noComentários

6 cuidados com a saúde para ter se você passa o dia inteiro em frente às telas

Você já parou para analisar quantas horas por dia você passa em frente às telas? Desde o momento que você acorda até a hora de ir dormir, qual é o tempo médio que você gasta forçando a sua vista a ficar em frente a um visor? Para se ter uma noção, pesquisas indicam que, durante 2021, os brasileiros chegaram a ficar uma média de 10 horas em frente a tela de qualquer aparelho eletrônico. 

Ou seja, foi quase metade do dia, navegando pelas redes sociais, olhando o marketplace para comprar produtos, assistindo televisão, jogando videogame, trabalhando, estudando ou qualquer outra ação que você faça em frente a um computador, celular ou televisão. 

Cá entre nós, nos dias de hoje, é quase impossível ficar um tempo longe das telas, ainda mais quando grande parte das pessoas utiliza o computador para trabalhar, e usa os outros tipos em seu tempo livre para se distrair e entreter. Porém, é fundamental ter muito cuidado, pois o prejuízo para sua saúde pode ser enorme, principalmente para a sua vista. 

Então, se você não quer comprometer sua saúde, separamos 6 cuidados que toda pessoa que passa o dia inteiro em frente às telas precisa ter, vamos lá?

  1. Ajuste os seus aparelhos

O primeiro cuidado que você deve ter em qualquer tela que for olhar, é fazer um ajuste completo de suas configurações, é preciso adaptar principalmente seu celular, para que ele seja agradável para sua vista e não faça com que ela seja tão danificada. 

Aumente o contraste, o tamanho do texto, altere o brilho da tela para algo menos exagerado, abaixe a temperatura da cor da tela, entre diversos outros fatores que podem ser importantes para a sua visão. 

  1. Mantenha a tela em uma distância correta dos olhos

Depois de ajustar algumas configurações básicas relacionadas a tela, é hora de mantê-la em uma direção segura de seus olhos, se você trabalha na parte de marketing e está desenvolvendo um branding industrial, onde é preciso ficar o tempo todo em frente ao computador, recomendamos que você coloque seu aparelho em uma distância de 50 a 60 cm de distância dos seus olhos. 

Além disso, seu olhar deve estar a 10 ou 15 graus acima do centro da tela, quando for mexer no celular, busque não aproximar muito o aparelho, e isso conta também para televisão, onde a média recomendada é de 2 metros dependendo, é claro, do tamanho dela. 

  1. Faça pausas sempre que possível

Quem trabalha ou estuda em frente ao computador sabe o quanto pode ser cansativo passar horas e horas olhando para a tela, mas para que você tenha um desgaste menor na sua vista, é recomendado que realize pausas controladas. A cada 2 horas em frente a uma tela, busque um descanso de ao menos, 20 minutos. 

E durante esse período, tente fazer pequenas paradas de 3 a 5 minutos para conseguir repousar um pouco sua visão. Dê uma volta pela empresa ou pela sua casa se for home office, converse com alguém, tome um ar, essas pausas podem ser cruciais para melhorar sua vista. 

  1. Cuidado com o brilho e use um filtro de tela

Lembra quando falamos dos ajustes básicos de qualquer tela? Bom o brilho é o principal deles, é preciso ter muito cuidado para não deixar ele muito alto, uma luminosidade de alta densidade pode gerar desgaste na vista, tente sempre deixá-lo no automático para que se adapte ao ambiente. 

Além disso, se possível compre um filtro de tela, eles costumam não ser tão caros e são uma ótima pedida para celulares, tablets e computadores, ajudando a filtrar a luz azul, justamente a responsável pela fadiga ocular. 

  1. Ilumine o ambiente de maneira adequada

Já que estamos falando de luz, deixar o ambiente iluminado de maneira adequada, é outra dica preciosa para o seu dia a dia, busque deixar o ambiente bem iluminado quando estiver mexendo em uma tela, principalmente com a luz natural. 

Já durante a noite, é recomendado uma luminária para te auxiliar no processo, fazendo com que sua vista não foque tanto nem force tanto. 

  1. Evite muito ar-condicionado e utilize umidificador

Por mais que, durante o calor o ar-condicionado ou ventilador sejam aparelhos extremamente úteis dentro do seu escritório para gerenciar sua empresa de automação predial, um uso durante muito tempo deles pode ressacar a sua vista e gerar certas dificuldades, deixando os olhos desidratados e mais vulneráveis a qualquer problema ocular. 

Então, se possível, use um umidificador de ar, evitando que ocorra esse ressecamento e que você consiga utilizar o seu computador ou celular com mais tranquilidade e sem se preocupar com a desidratação dos olhos. 

Agora que você já sabe os principais cuidados para quem passa muito tempo em frente às telas, conte para gente o que achou do nosso texto de hoje, não esqueça de compartilhar com seus amigos que precisam saber dessas informações, até a próxima. 

Responder