noComentários

Sintomas de câncer no nariz: descubra quais são

Câncer no nariz e seios nasais é o tumor que cresce a partir de células anormais dentro da cavidade nasal ou seios nasais. Esses tumores podem ser benignos ou malignos. Contudo, é importante conhecer os sintomas de câncer no nariz.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre os sintomas de câncer no nariz, não deixe de ler esse artigo agora mesmo!

O que é o câncer no nariz?

O câncer de nasofaringe é um tipo de câncer de cabeça e pescoço que começa na nasofaringe, a parte superior da garganta que fica atrás do nariz e perto da base do crânio.

O câncer de nasofaringe geralmente começa nas células escamosas que revestem a nasofaringe, que começam a crescer fora de controle. Então, eles podem invadir estruturas próximas e, eventualmente, se espalhar para outras partes do corpo, ou seja, metástase.

Não se sabe exatamente o que causa as mutações genéticas que dão origem ao carcinoma nasofaríngeo. No entanto, existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver esta doença, que são os seguintes:

  • Ascendência chinesa ou asiática
  • Exposição ao vírus Epstein-Barr, que está relacionado a certos tipos de câncer, como câncer de nasofaringe e alguns linfomas.
  • Consumo de grandes quantidades de álcool e tabaco.

O câncer de nariz também pode aparecer em qualquer idade e é mais comum em homens do que em mulheres. Da mesma forma, ter histórico familiar aumenta o risco de sofrer da doença.

É importante mencionar que a presença de um fator de risco não significa que você desenvolverá câncer; mas a ausência de fatores de risco também não significa que você não sofrerá de câncer de nasofaringe.

Sintomas de câncer no nariz

Quais são os sintomas de câncer no nariz?

O câncer de nariz pode passar despercebido em seus estágios iniciais, porque pode não causar sintomas. Assim, os sintomas geralmente aparecem quando a lesão cresce e começa a causar problemas, como obstrução das narinas. Isso força a pessoa a consultar um médico.

Como a nasofaringe está localizada atrás do nariz e diretamente acima da cavidade oral, os sintomas mais comuns afetam o nariz, a boca e os ouvidos. 

Quando os tumores se desenvolvem nesta pequena passagem, eles podem pressionar nervos e órgãos próximos. Isso causa dores de cabeça, sangramento no nariz, infecções recorrentes de ouvido e dor facial, entre outros sinais de alerta.

Os sintomas adicionais do câncer de nariz são os seguintes:

  • Zumbido nos ouvidos
  • Congestão nasal crônica
  • Visão turva
  • Pressão dentro do canal auditivo
  • Dormência do rosto
  • Dores de cabeça
  • Dor de garganta
  • Dificuldade em ouvir

Esses sintomas podem se tornar mais pronunciados ao longo do tempo, embora alguns possam aparecer e desaparecer periodicamente.

Muitas pessoas que têm essa doença sentem pequenos caroços em um ou ambos os lados do pescoço. Esses nódulos não são tumores, mas linfonodos inchados. 

A maioria dos gânglios linfáticos é muito pequena e não pode ser sentida. No entanto, um nó invadido por células cancerígenas pode ficar inflamado várias vezes o seu tamanho original.

Portanto, se os gânglios linfáticos permanecerem inflamados por vários dias, você deve consultar um médico especialista (otorrinolaringologista). 

Leia também: 4 métodos para manter o hábito de beber água nas estações mais frias

Como é o tratamento do câncer de nariz?

Há muitas maneiras de tratar o câncer de nasofaringe. O plano de tratamento dependerá de fatores como o estágio do câncer (0 a IV), sua localização, a idade e a saúde do paciente, bem como os efeitos colaterais que você está disposto a tolerar.

A cirurgia geralmente não é o principal tratamento para o câncer de nasofaringe, porque a nasofaringe é difícil de alcançar com esse método. Às vezes, técnicas especiais são usadas para chegar ao câncer, mas, na maioria dos casos, outros tipos de tratamento funcionam melhor. Este é o caso da radiocirurgia.

Responder