noComentários

5 consequências que a má qualidade do sono pode trazer para você!

Dormir bem é essencial para todas as pessoas e a falta de descanso do corpo pode levar grandes problemas às rotinas

Muitas podem ser as causas de absenteísmo no mercado de trabalho e a falta de sono é um dos grandes problemas para os profissionais e seu desempenho.

Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono, os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e qualidade de vida de mais de 45% da população mundial.

O sono é um dos três pilares fundamentais para ter uma boa saúde, ao lado de uma dieta equilibrada e exercício regular e, negligenciá-lo pode ser um grande problema para as pessoas.

Como está o seu sono? Reunimos 5 consequências que a má qualidade do sono pode levar ao seu dia a dia!

1. Aumenta o risco de doenças

Sem o descanso noturno, o corpo libera menor quantidade de interleucinas, as substâncias que agem contra vírus e bactérias.

A falta de sono também pode desencadear depressão, doenças cardíacas, derrame e, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, alguns tipos de tumores.

2. Dieta ruim e aumento de peso

A falta de sono faz com que as pessoas se alimentam pior e, sem um descanso completo, a tendência é que os indivíduos comam alimentos menos saudáveis.

Aumentar o peso está também associado com as noites mal dormidas, afinal, ocorre um desequilíbrio nos hormônios que controlam o apetite, provocando a queda da produção da substância que gera a saciedade e aumentando a outra, que dispara a fome.

Além disso, o cortisol, o hormônio do estresse, aumenta no organismo, fazendo com que o corpo reserve energia em formato de gordura abdominal. Outra consequência de dormir mal é o aumento da resistência à insulina, o que dá maiores riscos de diabetes.

3. Saúde mental afetada

Dormir pouco tem relação com uma variedade de transtornos físicos, mentais e de comportamento. A saúde mental é uma questão particular e pode se tornar um ciclo vicioso, afinal, quem tem problemas mentais, dorme pouco, e vice-versa, se sentindo cada vez pior.

4. Menor rendimento físico

Dormir bem é importante para ter energia durante o dia e, trata-se, de fato, de um aspecto fundamental para o funcionamento de nosso cotidiano. A falta de sono é o impacto no rendimento físico, pois o corpo precisa de um mínimo de horas de descanso.

5. Limitação cognitiva e reações mais demoradas

Com a atenção e a velocidade de processamento de informações mais lenta por causa do cansaço e falta de sono, as pessoas perdem o que os especialistas chamam de “flexibilidade cognitiva”, ou seja, a capacidade de mudar o pensamento com base em novas informações.

Pesquisas da Fundação Nacional do Sono, nos EUA, depois de 17 horas sem dormir, uma pessoa tem prejuízos na atenção equivalentes a quem toma duas taças de vinho. Após 24 horas, o efeito é similar ao de quatro taças.

O sono é essencial para todas as pessoas e essa deve ser uma rotina correta e que passe por todas as fases. Existem 4 fases do sono, que são:

  • Fase 1: Sono leve com possibilidade de espasmos musculares;
  • Fase 2: Ondas cerebrais mais lentas e corpo mais frio;
  • Fase 3: Início do sono profundo;
  • Fase 4: A fase mais importante, pois é nela que o organismo se recompõe para o dia seguinte.

Como dormir melhor?

Como você viu, uma boa noite de sono é essencial para que você consiga cumprir todas as suas atividades do dia com disposição, atenção, saúde e motivação. E, mais do que deitar e tentar dormir, algumas dicas são essenciais para que essa noite seja de qualidade:

  • Evite chá preto, cigarro e bebidas alcoólicas horas antes de dormir, afinal, elas são estimulantes.
  • Horas antes de dormir, desligue-se do celular, do computador e das telas, afinal, a luz branca pode fazer com que você não consiga relaxar.
  • Opte por ingerir alimentos leves no período noturno. A ingestão de alimentos gordurosos e muito calóricos pode atrapalhar o seu sono.
  • Pratique atividades físicas. É interessante que elas sejam feitas pelo menos 4h antes do horário em que você costuma deitar-se, pois eles vão acelerar o seu organismo e é necessário tempo para que o corpo consiga relaxar após a atividade.
  • Utilize pulseira de aço magnética para ajudar seu metabolismo.

Dormir é essencial para a saúde das pessoas, em qualquer fase da vida e essa deve ser uma rotina criada a cada dia para que seu corpo não sinta as consequências do descanso.

Como estão suas horas de sono? Aproveite que sabe mais sobre os problemas da falta de sono e tenha mais atenção às suas noites!

Responder