noComentários

4 métodos de economia para seu dinheiro render até o fim do mês

Seja você empreendedor ou pessoa física, fazer sua vida financeira render bons resultados e diminuir os custos desnecessários é o objetivo principal. Com o aumento da inflação e dos gastos diários, é comum que o pensamento principal seja economizar, mas para isso é importante entender o que de fato está afetando suas finanças.

Por isso, o primeiro passo é analisar para onde o seu dinheiro está sendo destinado e o quanto isso é vantajoso para o seu negócio. Pensando nisso, separamos quatro métodos que ajudarão a organizar de forma efetiva as finanças e possíveis investimentos que trarão um retorno positivo.

Organize os gastos

Como primeiro passo, a melhor forma de garantir que não terá surpresas ou gastos desnecessários durante o mês, é manter todos os seus gastos e ganhos organizados. Isso pode ser feito através de uma planilha detalhada, onde todas as finanças e compras da empresa sejam detalhadas.

Assim, com o controle de tudo em dia, você poderá efetuar as compras mensais, como a do lacre de segurança, ciente de que não haverá riscos de entrar no vermelho. E caso seja arriscado, você saberá através de suas anotações e pode fazer algumas mudanças para reverter a situação.

Faça uma cotação

Outro ponto que ajuda bastante, principalmente negócios que estão começando, é fazer a cotação dos materiais que serão utilizados, pois isso considerará o preço dos materiais e a mão de obra.

Ou seja, suponhamos que você esteja abrindo uma empresa física e precisa seguir com todas as regras de segurança, você pode fazer uma cotação dos equipamentos de combate a incêndio, analisando a durabilidade do produto e preço, que a longo prazo pode oferecer uma economia.

Trabalhos terceirizados

Em caso de empresas que queiram reduzir custos, uma boa opção é analisar quais tarefas do cotidiano podem ser terceirizadas. Por exemplo, uma empresa que faz um número grande de impressões de documentos, o uso da caixa de pizza personalizada é uma opção que traz  benefícios em relação à produtividade e pode gerar uma redução de custos.

Tenha cautela e senso crítico

Quando se trata de investimentos é imprescindível que tenha muita cautela e saiba com detalhes o negócio em que está se envolvendo. Por mais que seja uma proposta animadora, você precisa estar ciente em relação aos riscos e como isso pode afetar o seu negócio.

Então, se sobrou um valor no final do mês e acredita que precisa investi-lo para trazer mais lucros, precisa entender que da mesma forma que pode ser positivo, também pode gerar prejuízo. Por isso, é importante estar atento a cada detalhe e principalmente ao tempo que precisará esperar para poder colher os frutos do investimento.

Isso vale para outras questões também. Na vida pessoal a cautela pode ser usada no momento em que se decide usar o cartão de crédito, visto que apesar de ser um item que ajuda em emergências, gastos supérfluos podem bagunçar as finanças mensais após ver na fatura o resultado do uso desenfreado. 

Agora chegou o momento de colocar em prática esses métodos ou aplicar em sua rotina. Gostou deste conteúdo? Não esqueça de nos acompanhar para saber mais sobre esse e outros assuntos.

Responder