noComentários

Saúde dos olhos: filtro azul em telas

A luz solar é composta de luz vermelha, laranja, amarela, verde, azul, índigo e violeta. Quando são combinadas, tornam-se a luz branca. Os raios azuis contam com mais energia, ou seja, a luz que parece branca pode ter um grande componente azul, expõe o olho a uma quantidade maior do que as outras.

Por isso, tão fundamental quanto um Grupo Gerador De Energia para um evento de grande porte é a saúde de nossos olhos. Então, para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!

Cansaço ocular 

A luz azul de telas de computador e dispositivos digitais pode diminuir o contraste, levando ao cansaço visual. Fadiga, olhos secos, iluminação ruim ou a forma como você se senta na frente do computador podem causar isso. Os sintomas incluem olhos doloridos ou irritados e dificuldade em focar.

Em casos mais severos, a exposição contínua à luz azul pode levar a danos nas células da retina. Isso leva a pessoa a ter problemas de visão. Por isso, se é responsável por gerar um Laudo Avcb, por exemplo, tente descansar de tempos em tempos.

Onde você está exposto à luz azul?

A maior fonte é a luz solar. Além disso, existem muitas outras, como:

  • Luz fluorescente;
  • Lâmpadas fluorescentes compactas;
  • LED;
  • Televisores de tela plana;
  • Monitores de computador, smartphones e telas de tablets.

A exposição que recebe das telas é pequena em comparação com a quantidade de exposição ao sol. No entanto, há preocupação com os efeitos a longo prazo da segunda, devido à proximidade e ao tempo gasto olhando para os monitores. 

O que você pode fazer para proteger seus olhos da luz azul?

Se a exposição constante à luz azul de smartphones, tablets e telas de computador for um problema, existem algumas maneiras de amenizá-la:

  • Tempo de tela: Tente diminuir o tempo gasto em frente a essas telas ou faça pausas frequentes para descansar os olhos;
  • Filtros: Os filtros de tela diminuem a quantidade de luz azul emitida por esses dispositivos que podem atingir a retina em nossos olhos;
  • Óculos de computador: Esses modelos com lentes amareladas que bloqueiam a luz azul aliviam a fadiga ocular, aumentando o contraste;
  • Lentes antirreflexo: As lentes antirreflexo reduzem o brilho, aumentam o contraste e também bloqueiam a luz azul do sol e dos dispositivos digitais;
  • Lente intraocular: Após a cirurgia de catarata, a lente opaca será substituída por uma lente intraocular. Ela protege naturalmente o olho de quase toda a luz ultravioleta e alguma luz azul. Existem modelos que podem proteger o olho e a retina.

Para que sua visão seja como um Circuito Impresso que trabalha com 100% de eficácia, converse com um oftalmologista sobre opções de proteger sua família e seus olhos da luz azul.

Com tudo isso dito e todas as opções de cuidados e tratamentos, fica fácil se manter ativo por mais tempo, sem que precise modificar suas rotinas de trabalho e de diversão.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Responder