noComentários

Como escolher as cores de iluminação e qual a influência delas no humor

A iluminação faz parte do nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos a sua presença, a não ser quando falta, mesmo em máquinas como uma injetora de plástico, por exemplo.

A iluminação está presente em diversos maneiras, como por exemplo:

  • Iluminação ambiente;
  • Iluminação decorativa;
  • Iluminação para realce;
  • Iluminação para tarefas;
  • Iluminação para bem-estar.

Não conseguiríamos desenvolver as atividades humanas de forma otimizada, se não tivéssemos a luz como apoio. Mas você sabia que a iluminação pode ter influência no seu humor?

Nos últimos anos diversas universidades vêm desenvolvendo estudos na área para compreender melhor esse fenômeno.

Um estudo feito pela Universidade de Toronto, publicado pelo Portal Archdaily, mostrou que luzes fortes intensificam a reação emocional inicial que temos a um estímulo, e os efeitos disso podem ser tanto positivos como negativos.

Tendo em vista essa questão, a nossa equipe produziu esse artigo para falar sobre as cores de iluminação e qual a influência delas no humor. Siga conosco e confira. 

Iluminação amarela e a influência no humor

O amarelo é uma cor peculiar, não é para qualquer momento, mas quando usado de maneira adequada, vai trazer muitos benefícios.

Trata-se de uma cor de iluminação para o fim de tarde ou início de madrugada, mais indicado para imóveis residenciais.

O amarelo provoca relaxamento natural de nosso corpo e ajuda a nos preparar para o sono, nos deixando livres de luzes brancas e agressivas, que costumamos encontrar em ambientes de trabalho, como numa empresa de confecção de uniformes.

Estudos voltados para metafísica também acreditam que o amarelo é uma iluminação que ajuda em questões de positividade, otimismo e empatia. 

Iluminação branca fluorescente e a influência sobre o humor

As lâmpadas fluorescentes de cor branca estão em diversos locais, desde cozinhas, postes em vias urbanas, até setores industriais e comerciais, como em uma empresa que fabrica toldo articulado

Essa é uma iluminação que de início traz bem-estar e ajuda nas questões de ânimo e produtividade.

Entretanto, com o tempo prolongado de exposição, sobretudo dentro de ambientes comerciais, a luz pode elevar níveis de stress, sobrecarregando tensões que podem diminuir o rendimento e a autoestima. 

Iluminação azul e a influência sobre o humor

O azul não é uma iluminação muito comum, mas pode trazer uma série de benefícios quando ficamos expostos a ele.

Estamos acostumados a encontrar iluminação azul em casas de shows, bares e ambientes mais reservados, exatamente porque é uma iluminação que nos deixa mais relaxados e aumenta o índice de confiança, boa para ter no quarto, por exemplo.

A iluminação azul tem uma tendência natural de realçar a beleza das pessoas, o que consequentemente colabora para melhora da autoestima.

A luz verde e a influência sobre o humor

A luz verde não é algo que estamos muito acostumados, pois não compactua de um padrão na maior parte dos ambientes comerciais e residências do Brasil.

Entretanto, ela é usada em locais que têm vegetação durante a noite, visando realçar a beleza de árvores, plantas e paredes verdes.

Ajuda a elevar índices de bem-estar e deixar o local mais aconchegante e valorizado. Tende a afetar o nosso humor positivamente, desde que seja aplicado de maneira adequada.

Vale ressaltar que tudo que foi mencionado trata-se de estudos que levam também em consideração que cada organismo pode reagir à sua maneira. 

Por isso é indicado começar a notar qual tipo de iluminação você se sente confortável para que sirva de alicerce numa eventual arquitetura residencial.

Esse foi nosso artigo falando sobre como escolher as cores de iluminação e qual a influência delas no humor. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de casa e bem-estar.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Responder