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Marketing B2B: descubra como usar essa estratégia a favor da sua indústria

O marketing é uma ferramenta imprescindível dentro de qualquer área nos dias de hoje, desde uma empresa que trabalha com cabine primária, até mesmo uma autoescola, qualquer negócio precisa gerar uma conexão com o público e mostrar seus produtos e serviços de maneira efetiva. 

E é claro que isso também se aplica no setor industrial, porém de uma maneira diferente. Geralmente, quem trabalha dentro de uma indústria costuma ter clientes jurídicos, ou seja, a negociação, vendas e toda transação, ocorre de uma maneira diferente do convencional, realizando a jornada no estilo B2B (Business to Business).

Sendo assim, o marketing utilizado no setor industrial também é voltado para o B2B, possuindo estratégias e finalidades um pouco diferentes das ocasionais. Quer descobrir como usar essa estratégia a favor da sua indústria? Então fique de olho no nosso texto e confira todos os detalhes, bora descobrir? Tenha uma ótima leitura. 

O que é o marketing B2B?

Antes de falarmos como você pode usar essa estratégia dentro da sua indústria é importante entendermos o que afinal significa o marketing B2B,ou marketing industrial, como já citamos acima, o B2B representa o Business to Business, ou em uma tradução para o português empresa para empresa. 

O conceito de marketing é igual ao convencional: atuar na promoção de determinada oferta para atrair e reter clientes, sua grande diferença é realmente para quem o marketing é direcionado, a abordagem é feita para companhias ao invés do tradicional cliente final. 

É preciso entender as nuances desse mercado, como por exemplo, a necessidade de uma construção de relação mais sólida e duradoura do que no B2C, além é claro, de apresentar um plano de vendas diferente, mostrando como aquele consumidor pode lucrar com sua envasadora de liquidos de maneira segura. 

Agora que você já entendeu melhor o que significa o marketing B2B, que tal saber como usar essa estratégia a favor da sua indústria? Bora conferir!

Use Inbound Marketing

No mercado B2B é preciso sempre focar na construção de uma relação sólida e duradoura, além é claro, de buscar mais sobre seu conhecimento e autoridade dentro do mercado de atuação, então para transmitir essa mensagem, não existe nada melhor do que a utilização do inbound marketing.

Com ele, você consegue produzir conteúdos especializados e informativos para seu público, fazendo com que eles conheçam mais sobre sua área, seu negócio, e gerando uma certa autoridade, crucial quando falamos de B2B. 

Esteja ativo nas redes sociais e no seu site

A maioria de seus clientes acessam as redes sociais ao menos uma vez por dia, e elas são uma ótima ferramenta para você chamar a atenção e mostrar mais sobre seus serviços. O Linkedin é uma ótima plataforma para o marketing B2B, dando dicas, postando conteúdos e gerando engajamento sobre tudo que ocorre dentro da sua indústria.

Além das redes sociais, é extremamente importante que você tenha um site próprio, através dele, você pode disponibilizar informações de contato, mostrar melhor sobre sua indústria, e apresentar para seus clientes, como funciona o seu trabalho e informações mais institucionais. 

Aperfeiçoe seu trade marketing

Uma ótima estratégia do marketing B2B que cai como uma luva no setor industrial é o trade marketing, essa ação se baseia na apresentação e colocação de produtos estratégicos nos Pontos de Vendas, como amostras grátis e degustações. 

Isso faz com que o consumidor se sinta mais atento a levar o produto, e até mesmo, o varejista veja um bom lucro em cima do que você oferece, querendo comprar cada vez mais seu display de acrílico

Pesquisas apontam que 70% dos consumidores só tomam a decisão de compra quando estão no PDV, enquanto 50% realiza uma compra de forma impulsiva, esses dados só refletem que, estar presente de forma física também é uma ótima ferramenta de fazer com que sua indústria se destaque. 

O que achou sobre o texto de hoje? Curtiu? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

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