noComentários

Dicas para fazer churrasco em casa – confira

Quer fazer churrasco em casa, veja nossas dicas e aproveite o momento!

Quem gosta de receber pessoas em casa, sabe que um bom churrasco no seu lar é uma tradição brasileira, que diverte a todos. Mas nem todo mundo sabe organizar a casa, o espaço ou mesmo os itens do que vai precisar para fazer o seu churrasco com sucesso. No artigo de hoje, então vamos dar algumas dicas bem úteis para que tudo corra bem. Acompanhe conosco!

Dicas para fazer churrasco em casa

As dicas servem tanto para a organização da casa, quanto em relação ao preparo do seu churrasco:

Não use carne congelada

Não pegue a carne para assar diretamente da geladeira ou do freezer. Espere a peça descongelar ou chegar na temperatura ambiente antes de colocá-la na churrasqueira.

No Brasil, a carne para churrasco mais nobre e requintada é a picanha; com corte macio e suculento, apresenta a característica de uma capa de gordura que brinda a carne de um sabor insubstituível e, portanto, tão desejado. A melhor forma de servir é ao ponto e cortando em fatias finas.

Atenção aos utensílios

Existem no mercado alguns utensílios que podem ajudar bastante a fazer o churrasco em casa, desde a hora de temperar a carne, assá-la na churrasqueira e até servi-la.

Além de boas facas afiadas, para fazer churrasco em casa alguns elementos foram especialmente criados para auxiliar nesse preparo. Uma vasilha de madeira(gamela) é o ideal para temperar a carne e deixá-la descansando enquanto você acende o fogo na churrasqueira. Essa vasilha oval feita de bambu é um objeto usado no churrasco desde suas origens.

Evite grelha elétrica

Se você puder escolher, prefira a clássica churrasqueira a carvão. É que nesse caso a própria fumaça se torna um “ingrediente”, deixando a carne com um sabor defumado cheio de nuances interessantes. A grelha elétrica nem sempre assa tudo por igual, nada como o fogo “de verdade” para deixar a carne no ponto certo.

Preserve os sucos

Assim que retirar a carne da grelha, deixe ela descansar por alguns minutos antes de cortá-la. Este é uma dica para selar os sucos e evitar que a carne perca líquidos e fique ressecada. Dessa forma, na hora de servir, ela estará bem tenra e saborosa.

Como arrumar a bagunça do pós churrasco?

O churrasco foi divertido? Bom, infelizmente a hora da limpeza sobra para o dono da casa, né? Tenha calma. Existem alguns truques que podem ajudar a aliviar o trabalho de deixar tudo limpo e certinho.

Se você quer remover a gordura da grelha, o truque é usar uma cebola. Mais precisamente meia. Antes de usar água ou qualquer outra coisa para limpar a churrasqueira, corte uma cebola no meio e esfregue a parte interna na grelha. A umidade e acidez da cebola vai auxiliar a tirar a gordura e os restos de carne sem problemas.

Outra dica para evitar a sujeira é apagar o carvão do jeito certo. Em vez de jogar água e espalhar fumaça e cinzas por todo lugar, o ideal é utilizar um pouco de areia ou as cinzas do churrasco anterior para diminuir a temperatura do carvão e deixar que ele apague por conta própria. Não guardou as cinzas do último churrasco? Agora você já sabe: guarde dessa vez e tenha uma boa desculpa para começar a planejar o próximo.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que as dicas sejam úteis e que consigam com sucesso fazer um ótimo churrasco em casa, ok? Boa sorte e boa festa!

Por fim já falamos em outro artigo sobre receitas com massa para fazer em casa, leia e aproveite as nossas dicas!

Sugestões e dicas como esta, podem deixar nos comentários

Responder

3 + 5 =