noComentários

Superfícies de madeira: limpeza e cuidados

Conheça cuidados e instruções para limpar adequadamente móveis, pisos, portas e janelas de madeira

Para quem busca ter uma casa mais aconchegante, nada como apostar em uma decoração com itens de madeira. Sua presença no piso, móveis, portas e janelas dá um toque especial para qualquer casa. No entanto, a madeira exige cuidados especiais para ser preservada e contar com maior durabilidade.

O uso da tinta para madeira é uma maneira de deixá-la mais brilhosa e preservada, mas a chave da preservação está na hora de limpar e higienizar as superfícies. Conheça dicas valiosas de como fazer isso no texto abaixo.

Piso

Além de ser muito bonito, é bem simples fazer a limpeza de pisos de madeira. Primeiro, é preciso remover a poeira utilizando ou um aspirador de pó, ou uma vassoura de cerdas macias. Depois, deve-se utilizar um produto específico para limpeza dessa natureza, misturando a quantidade indicada com água. Depois, embeba um pano na solução, torça bem e passe por todo o piso.

Feita a limpeza, é importante não esquecer de secar bem para que não haja danos ao revestimento. Para isso, utilize um pano seco e macio para retirar o excesso de umidade. Você também pode utilizar um ventilador para ajudar o piso a secar mais rapidamente.

Móveis

Felizmente, a limpeza de móveis de madeira não é complicada de ser feita, mas exige alguns cuidados especiais para preservar o material. Para retirar a poeira, deve-se começar utilizando um pano seco, limpo e macio, como os de microfibra. Ele pode ser levemente umedecido, mas é importante que seja de fato com pouca água, já que o excesso dela pode manchar e estragar a madeira.

Após essa limpeza, seque a superfície com outro pano limpo, macio e seco, retirando assim qualquer umidade restante. Para alcançar os cantinhos, que podem ser difíceis de limpar com o pano, pode-se usar um pincel limpo, um espanador ou até um aspirador de pó.

Para proteger a madeira, é possível utilizar óleo de amêndoas. Misture cerca de 10 ml dele com 10 ml de água fria e use um pano de algodão para passar a mistura pelo móvel, deixando-a secar naturalmente. Isso fará com que o móvel continue brilhoso e protegido. Mas esse óleo deve ser utilizado em madeira escura! Nas madeiras claras, que podem ser manchadas com ele, deve-se aplicar cera incolor com silicone

Mesa

No caso da mesa de madeira, a melhor recomendação é que a limpeza seja frequente para evitar que surjam manchas permanentes. Para isso, é recomendado criar o hábito de usar um pano com um pouco de água e detergente neutro e utilizá-lo a cada vez que a mesa for usada, utilizando um pano seco para secar bem a superfície em sequência.

Aquelas infames manchas causadas por copo podem ser removidas a partir do uso de uma solução de duas partes iguais de água e bicarbonato de sódio, aplicando-a sob a mancha. Esfregue com cuidado e enxágue com uma esponja úmida ou um pano. Assim como nos móveis, a proteção é feita com óleos de amêndoas ou linhaça, responsáveis por atuar como uma película protetora natural ou dar um brilho extra à superfície.

Portas e janelas

A limpeza de portas e janelas pode acontecer de forma mais periódica, mas não deve ser negligenciada — na média, isso deve ocorrer uma vez na semana para impedir o acúmulo de sujeira. Para retirar a poeira e teias de aranha, use um espanador ou aspirador de pó. Você também pode preparar uma solução de água morna com detergente neutro e mergulhar uma esponja para limpar, desde que não use o lado abrasivo para evitar riscos e manchas.

Ao final, use um pano úmido para retirar o excesso de espuma. Em seguida, seque bem a superfície utilizando uma toalha ou até mesmo ligue um ventilador na direção da porta, ou janela, ajudando a secar.

No caso das janelas, use um pano seco e macio para remover a poeira. Na parte externa, pode-se utilizar um pano um pouco úmido, já que essa parte acumula mais sujeira. Já para a parte interna, o pano seco deve ser o suficiente. Os cantos em que o pano não alcança podem ser limpos com um pincel limpo ou escova de dentes velha. No final, pode-se utilizar algum produto apropriado para hidratar e dar brilho.

Responder

84 + = 88