Saúde mental no trabalho: 3 dicas para evitar o esgotamento da sua equipe

Saúde Mental no Trabalho – O cansaço, o estresse e a sobrecarga do ambiente profissional são alguns dos principais causadores de transtornos mentais, como a ansiedade, as crises de pânico e a depressão, que causam falta de foco, perda de produtividade, afastamentos médicos e, em casos mais graves, podem levar ao suícidio.

Sabendo disso, muitas empresas começaram a investir em estratégias para estimular e manter um ambiente mais saudável e agradável, que motive os colaboradores. Quer saber como assegurar a saúde mental no trabalho da sua equipe e evitar esgotamentos? Continue acompanhando esse post para mais informações!

1. Invista em treinamentos de inteligência emocional

Uma empresa que presta serviços de manutenção em forno elétrico de embutir ou em qualquer outro aparelho doméstico, comercial ou industrial cobra um valor de mão de obra, mesmo quando o problema é considerado “pequeno”.

No entanto, nem todas as pessoas aceitam o que é cobrado, alegando que é “um roubo o valor para fazer algo tão fácil e simples” e, muitas vezes, acabam ofendendo os profissionais. Contudo, o que poucos lembram é que para solucionar um problema “fácil e simples” foi necessário muito estudo.

Esse pode até ser um caso muito específico, mas o mundo corporativo está repleto de situações que exigem a inteligência para reconhecer, compreender e controlar suas próprias emoções, a fim de não deixar que situações ruins impactem em sua saúde mental no trabalho e na vida pessoal.

2. Divida as tarefas de maneira justa

Suponhamos que você é dono de uma empresa que presta serviços de aplicação de piso industrial e conta com três funcionários, sendo que um deles se destaca por sua capacidade de realizar aplicações impecáveis.

Se você colocar mais projetos para ele desenvolver levando em consideração a perfeição do que faz, mas manter o salário igual o dos outros dois que fazem muito menos, provavelmente deixará ele sobrecarregado e desmotivado, o que irá comprometer sua atuação.

É exatamente por isso que você precisa dividir as tarefas de uma maneira justa e, caso tenha um profissional que se destaque, oferecer bônus para ele. Assim, você garantirá uma melhora de toda a equipe e ainda manterá todos em plena atividade.

3. Destaque a importância das pausas

Uma placa de sinalização de segurança contra incêndios é aplicada em um ambiente para dar instruções em casos de emergência. O corpo humano pode até não ser um acessório desse tipo, mas pode dar sinais claros de esgotamento físico e mental, como o surgimento de dores musculares e de cabeça.

Para evitar o esgotamento da sua equipe e garantir a saúde mental deles no trabalho, é essencial que você destaque a importância de realizar pausas! Além da pausa tradicional para o almoço ou jantar, é essencial que você estimule a sua equipe a fazer pequenas paradas entre as atividades.

Caso seja uma atividade que faça sentado ou em parado em pé em um mesmo local, é indicado que o colaborador se levante e movimente os músculos para evitar câimbras. Não só isso, aqueles cinco minutinhos para o café também são fundamentais, inclusive para aumentar o desempenho.

Segundo estudos, a cafeína pode melhorar o desempenho mental, auxiliando na memória, e o estado de alerta. Além disso, ela é ótima para evitar cansaço físico e otimizar o desempenho das atividades em geral.

Gostou do nosso post sobre saúde mental no trabalho: 3 dicas para evitar o esgotamento da sua equipe? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Leia Também:

Investir em um plano odontológico vale a pena? Confira o que considerar
Massagem Relaxante – 5 Benefícios Para a Sua Vida
Acne: Diferentes Tipos, Causas, Tratamento e Dicas

Reply