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E-mail marketing: guia completo sobre essa ferramenta

Uma das estratégias mais antigas e eficientes do mercado, o e-mail marketing é um verdadeiro prato cheio para quem busca melhorar seus resultados dentro do seu negócio. Essa é uma ferramenta extremamente completa e funcional. 

Independente de qual segmento você atue, seja com a venda de luminária de emergência, ou com uma marca de roupa própria, o e-mail marketing com certeza é a ferramenta certa para o seu empreendimento. 

Devido a toda essa importância, nós montamos um guia completo, falando sobre seus benefícios, como ele funciona, os principais tipos e porque você deve utilizar o e-mail marketing no seu negócio, então fique de olho e acompanhe o nosso gui para você conhecer melhor sobre ele. 

O que é o e-mail marketing?

Antes de querer se aprofundar no e-mail marketing, é imprescindível saber o que é essa ferramenta, ele é uma estratégia de envio de e-mails para uma lista de contatos pré determinada, com o grande objetivo de estabelecer uma comunicação com cada destinatário. Geralmente o envio é feito através de ferramentas automatizadas.

Essa é considerada uma das principais estratégias do marketing digital, já que você tem uma comunicação muito mais próxima com seu lead, podendo ofertar produtos específicos, apresentar novas tendências da sua empresa, realizar ofertas diferentes, e por aí vai. 

Por que utilizar essa estratégia?

O e-mail marketing é considerado o terceiro canal de marketing mais utilizado pelas empresas,ficando apenas atrás dos sites e das redes sociais, porém para grande parte dos gestores, ele é considerado o mais importante. 

Isso porque, usar o e-mail marketing significa aumentar a conexão e melhorar o relacionamento com seus clientes, claro que vender é fundamental para qualquer negócio, você quer que as pessoas comprem sua sinalização de segurança, porém, para isso acontecer, é preciso estabelecer uma conexão com clientes novos e antigos.

Se a pessoa passou seu e-mail para você, significa que ela queira estabelecer essa conexão, e o e-mail marketing pode fornecer esse contato, você consegue falar sobre as novidades de sua empresa, benefícios, produtos, ofertas, tendências e por aí vai. Além disso, você pode obter respostas e ter um contato em uma linha direta com seu lead. 

Quais benefícios você ganha com ele?

O primeiro benefício que podemos destacar dessa estratégia, é justamente o seu custo considerado reduzido, você não precisa de muito para começar a colocar em prática o e-mail marketing, apenas uma lista de leads e um programa eficiente de automação. Dependendo da campanha, seu ROI pode chegar até a 4400%, ou seja, 1 real investido para um retorno de 44 reais, um custo benefício interessante, não?

O segundo ponto é a troca de informações e o conhecimento aprofundado de seu usuário, através dessa estratégia você consegue saber mais sobre o comportamento do seu cliente, receber novas informações e fornecer um contato frequentes. 

Através dele, você também pode personalizar suas mensagens de forma mais direta, com o nome da pessoa, e algumas informações relevantes sobre ela, isso gera uma relação mais pessoal, e faz com que o usuário ganhe mais confiança no seu trabalho. 

Por fim, suas vendas aumentam consideravelmente com o e-mail marketing, isso porque, você envia suas ofertas e produtos para o público certo. Você pode separar uma lista de leads em cada etapa do processo, como clientes antigos, novos, ou aqueles que consomem mais determinados tipos de produto, como os que preferem tinta térmica do que a tradicional. 

Isso faz com que sua mensagem seja muito mais direcionada e assertiva, alcançando a pessoa que você queria alcançar, aumentando consideravelmente, a chance de dar certo a sua estratégia. 

Existem tipos de e-mail marketing? Quais são?

A resposta para essa pergunta é sim, existem vários tipos de e-mail marketing, a Newsletter, por exemplo, pode ser considerada um desses. Essa é uma ferramenta que funciona como um boletim informativo, ou seja, a empresa notifica sobre eventos, lançamento de produtos, mudança nos serviços, e etc, sendo extremamente útil para criar um vínculo e aproximar o cliente com seu negócio. 

Também temos o e-mail promocional, provavelmente o mais famoso, indica que você faça uma oferta direta para as pessoas, com alguns descontos e promoções especiais. Também temos o e-mail sazonal, esse é feito apenas em situações e datas específicas, como Natal, Dia das mães, aniversário da empresa e etc. 

Conclusão

O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente eficaz para qualquer negócio, ele possui diversos benefícios e funcionalidades diferentes, então se você quer melhorar os resultados do seu negócio, essa estratégia é sem dúvidas uma das mais efetivas. 

Gostou do nosso artigo? Vai usar o e-mail marketing na sua empresa? Não esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos. Até a próxima.

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