noComentários

Checklist: 6 itens especiais que todo ciclista precisa

Hoje sabemos como os equipamentos de um ciclista são fundamentais, não é à toa que muitos economizam para fazer uma compra mais completa. Você já pensou se vale a pena?

Bem, se é um ciclista deve conhecer bem os equipamentos e também suas funções, mas se ainda não é experiente é bem provável que passe por alguns problemas.

O ciclista deve ser adaptado ao que utiliza e a relação com os itens de segurança é bem maior do que alguns pensam, entre os itens mais utilizados um dos principais são as roupas de ciclismo.

Aqui vamos fazer uma pequena lista com os equipamentos mais importantes no dia a dia de um ciclista e como eles podem ser tão úteis para o esporte, seja você um profissional ou não.

Para que servem os equipamentos de ciclismo?

Além da bicicleta o profissional deve possuir os equipamentos gerais para melhorar sua experiência. Muitos se confundem nessa parte e deixam de comprar alguns que são vitais, mas aqui vamos analisar com mais precisão aqueles que são necessários e outros que apenas servem para causar mais conforto.

Bem, em diferentes atividades há várias questões que podem ser bem avaliadas. A segurança do ciclista é fundamental nesse mercado, por esse motivo há tantos equipamentos de segurança. Então vamos tratar com mais precisão esses itens.

Kit de ferramentas

Calma aí! Não estamos falando para carregar consigo um grande kit de ferramenta, na verdade isso pouco ajudará já que reparos da bike não precisam de nada muito extenso, na maior parte dos casos.

Mas imagine só, você está no meio de uma pedalada e de repente alguma peça da bike se solta. Acredite, isso acontece bastante! No entanto, alguns poucos itens podem servir para diversos casos. Bombas, chaves e peças extras podem fazer uma grande diferença.

Mas quando falamos de viagens é mais importante ir além e, quem sabe, levar até mesmo um pneu. Ele pode ser levado na própria bike, sem influenciar muito no peso e sem deixar menos espaço para você.

Capacete para ciclista

Não é qualquer capacete, vale lembrar. É fundamental encontrar aquele que se adapta com facilidade ao ciclista! Ele é o principal item de segurança e sempre deve ser utilizado! Apesar de muita gente não utilizar ele em pedaladas mais simples, como para ir a um mercado ou algo do tipo, ter ele é fundamental.

E claro, não dá para pegar qualquer capacete. Na hora de comprar considere que ele é um produto barato, com fácil utilização, ajustável e resistente, além de tudo isso, para que tenha mais qualidade em seu dia a dia é importante que ele favoreça a ventilação do couro cabeludo.

Roupas de ciclismo

Sempre considere as roupas de ciclismo como parte dos itens de segurança e bem estar de um ciclista. De fato, quem gosta de fazer longas caminhadas com a bike ou realmente pratica o esporte, sempre deve possuir elas.

Não é apenas um fator de identificação, na verdade vai bem mais além. As roupas, em sua grande maioria, são tecnológicas e práticas. Quase sempre evitam que os raios solares prejudiquem a pele ou inibem certa quantidade de calor para que o ciclista tenha mais qualidade durante a pedalada.

Além de bermudas, calças e Bretelle, há outras peças que podem fazer parte de seu guarda-roupa, principalmente aquelas que promovem mais segurança e conforto.

Painéis e espelho

Esse último item também é fundamental, mas muitos deixam ele de lado. Principalmente durante a noite os faróis podem fazer grande diferença e, para aumentar a segurança, os espelhos refletores fazem o papel para a bike. É como se estivesse em um pequeno carro manual!

São itens que ajudam o ciclista e o pedestre, já que durante a noite a visão é bem menor e ter algo que identifique é prático.

Tenis sapatilhas e também luvas

Para completar o conjunto de roupa esses itens podem ser fundamentais. O tênis é ideal para o ciclista por promover conforto, também ajuda na postura e evita bastante dores nos pés por conta das pedaladas.

As luvas também tem o mesmo papel, conseguir conforto, mas elas são mais específicas para aqueles tipos de caminhadas em que se deve considerar mais as mãos. De toda forma, não é um produto caro, então é sempre interessante ter elas.

Outros itens de segurança

Óculos, de proteção, joelheiras e até mesmo cotoveleiras podem tornar sua experiência pedalando muito mais interessante.

O caso dos óculos é simples, ele consegue proteger você dos elementos do percurso, tornando o caminho muito mais seguro. Ter problemas nos olhos durante uma pedalada pode gerar acidentes graves.

Quanto aos outros dois, apesar de serem mais utilizados em modalidades mais extremas, são itens básicos para o ciclista. Não deve existir falha nesse momento porque esses dois componentes passam a ter o mesmo valor que o capacete.

De toda forma, segurança nunca é demais, então busque sempre os melhores equipamentos e cuide de sua saúde!

Responder