noComentários

Imóveis Herdados: Como comprar e vender?

Seja para quem compra ou para quem vende, existem sempre dúvidas acerca dos processos, já que imóveis herdados, que podem ser tanto residenciais quanto comerciais, como, por exemplo, um galpão de uma fabricante de motores elétricos industriais, são permeados de procedimentos legais.

Esses processos jurídicos são essenciais para que a venda ou aquisição seja feita com segurança para ambas partes, ou seja, evitar totalmente qualquer tipo de prejuízo que possa afetar a transação, seja em termos legais ou até mesmo econômicos. E quais são eles? A seguir conheça os principais relacionados. Boa leitura!

Sucessão hereditária

Obter o direito sucessório é uma das formas do herdeiro prosseguir com os trâmites de venda da propriedade. A sucessão de um imóvel acontece praticamente da mesma maneira de uma empresa.

Ou seja, se, por exemplo, o dono de uma organização especializada em equipamentos industriais do tipo compressor de ar pistão, faleceu e não tem acionistas, apenas filhos, a propriedade da empresa passa para herdeiros legítimos.

O mesmo acontece com o imóvel, ele passa para os herdeiros, que geralmente são familiares do proprietário falecido, como filhos, esposa e marido de forma automática, em outras palavras, de maneira imediata.

Inventário

Mesmo que o proprietário faleça e seus herdeiros tenham a sucessão hereditária imediata, é preciso realizar o inventário. O inventário é um levantamento de todos os bens que o falecido tenha deixado aos seus sucessores. 

Isso também é comum no caso de empresas dos mais variados segmentos, como as que lidam com tratamentos de efluentes, que levantam todos os seus equipamentos internos e externos usados, como um filtro de prensa, um dos produtos aplicados nos procedimentos.

O processo de inventário, assim como acontece nas organizações, permite uma visão ampla em termos legais do patrimônio, porém, na situação de imóveis, é longo. Mas há formas de vender e comprar sem que o inventário esteja pronto. Confira quais são a seguir.

Cessão de direitos e alvará judicial

A cessão de direito possibilita obter a escritura pública, instrumento que permite viabilizar o processo de venda, contudo, somente formaliza, pois há necessidade de ter a finalização do inventário para concretização da transferência.

Outro instrumento que permite a compra e venda de imóveis herdados é o alvará judicial, que mesmo sem o inventário pronto, concede a autorização da negociação entre proprietário e comprador.

Qual a forma mais eficiente e segura de comprar e vender imóveis herdados?

A maneira mais segura e eficaz de comprar e vender imóveis herdados, é contratar um advogado especializado, que entre outros processos, irá:

  • Analisar as documentações necessárias;
  • Avaliar os riscos de venda e aquisição;
  • Dar celeridade aos trâmites processuais;
  • Cuidar de todos os pagamentos devidos.

É também medida de segurança e mais eficiência em trâmites de venda e aquisição deste tipo de imóvel contar com imobiliárias, especializadas nos procedimentos, uma vez que possuem profissionais que dão respaldo jurídico e também agentes que intermediam cada etapa das negociações.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a venda e compra de imóveis herdados? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Responder