite contratar profissionais de maneira aleatória e sem muita pesquisa. Busque referências, veja portfólios e tenha muito cuidado na sua escolha, principalmente se a reforma envolve parte elétrica, hidráulica e de reforços estruturais.

É claro que tudo dependerá do tipo de reforma que será feita. Talvez você precise de um engenheiro, de um arquiteto, de um designer de interiores, de um pedreiro, de um marceneiro… De qualquer forma, todo profissional precisa ser bem escolhido.

Além disso, é importante também que você busque um profissional para que faça o laudo de reforma, de modo a atestar que a obra é segura e, assim, evitar acidentes e outros problemas.

E lembre-se: esteja sempre presente e envolvido com a reforma. Converse com os profissionais, tire dúvidas e cobre-os se necessário.

Cronograma

Depois de fazer o planejamento, de levantar o orçamento e de contratar os profissionais certos para a sua reforma, é hora de estabelecer um cronograma para que ela seja executada, isto é, quanto tempo ela vai durar. 

Duas semanas? Um mês? Dois meses ou mais? Faça pesquisas, converse com profissionais e estabeleça um prazo realista, que seja possível de ser cumprido.

Inclusive, nesse tópico, você pode definir um calendário de acordo com etapas. Por exemplo, um dia para lixar as paredes, um dia para pintar as paredes, um dia para trocar o piso, etc.

Além disso, assim como no orçamento, é importante que você também tenha uma margem. Por exemplo, se a reforma está prevista para ser finalizada em dois meses, não fique “preso” a esse número, talvez ela demore três meses ou mais.

Esteja ciente e preparado para este tipo de situação.

Materiais

Outro ponto importante que você precisa se atentar em relação a sua reforma refere-se aos materiais. Quais serão utilizados e quais os preços deles?

Aqui você precisa fazer uma boa pesquisa e encontrar lojas que tenham preços justos e claro, materiais de qualidade. 

Dependendo do local, os valores podem variar bastante, por isso, levante orçamentos e pesquise bem. Você pode fazer isso primeiro na internet e depois em lojas físicas. 

Além disso, negocie. Veja as condições de pagamento, pergunte sobre descontos à vista e em relação a quantidade de materiais e, assim, consiga bons negócios.

E não esqueça também de verificar a qualidade dos materiais. Economizar é bom, mas às vezes o barato pode sair caro! Portanto, procure bons custos-benefício.

Um lugar de cada vez

Se a sua reforma for grande, talvez você queira mexer no quarto, na sala, na cozinha, etc. Porém, é importante que você tenha em mente o seguinte ponto: reforme um cômodo de cada vez.

Isso porque, reformas são muitas vezes barulhentas, geram bastante sujeira, estresse e diversos outros transtornos. 

Portanto, não queria que tudo isso aconteça em sua casa ou apartamento de uma só vez. Vá com calma, reformando um ambiente por vez.

Se fizer tudo junto, você terá muito mais dor de cabeça, desconfortos e problemas para lidar. 

Não deixe que o sonho de reformar o seu lar se torne um pesadelo.

Outros assuntos que podem ser interessantes para você:

Ar Condicionado: 6 Dicas Para Ele Gastar Menos Energia
Principais Produtos de Limpeza e Manutenção de Piscinas
Empresa de Mudança RJ – Contato, Site, Whatsapp e Mais

Reply