noComentários

O que é sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade ambiental se tornou um dos conceitos mais discutidos quando lidamos com mudanças climáticas e suas vertentes. E isso pode ter um impacto significativo no futuro da humanidade. Ou seja, é tão fundamental para nós quanto um blister embalagem é para o setor farmacêutico.

No entanto, muitas pessoas não sabem o que é ou quais as práticas devem ser tomadas, tanto como indivíduos quanto como empresa. Para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!

O que é sustentabilidade ambiental e por que ela é importante?

A definição de sustentabilidade ambiental equivale àquela sobre o desenvolvimento ambientalmente sustentável, ou seja, deve haver uma relação equilibrada entre os recursos naturais disponíveis e seu consumo. Sendo assim, podemos listar que:

  • Para recursos renováveis, a taxa de colheita não deve exceder a taxa de regeneração. Isso é conhecido como “rendimento sustentável”;
  • Para recursos não renováveis, como combustíveis fósseis, não podemos exceder a taxa de recuperação;
  • Para a poluição, as taxas de geração de resíduos não devem exceder a capacidade do meio ambiente de assimilá-los. Isso é conhecido como “descarte sustentável de resíduos”.

Questões de Sustentabilidade Ambiental

Não iremos conseguir alcançar a sustentabilidade ambiental e econômica sem passar por desafios. Há uma série de questões em torno desse delicado equilíbrio. Mas, se sua empresa aderiu a este conceito, terá em mãos uma espécie de martelete demolidor de concorrência. 

A maioria dos especialistas fala sobre os três pilares da sustentabilidade como meio de alcançá-la e mantê-la. 

  • Proteção ambiental: conservação de ecossistemas, qualidade do ar e integridade de nossos recursos para proporcionar um ambiente limpo e saudável;
  • Desenvolvimento econômico: proporciona um nível satisfatório de bem-estar, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de desfrutar as mesmas coisas;
  • Desenvolvimento social: proporciona acesso a recursos básicos, para garantir um alto nível de realização social, incluindo o fim da pobreza e da fome. E, além disso, Educação, saúde, saneamento básico e qualidade de água padronizados para todos.

Quando os três pilares são sólidos, as necessidades do planeta, como um todo, estão sendo atendidas de forma a garantir a sobrevivência da raça humana e dos demais seres vivos. 

Como Praticar a Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade ambiental não é uma meta impossível. Basta nos unirmos como indivíduos e empresas! 

Alguns exemplos de sustentabilidade ambiental que podem ser colocados em prática hoje incluem a proteção de recursos renováveis, o apoio e promoção da agricultura sustentável, plantando hortas para cultivar o que você come e comprando de agricultores e produtores locais para apoiar o reflorestamento e outros projetos regenerativos. 

E não para por aí! Com isso, também evita o consumo de combustíveis fósseis por meio de alternativas de energia renovável, limita a poluição através da compostagem e apoia iniciativas de ar limpo e água.

Portanto, seja você gestor de uma empresa de racks para servidor ou um cidadão comum,  vale a pena colocar isso em prática para que todos nós tenhamos a possibilidade de viver dignamente.

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Responder